WhatsApp anuncia serviço de pagamentos entre pessoas físicas no Brasil
O serviço de pagamentos no WhatsApp chega ao Brasil a partir de hoje permitindo que usuários do aplicativo transfiram dinheiro para outras pessoas, como amigos ou familiares, sem taxas e com a mesma facilidade que enviam uma foto para seus contatos. O serviço de pagamentos será disponibilizado gradualmente nas próximas semanas em todo o país, e os pagamentos para empresas serão ativados no futuro após aprovação.
“Estamos animados com a disponibilização desse serviço. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro de maneira segura não poderia ser mais importante neste momento, já que não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também as ajuda a se manterem conectadas com entes queridos, expande o acesso a serviços financeiros e possibilita que mais pessoas participem da economia digital”, afirma Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp.
Funcionalidade permite a transferência de dinheiro para familiares e amigos por meio do aplicativo
Após colaboração com o Banco Central, com o objetivo comum de reduzir custos para as pessoas, o Facebook Pagamentos do Brasil Ltda recebeu a aprovação para tornar-se um iniciador de pagamentos para transferências entre pessoas físicas. A companhia continua trabalhando junto ao Banco Central para disponibilizar pagamentos para empresas.
Inicialmente, o serviço será habilitado para usuários do aplicativo com cartões de débito, pré-pago ou combo do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard. Operado pela Cielo, o modelo segue aberto para outras empresas interessadas em se tornarem parceiras.
Confira no vídeo como é fácil.
Os pagamentos no WhatsApp são habilitados pelo Facebook Pay, uma forma simples e segura de efetuar pagamentos nos aplicativos do Facebook. As transferências e pagamentos são protegidos por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis.
Como funciona
As transferências entre pessoas físicas podem ser feitas com cartões de débito, pré-pagos ou combo participantes (mas não com cartões de crédito). Para começar a usar, as pessoas podem adicionar seu cartão de um banco parceiro, escolher uma pessoa para enviar o dinheiro e clicar para adicionar a transação. O destinatário verá o pagamento direto na conversa com o remetente.
Alguns limites foram estabelecidos a respeito das quantias que podem ser enviadas por vez e da quantidade de transações que podem ser realizadas em um determinado período de tempo. As pessoas podem enviar até R$ 1.000,00 por transação e receber 20 transações por dia, com um limite de R$ 5.000,00 por mês (os bancos parceiros podem estabelecer um limite menor para transações).
Para enviar e receber pagamentos no WhatsApp, as pessoas precisam ter um número de telefone do Brasil. Somente transações dentro do país e em moeda local são autorizadas. Nenhuma taxa será cobrada.
O serviço será habilitado de forma gradual para usuários do WhatsApp no Brasil, e as pessoas com a função já ativada poderão convidar amigos e familiares em todo o país para utilizar os pagamentos no WhatsApp também. Uma conta habilita o serviço de outras automaticamente ao enviar uma transferência de qualquer valor. A partir daí, este contato já terá o serviço automaticamente habilitado. Os bancos parceiros também podem convidar seus clientes para se inscrever e usar os pagamentos no WhatsApp.
Para mais informações, acesse www.whatsapp.com/payments/br. Você também pode conferir mais detalhes nos vídeos Como configurar o serviço de pagamentos no WhatsApp e Como enviar dinheiro no WhatsApp. Para recursos adicionais como capturas de tela, banco de imagens de vídeo clique aqui.
Nossos parceiros
Edson Costa, diretor de meios de pagamento e serviços do Banco do Brasil
“Inovar com foco na experiência do cliente é nossa prioridade. Os clientes do Banco do Brasil já podiam utilizar o WhatsApp para realizar várias transações bancárias. O próximo passo era oferecer uma solução de envio e recebimento de dinheiro pelo próprio aplicativo. Com o cadastro do Ourocard Visa no Facebook Pay, os clientes poderão fazer transferências diretamente na conversa no WhatsApp. Essa solução, além de cômoda e prática, é muito segura.”
Banco Inter
Ray Chalub, COO do Banco Inter
“O objetivo do Inter é simplificar todos os aspectos da vida diária, onde os pagamentos desempenham um papel importante. Acreditamos em maneiras fáceis e seguras de fornecer soluções de pagamentos para nossos clientes e usar o WhatsApp para fazer isso é uma ótima experiência do usuário.”
Bradesco
Marcos Valério Tescarolo, Diretor do Bradesco Cartões
“O Bradesco busca sempre oferecer soluções seguras, inovadoras e que tragam facilidade pensando no cliente no centro de tudo para o banco. O serviço de Pagamentos no Whatsapp, tão presente no dia a dia dos brasileiros, reforça ainda mais este compromisso e acelera o processo de digitalização democrática dos meios de pagamento no qual o Bradesco está presente. Agora os clientes têm mais uma opção para transferir dinheiro para seus amigos e familiares.”
Cielo
Paulo Caffarelli, presidente da Cielo
“Os brasileiros, já tão acostumados a utilizar o WhatsApp para trocar mensagens, terão no aplicativo uma ferramenta rápida, simples e segura para realizar transferências. Temos certeza de que o recurso de pagamentos no WhatsApp contribuirá para a inclusão financeira de milhões de pessoas e para o aumento da formalização da nossa economia. É motivo de orgulho fazer parte deste momento histórico.”
Itaú
Rubens Fogli, diretor do Itaú Unibanco
“O mundo digital pede novas soluções, e o cliente Itaú também. A parceria com o WhatsApp complementa nossas opções de pagamentos digitais, em um dos canais com maior frequência de uso dos nossos clientes, e fortalece nosso compromisso em inovar e entregar o que há de mais atual no mercado de meios de pagamento, com conveniência e segurança.”
Mastercard
João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul
“Essa parceria com o Facebook mostra nossa capacidade de revolucionar as opções de envio e recebimento de dinheiro no Brasil, mantendo as necessidades de nossos clientes no centro de nossa estratégia de negócios. Até 2030, 55% dos brasileiros esperam que todas as transações financeiras sejam realizadas em tempo real, ou seja, instantaneamente. Para que isso seja possível, seguiremos trabalhando no desenvolvimento de soluções interoperáveis, e de padrões focados na eficiência e na experiência do usuário.”
Mercado pago
Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil
“Temos o prazer de estar entre as primeiras fintechs do País a fazer parte do projeto de pagamentos do WhatsApp, unindo forças para democratizar o acesso ao dinheiro entre os brasileiros. No nosso negócio, o cliente está no centro das decisões e, por isso, reforçamos mais uma vez nosso compromisso de promover plataformas de pagamento com alto poder de inclusão financeira e digital. Nossos clientes terão ainda toda a facilidade e a segurança de enviar e receber dinheiro a partir de uma conta gratuita e completa como a do Mercado Pago.”
Next
Renato Ejnisman, CEO do next
“O surgimento de novas formas de pagamentos adaptadas à economia digital é um movimento relevante nas experiências financeiras integradas às rotinas dos clientes. No next buscamos continuamente levarmos aos nossos clientes as mais modernas e sofisticadas soluções.”
Nubank
Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank
“O Nubank sempre acreditou que era possível reinventar o mercado financeiro por meio da tecnologia, tornando a vida financeira de todos mais simples e prática. Com esta parceria, nossa revolução agora chega também ao WhatsApp. Nossos clientes poderão fazer pagamentos com a mesma facilidade com que conversam com os amigos e sem pagar nada a mais por isso. Estamos felizes em dar mais esse passo para promover acesso a serviços financeiros digitais descomplicados para todos os brasileiros.”
Sicredi
Gisele Rodrigues, superintendente de Soluções de Meios de Pagamento do Sicredi
“Fazer parte deste projeto é algo que vai ao encontro da nossa premissa de proporcionar conveniência aos nossos associados por meio de inovações que facilitem as suas rotinas e estamos muito felizes de disponibilizar essa solução a eles.”
Visa
Fernando Teles, Country Manager da Visa do Brasil
“O WhatsApp é um app que está no bolso de todo mundo e enxergamos, nessa solução, uma excelente oportunidade de inclusão dos brasileiros no ecossistema de pagamentos digitais, simplificando suas vidas. Ouvimos dos consumidores que segurança é um ponto importante quando pensam em enviar pagamentos pelo app. Esse é um atributo que também valorizamos e trazemos para essa solução por meio das tecnologias da Visa de tokenização e de transferência rápida.”