O uso de aplicativos como O Lingokids para aprender inglês é 71% mais estimulante do que o ensino tradicional
O Lingokids, uma plataforma digital de aprendizado de inglês para crianças de 2 a 8 anos, realizou uma pesquisa onde participaram crianças menores de 5 anos, para entender suas preferências entre ferramentas digitais e métodos tradicionais no ensino desse idioma.
A principal conclusão mostra que o uso de aplicativos é 71% mais estimulante no aprendizado de uma segunda língua.
Os resultados indicam que os aplicativos são mais eficazes no aprendizado, pois afetam diretamente o desempenho e ajudam o conhecimento a ser adquirido mais facilmente.
Leia também:
Tecnologia Google na rede pública chega a Barueri
Chromebooks do projeto Google For Education no colégio PM
Repetição, motivação e autonomia são alguns dos principais fatores de aprendizado em tenra idade.
Da mesma forma, a análise realizada mostra que os fatores que promovem o sucesso no aprendizado dessa língua são:
A repetição, a existência de diversos contextos, a motivação e o sentimento de autonomia.
“A importância da motivação na aprendizagem de uma língua estrangeira é incontestável, como evidenciado por diferentes estudos, por exemplo o realizado por Kolb e Kolb em 2010, que mostra uma clara correlação entre motivação e sucesso.
A motivação afeta diretamente o desempenho e ajuda a adquirir conhecimento mais rápido e mais fácil.
Mostramos que as crianças que aprendem com o uso de aplicativos como o Lingokids são mais motivadas do que aquelas que usam apenas os métodos tradicionais”.
Disse Cristóbal Viedma, CEO e co-fundador do Lingokids.
É a conclusão que chegou uma pesquisa a fim de analisar a eficácia das ferramentas digitais em relação aos métodos tradicionais no aprendizado de inglês.
Por outro lado, o sentimento de autonomia, a adaptação aos diferentes ritmos de aprendizado e a liberdade de horários são outros estímulos importantes ao aprender um novo idioma.
De acordo com esta pesquisa, crianças que usaram ferramentas digitais durante o aprendizado mostraram um comportamento muito mais autônomo do que aquelas que usaram métodos tradicionais.
“As crianças que praticam inglês por meio de aplicativos em dispositivos móveis precisam de menos supervisão de seus tutores.
Eles são mais autônomos e a autonomia sempre foi associada ao aprendizado bem-sucedido ”, diz Viedma.
Interatividade e repetição
Finalmente, a repetição de conceitos e a capacidade de aplicá-los em diferentes contextos parece ser outro ponto chave quando falamos uma segunda língua.
A metodologia interativa do Lingokids, que inclui jogos, músicas, histórias, vídeos, dentre outros, incentiva a repetição em diferentes contextos e, portanto, o aprendizado.
Em resumo, os resultados da pesquisa sugerem que:
Uma variedade de contextos aumenta a motivação.
A motivação incentiva as crianças a repetir e, portanto, reter os conceitos.
O sentimento de autonomia é um fator chave para o sucesso quando falamos uma língua não nativa.
O uso de aplicativos, como o Lingokids, para aprender inglês é mais eficiente como método de aprendizado, pois fornece uma variedade de contextos, repetição, autonomia e motivação.
“Embora pais e professores possam duvidar da eficácia de alguns métodos digitais;
É necessário começar a considerar seus benefícios em relação aos métodos tradicionais, especialmente em áreas como a de ensinar inglês a crianças pequenas;
Onde a tecnologia está demonstrando sua eficácia graças ao alto grau de individualização e sua interatividade”, conclui Viedma.
Sobre a Lingokids
O Lingokids é uma plataforma de aprendizado de inglês para crianças de 2 a 8 anos com mais de 10 milhões de famílias registradas em mais de 190 países.
Sua missão é romper barreiras linguísticas e criar oportunidades iguais de aprendizado para crianças de todo o mundo.
A Lingokids levantou US $ 10 milhões em fundos da Holtzbrinck Ventures, JME Venture Capital, Sabadell Ventures, BigSur, Reach Capital, All Iron Ventures, Athos, as 500 startups de Dave McClure, os parceiros fundadores da K-Fund, SHO -zemi Innovation Ventures (uma filial da rede líder de escolas de reforço do Japão, SHO-zemi), Incuvest de Cingapura e anjos de negócios como Gwynne Shotwell, presidente e COO da SpaceX.
Em 2018, ele recebeu o prêmio startup com o maior impacto social na educação no enlightED Awards do South Summit.