Home Apps Pagamentos no WhatsApp um novo serviço do aplicativo

Pagamentos no WhatsApp um novo serviço do aplicativo

por Paulo Fernandes Maciel

WhatsApp anuncia serviço de pagamentos entre pessoas físicas no Brasil

O serviço de pagamentos no WhatsApp chega ao Brasil a partir de hoje permitindo que usuários do aplicativo transfiram dinheiro para outras pessoas, como amigos ou familiares, sem taxas e com a mesma facilidade que enviam uma foto para seus contatos. O serviço de pagamentos será disponibilizado gradualmente nas próximas semanas em todo o país, e os pagamentos para empresas serão ativados no futuro após aprovação.

“Estamos animados com a disponibilização desse serviço. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro de maneira segura não poderia ser mais importante neste momento, já que não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também as ajuda a se manterem conectadas com entes queridos, expande o acesso a serviços financeiros e possibilita que mais pessoas participem da economia digital”, afirma Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp.

Funcionalidade permite a transferência de dinheiro para familiares e amigos por meio do aplicativo

Após colaboração com o Banco Central, com o objetivo comum de reduzir custos para as pessoas, o Facebook Pagamentos do Brasil Ltda recebeu a aprovação para tornar-se um iniciador de pagamentos para transferências entre pessoas físicas. A companhia continua trabalhando junto ao Banco Central para disponibilizar pagamentos para empresas.

Inicialmente, o serviço será habilitado para usuários do aplicativo com cartões de débito, pré-pago ou combo do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard. Operado pela Cielo, o modelo segue aberto para outras empresas interessadas em se tornarem parceiras.

Confira no vídeo como é fácil.

Os pagamentos no WhatsApp são habilitados pelo Facebook Pay, uma forma simples e segura de efetuar pagamentos nos aplicativos do Facebook. As transferências e pagamentos são protegidos por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis.

Como funciona

As transferências entre pessoas físicas podem ser feitas com cartões de débito, pré-pagos ou combo participantes (mas não com cartões de crédito). Para começar a usar, as pessoas podem adicionar seu cartão de um banco parceiro, escolher uma pessoa para enviar o dinheiro e clicar para adicionar a transação. O destinatário verá o pagamento direto na conversa com o remetente.

Alguns limites foram estabelecidos a respeito das quantias que podem ser enviadas por vez e da quantidade de transações que podem ser realizadas em um determinado período de tempo. As pessoas podem enviar até R$ 1.000,00 por transação e receber 20 transações por dia, com um limite de R$ 5.000,00 por mês (os bancos parceiros podem estabelecer um limite menor para transações).

Para enviar e receber pagamentos no WhatsApp, as pessoas precisam ter um número de telefone do Brasil. Somente transações dentro do país e em moeda local são autorizadas. Nenhuma taxa será cobrada.

O serviço será habilitado de forma gradual para usuários do WhatsApp no Brasil, e as pessoas com a função já ativada poderão convidar amigos e familiares em todo o país para utilizar os pagamentos no WhatsApp também. Uma conta habilita o serviço de outras automaticamente ao enviar uma transferência de qualquer valor. A partir daí, este contato já terá o serviço automaticamente habilitado. Os bancos parceiros também podem convidar seus clientes para se inscrever e usar os pagamentos no WhatsApp.

Para mais informações, acesse www.whatsapp.com/payments/br. Você também pode conferir mais detalhes nos vídeos Como configurar o serviço de pagamentos no WhatsApp  e Como enviar dinheiro no WhatsApp. Para recursos adicionais como capturas de tela, banco de imagens de vídeo clique aqui.

pagamentos no WhatsApp

Nossos parceiros

Edson Costa, diretor de meios de pagamento e serviços do Banco do Brasil
“Inovar com foco na experiência do cliente é nossa prioridade. Os clientes do Banco do Brasil já podiam utilizar o WhatsApp para realizar várias transações bancárias. O próximo passo era oferecer uma solução de envio e recebimento de dinheiro pelo próprio aplicativo. Com o cadastro do Ourocard Visa no Facebook Pay, os clientes poderão fazer transferências diretamente na conversa no WhatsApp. Essa solução, além de cômoda e prática, é muito segura.”

Banco Inter

Ray Chalub, COO do Banco Inter
“O objetivo do Inter é simplificar todos os aspectos da vida diária, onde os pagamentos desempenham um papel importante. Acreditamos em maneiras fáceis e seguras de fornecer soluções de pagamentos para nossos clientes e usar o WhatsApp para fazer isso é uma ótima experiência do usuário.”

Bradesco

Marcos Valério Tescarolo, Diretor do Bradesco Cartões
“O Bradesco busca sempre oferecer soluções seguras, inovadoras e que tragam facilidade pensando no cliente no centro de tudo para o banco. O serviço de Pagamentos no Whatsapp, tão presente no dia a dia dos brasileiros, reforça ainda mais este compromisso e acelera o processo de digitalização democrática dos meios de pagamento no qual o Bradesco está presente. Agora os clientes têm mais uma opção para transferir dinheiro para seus amigos e familiares.”

Cielo

Paulo Caffarelli, presidente da Cielo
“Os brasileiros, já tão acostumados a utilizar o WhatsApp para trocar mensagens, terão no aplicativo uma ferramenta rápida, simples e segura para realizar transferências. Temos certeza de que o recurso de pagamentos no WhatsApp contribuirá para a inclusão financeira de milhões de pessoas e para o aumento da formalização da nossa economia. É motivo de orgulho fazer parte deste momento histórico.”

Itaú

Rubens Fogli, diretor do Itaú Unibanco
“O mundo digital pede novas soluções, e o cliente Itaú também. A parceria com o WhatsApp complementa nossas opções de pagamentos digitais, em um dos canais com maior frequência de uso dos nossos clientes, e fortalece nosso compromisso em inovar e entregar o que há de mais atual no mercado de meios de pagamento, com conveniência e segurança.”

Mastercard

João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul
“Essa parceria com o Facebook mostra nossa capacidade de revolucionar as opções de envio e recebimento de dinheiro no Brasil, mantendo as necessidades de nossos clientes no centro de nossa estratégia de negócios. Até 2030, 55% dos brasileiros esperam que todas as transações financeiras sejam realizadas em tempo real, ou seja, instantaneamente. Para que isso seja possível, seguiremos trabalhando no desenvolvimento de soluções interoperáveis, e de padrões focados na eficiência e na experiência do usuário.”

Mercado pago

Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil
“Temos o prazer de estar entre as primeiras fintechs do País a fazer parte do projeto de pagamentos do WhatsApp, unindo forças para democratizar o acesso ao dinheiro entre os brasileiros. No nosso negócio, o cliente está no centro das decisões e, por isso, reforçamos mais uma vez nosso compromisso de promover plataformas de pagamento com alto poder de inclusão financeira e digital. Nossos clientes terão ainda toda a facilidade e a segurança de enviar e receber dinheiro a partir de uma conta gratuita e completa como a do Mercado Pago.”

Next

Renato Ejnisman, CEO do next
“O surgimento de novas formas de pagamentos adaptadas à economia digital é um movimento relevante nas experiências financeiras integradas às rotinas dos clientes. No next buscamos continuamente levarmos aos nossos clientes as mais modernas e sofisticadas soluções.”

Nubank

Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank
“O Nubank sempre acreditou que era possível reinventar o mercado financeiro por meio da tecnologia, tornando a vida financeira de todos mais simples e prática. Com esta parceria, nossa revolução agora chega também ao WhatsApp. Nossos clientes poderão fazer pagamentos com a mesma facilidade com que conversam com os amigos e sem pagar nada a mais por isso. Estamos felizes em dar mais esse passo para promover acesso a serviços financeiros digitais descomplicados para todos os brasileiros.”

Sicredi

Gisele Rodrigues, superintendente de Soluções de Meios de Pagamento do Sicredi
“Fazer parte deste projeto é algo que vai ao encontro da nossa premissa de proporcionar conveniência aos nossos associados por meio de inovações que facilitem as suas rotinas e estamos muito felizes de disponibilizar essa solução a eles.”

Visa

Fernando Teles, Country Manager da Visa do Brasil
“O WhatsApp é um app que está no bolso de todo mundo e enxergamos, nessa solução, uma excelente oportunidade de inclusão dos brasileiros no ecossistema de pagamentos digitais, simplificando suas vidas. Ouvimos dos consumidores que segurança é um ponto importante quando pensam em enviar pagamentos pelo app. Esse é um atributo que também valorizamos e trazemos para essa solução por meio das tecnologias da Visa de tokenização e de transferência rápida.”

Você também pode gostar

Deixe um Comentário