Escola em Movimento lança o módulo Escola Pag para o pagamento de taxas extras
Imagine a cena: um pai atrás do volante do carro, levando seus dois filhos para a escola, preso no trânsito da manhã de uma segunda-feira e já imaginando a agenda apertada que terá durante o dia.
De repente, ele se lembra de que hoje é dia de excursão ao museu e que a taxa do passeio precisa ser paga em dinheiro trocado, no início do horário letivo.
Sua carteira está desprovida (por conta do fim de semana) e não há tempo de passar no banco, pois o trânsito intenso mal irá permitir que ele deixe as crianças a tempo de não chegarem atrasadas.
A semana acaba de começar e algo simples pode se tornar um grande problema.
Agora é possível quitar pequenos pagamentos por meio de cartão de crédito e boleto bancário pelo aplicativo
Esta história é mais real do que se possa imaginar e os pequenos problemas do dia a dia, vividos por pais e responsáveis, são fonte constante de inspiração para a criação de novas soluções para evitar esse tipo de problema. A Escola em Movimento – startup que desenvolve aplicativos de comunicação para instituições de ensino – lança agora o Escola Pag;
Um módulo do aplicativo de sua agenda digital que permite que as instituições enviem cobranças para o recebimento de pequenas taxas de forma segura e prática.
As cobranças podem ser de eventos, feiras, passeios, uniformes, material escolar ou o que for necessário, de acordo com o contexto da escola.
Sob o ponto de vista da administração escolar, esta nova funcionalidade também traz muitos benefícios pois as cobranças de taxas extras podem ser feitas pelo aplicativo e pagas por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.
Reduz as filas nas secretarias
Essa solução também diminui as filas nas secretarias para este tipo de pagamento e/ou envelopes de dinheiro sob responsabilidade de professores e coordenadores.
A partir de agora, a área financeira pode ser a única responsável por todos os tipos de cobranças.
O Escola Pag permite a criação de quantas cobranças forem necessárias, de forma segmentada, ou seja, podem ser criadas cobranças para um aluno, uma turma, série ou unidade, por exemplo.
A cobrança é criada e uma notificação é enviada aos pais e/ou responsáveis pelo aplicativo.
Eles podem optar pelas duas formas de pagamento ou mesmo pagar diretamente na escola, se desejarem.
Para o uso, é cobrada uma taxa de conveniência sobre cada pagamento enviado.
Essa taxa pode ser acrescentada ao pagamento e paga pelo pai, ou pode ser de responsabilidade da própria escola. O valor da taxa é de R$ 3,40 + 3,40% do valor bruto do pagamento.
Agenda digital é um facilitador
“As escolas que já utilizam a Agenda Digital têm agora a possibilidade de oferecer a seu público mais uma funcionalidade de alto valor.
Para a escola, não se trata de um novo produto.
Ela pode incorporar o módulo à Agenda Digital que já é usada para a comunicação e isso garante simplicidade para enviar os pagamentos e também para o recebimento.
O Escola Pag traz praticidade e melhor controle dos recebimentos para a equipe financeira da instituição pois contribui para a diminuição da inadimplência e, além disso, a escola pode oferecer uma maior comodidade para as famílias.”
Destaca Leonardo de Araújo Silva, CMO da Escola em Movimento.
Escola em Movimento
A Escola em Movimento foi fundada em 2013, com foco no desenvolvimento de soluções para comunicação entre alunos, pais e colaboradores de escolas do ensino infantil, fundamental, médio e superior.
A solução da empresa substitui a antiga agenda escolar, transformando-a em uma ferramenta versátil de comunicação através de smartphones, tablets e/ou web.
A empresa encerrou o ano de 2018 com mais do que o dobro do número de Instituições de ensino atendidas em todo o Brasil, passando de 420 escolas em 2017 (240 mil alunos) para 850 no ano passado (450 mil alunos).
Este crescimento nos possibilitou atingir a liderança entre startups do segmento de comunicação entre pais e escolas.
Plataforma da Escola em Movimento
Também em 2018, a Escola em Movimento recebeu um investimento de um fundo de venture capital de R$ 2 milhões gerido pela Cedro Capital, com o objetivo de desenvolver e acelerar o negócio.
Hoje, por meio da plataforma tecnológica da Escola em Movimento, as instituições de ensino podem enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e demais arquivos para os usuários.
É possível agendar eventos, criar canais de atendimento personalizados, ter estatísticas completas sobre o uso e gerir toda a comunicação pela ferramenta.
Entre outras funcionalidades, em 2017, incorporou ao produto a inovação da solução “Estou Chegando”, em que a escola é notificada pelo app da chegada dos pais, evitando assim o engarrafamento na saída dos alunos.