Home Apps Pagamento por aproximação exige medidas de prevenção

Pagamento por aproximação exige medidas de prevenção

por Paulo Fernandes Maciel

Pagamento por aproximação exige medidas de prevenção contra operações fraudulentas

Considerada uma das mais seguras tecnologias, o pagamento por aproximação não é totalmente imune a ataques de cibercriminosos, que estão sempre a evoluir as técnicas em busca de roubar dados e dinheiro das contas, alerta a ESET, líder em detecção proativa de ameaças.

O pagamento por aproximação utiliza a tecnologia Near Field Communication (NFC), que permite a transmissão sem fio de informações entre dispositivos próximos e apresenta distintas possibilidades de aplicação, como controle de acesso a locais, compartilhamento de informações, passagem no transporte público, etiquetas inteligentes para gestão da logística de produtos, autenticação e segurança e interação com dispositivos de IoT (internet das coisas).

Pagamento por aproximação

Há distintas formas de vulnerabilizar a NFC e seus dados, desde o uso de malwares até a perda ou roubo do próprio dispositivo com a tecnologia, cuja segurança no Pagamento por aproximação depende de seis passos que a ESET destaca

Como acontece com qualquer tecnologia, a NFC traz consigo alguns riscos potenciais, como o malware de NFC, que pode ser hospedado em tags de NFC e transferido para dispositivos vulneráveis. Também dá espaço ao NFC Sniffing, em que os invasores podem usar dispositivos especiais para interceptar comunicações NFC. Outro perigo é o desvio de dados, sob uma eventual perda ou até mesmo roubo de um dispositivo de NFC.

“A NFC é uma tecnologia versátil e segura que oferece uma ampla gama de possibilidades. Ao estar ciente dos riscos potenciais e tomar as precauções corretas, você pode aproveitar ao máximo os benefícios da NFC”, conclui Fabiana Ramirez, pesquisadora de Segurança de TI da ESET América Latina.

Para proteger o dispositivo em pagamentos por aproximação, são necessários seis passos, indica Fabiana:

  1. Baixe aplicativos NFC de fontes confiáveis
  2. Mantenha o software dos dispositivos atualizado
  3. Use senhas fortes para proteger os dispositivos NFC
  4. Fique atento a atividades incomuns em dispositivos NFC
  5. Evite tocar em tags NFC desconhecidas
  6. Tenha sempre uma solução de segurança instalada e atualizada. Assim, é possível detectar e barrar a ação de ciberdelinquentes
    Para saber mais sobre segurança de computadores, visite o portal de notícias da ESET: Link

Confira também o Secure Connection, podcast da ESET para saber o que está acontecendo no mundo da segurança digital.

Para ouvir, acesse: Link

Sobre a ESET


A ESET® oferece segurança digital de ponta para prevenir ataques antes que eles aconteçam. Ao combinar o poder da IA e da experiência humana, a ESET® permanece à frente das ameaças cibernéticas conhecidas e emergentes, protegendo empresas, infraestruturas críticas e indivíduos. Quer se trate de proteção de endpoint, nuvem ou dispositivos móveis, suas soluções e serviços nativos de IA e baseados em nuvem são altamente eficazes e fáceis de usar. A tecnologia ESET inclui detecção e resposta fortes, criptografia ultra segura e autenticação multifator. Com defesa em tempo real 24 horas por dia, 7 dias por semana e forte suporte local, mantém os usuários seguros e os negócios funcionando ininterruptamente. Um cenário digital em constante evolução exige uma abordagem progressiva à segurança: a ESET® está comprometida com pesquisas de classe mundial e inteligência poderosa sobre ameaças, apoiada por centros de P&D e uma forte rede global de parceiros.

Para mais informações, visite https://www.eset.com/br/ ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações