O alto índice de desemprego, aliado a uma oferta que já se apresenta crescente levou as empresas de RH a criar facilitadores para a contratação.
O mercado de aplicativos para celular, conhecidos como apps, é um segmento promissor.
Tanto que, no final de 2015, foi fundada a Associação Brasileira de Serviços Online para Off-line (ABO2O);
Que reúne 30 empresas e mensura as possibilidades do modelo de negócio.
A evolução tecnológica parece ter — finalmente — chegado ao RH. Mas é preciso um alerta:
“A ferramenta não pode ser excludente”, diz Isis Borge, gerente da consultoria de recrutamento Robert Ralf.
“É necessário enxergar o aplicativo como um complemento.
Ele não pode substituir nada, pois há públicos que ainda não estão habituados com os smartphones, inclusive profissionais sêniores, e isso poderia causar uma perda de talentos”, afirma.
App para contratar.
Seguem 5 apps de RH para facilitar a sua vida
1. rhConvenia
2. Runrun.it
3. Evernote
4. Reachr
5. Trello
A consultoria e auditoria PWC mudou parte de seu processo de recrutamento e seleção, usando os smartphones como um apoio.
“Sentimos que precisamos falar a mesma língua dos jovens, evoluir com eles”, diz Marcelo Sartori, diretor de RH.
Desde dezembro de 2015, a companhia usa o PwC Carreira, aplicativo que pode ser baixado pelos interessados em trabalhar na empresa.
https://www.pwc.com.br/pt/carreira-na-pwc.html
Pelo app, os candidatos sabem das posições em aberto e se inscrevem.
“Recebemos cerca de 30 000 inscrições por ano, e agora essas pessoas podem acompanhar a evolução do processo com poucos cliques”;
Diz Sartori, destacando que a inovação reforça o estilo de profissionais que a empresa procura. Cerca de 2 100 pessoas instalaram o app.
Os candidatos selecionam a vaga, preenchem os dados e passam por uma triagem no aplicativo.
Os gestores da PWC, com acesso a tudo, selecionam os preferidos para continuar no processo seletivo. As conversas iniciam por meio de vídeos, que são respondidos pelos líderes da PWC.
“Nada substitui o olho no olho, mas queremos ganhar tempo para os dois lados.
A fase final das conversas é feita pessoalmente”, diz.
Como resultado, nos primeiros três meses, a PWC conseguiu atrair quatro vezes mais candidatos e o tempo para preenchimento das posições diminuiu em média cinco dias.