Frigelar implementa inédita solução digital para vendas B2B em parceria com Danfoss
Até 2025, 80% das vendas B2B ocorrerão em canais digitais, de acordo com recente estudo da consultoria internacional Gartner Group. Para a Frigelar, empresa que atua há 57 anos no comércio de soluções para os segmentos de refrigeração, climatização e eletro, essa tendência já é uma realidade.
A companhia tem investido em novas soluções e tecnologias para ampliar suas transações via e-commerce. Uma das principais frentes que foi implementada tem a multinacional dinamarquesa Danfoss como parceira e resultou numa inédita solução Basket to Basket.
Soluções digitais B2B Danfoss/ Frigelar
A inciativa foi desenvolvida pela equipe de soluções digitais da Danfoss com o suporte do time IDS – Indirect Sales da empresa, e visa integrar o portfólio de produtos da divisão de Climate Solutions com o e-commerce de seus parceiros.
Para isso, a Danfoss desenvolveu dentro do aplicativo Ref Tools da companhia, um sistema que integra seu portfólio ao site do parceiro, possibilitando um controle de estoque, geolocalização de distribuidores disponíveis e transações chamadas Basket to Basket, isto é, da cesta Danfoss para a cesta do distribuidor, sendo uma one stop shop que proporciona agilidade e segurança para o comércio digital B2B.
Canais Digitais da Frigelar
O Gerente Executivo de Canais Digitais da Frigelar, Rubem Razões, detalha como o processo ocorreu: “No ano passado, o time Danfoss trouxe a proposta do projeto Basket to Basket, sendo que o maior desafio era unir o nosso e-commerce, através do nosso site, com o aplicativo Ref Tools. No nosso caso, incialmente foi disponibilizado o acesso à ferramenta e, a partir dela, conseguimos integrar informações técnicas dos produtos, imagens e demais insumos da fabricante para enriquecimento do nosso web site e aplicativo”, conta o executivo.
Rubem relata que, ao longo da integração, desafios surgiram, assim como as soluções para eles: “Por exemplo, uma das dificuldades iniciais era fazer a comunicação produto a produto, sendo necessário enviar um código de leitura para entender que o produto é exatamente o que está na ferramenta e adaptar a linguagem do e-commerce da Frigelar com o Ref Tools. Não usávamos o mesmo tipo de código e o desafio era ter a mesma linguagem de comunicação na API do site”, descreve.
App abrangente
O executivo explica que a Danfoss tem em seu aplicativo um extenso portfólio de produtos e soluções, além de diversos fornecedores homologados. ”Esse foi outro desafio, isto é, fazer a cesta de compras no app se integrar de forma direta com o site da Frigelar. Após essa etapa, o terceiro desafio era fornecer os dados de nosso estoque para a Danfoss. Todos esses processos de integração foram muito exitosos e contamos com a parceria do time de desenvolvimento de soluções digitais da Danfoss para que superássemos essas etapas”, explica Rubem.
Desafios solucionados as vendas escalaram
Solucionados os desafios, o resultado. A Frigelar ampliou em 340% as vendas de equipamentos Danfoss em seu site entre os meses de setembro e março de 2024, desde que a solução Basket to Basket foi implementada.
Atualmente, o aplicativo Ref Tools possui no Brasil mais de 100 mil usuários ativos, que buscam por soluções Danfoss. O app possibilita aos usuários encontrarem os produtos, selecioná-los e, por fim, adquiri-los, por exemplo, diretamente com a Frigelar em seu e-commerce, de forma ágil, segura e descomplicada.
O Gerente de Vendas e Líder da equipe de Soluções Digitais da Danfoss no Brasil, Roberto Pereira, explica o funcionamento do Ref Tools: “Temos uma plataforma digital que foi concebida considerando três pilares essenciais: o primeiro é uma base de dados da Danfoss, em que o cliente pode encontrar fotos, descrições e manuais dos equipamentos e, com isso, incluir na página web de seu e-commerce.
O segundo pilar é o compartilhamento de estoque, isto é, canais de distribuição compartilham seus estoques com a Danfoss via Ref Tools, assim o aplicativo pode mostrar aos clientes Danfoss que possuem o produto e as quantidades.
Quando o usuário encontra um distribuidor, é o nosso terceiro pilar, o Basket to Basket, que integra nossa cesta de compras à cesta do distribuidor e, por meio dela, é possível finalizar a operação, o que já está em pleno funcionamento com a Frigelar em uma parceria de muito sucesso para nós”, conclui.
A Danfoss
O executivo da Frigelar finaliza destacando os ganhos em relação ao projeto: “Ficamos satisfeitos por integrar essa parceria. A Danfoss é um dos maiores parceiros da Frigelar com uma relação recíproca e longeva. Isso nos fez considerar a imediata possibilidade de aplicação. Acredito que o conceito total do projeto é uma quebra de paradigmas no modelo tradicional de comércio B2B e que abre portas para a mudança de comportamento de compra. Temos ampliado o tráfego de dados em nosso website e aumentado o volume de vendas de equipamentos Danfoss em relação ao que vendíamos antes do Basket to Basket”, finaliza Rubem, acrescentando que a Frigelar possui cerca de 2 milhões e meio de usuários acessando o site da empresa mensalmente.