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Dicas de como fazer um dueto no TikTok

por Paulo Fernandes Maciel

Saiba como aproveitar esse recurso de fazer dueto; da rede social e confira dicas para bombar na plataforma

O TikTok é uma rede social destinada à publicação de vídeos curtos por seus usuários. A rede, que é uma invenção chinesa, estreou em 2016 nesse mercado, e teve sua distribuição ampliada para outros países em 2017. Com o tempo, tornou-se tão popular que ultrapassou os números de downloads de outras plataformas famosas e mais antigas como, Instagram, Facebook e Twitter. O TikTok está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, e se tornou uma rede influente que lança diariamente inúmeras tendências, que em vídeos curtos peermite inclusive fazer dueto e influenciam a cultura, música, TV, cinema, moda, culinária, entre outras áreas.

dueto no TikTok

Vídeos curtos

A publicação de vídeos curtos é a principal funcionalidade da plataforma. Os vídeos têm um um limite de duração entre 15 segundos e 3 minutos, e podem ser personalizados de várias maneiras. A rede disponibiliza recursos extras para serem aplicados às mídias, como uma imensa variedade de filtros, possibilidade de incluir músicas, realizar montagens, colagens e cortes, modificar o cenário, incluir textos, adesivos e uma função chamada Dueto.

Recurso dueto

O Dueto é um tipo de montagem em que podemos escolher um vídeo já existente da plataforma para colaborar junto. Esse recurso divide a tela ao meio e coloca lado a lado a nova gravação sendo realizada e o outro vídeo escolhido. É possível escolher o vídeo de outro usuário, como amigos, celebridades e influencers, e gravar uma nova mídia original com a dessas pessoas.

O vídeo original irá aparecer no canto direito da tela, enquanto a gravação nova ficará à esquerda, utilizando o som do vídeo original. Esse recurso é muito popular para realizar dublagens e criar parcerias com artistas.

Para que essa função seja utilizada, o criador do conteúdo original deve habilitar o recurso Dueto antes de publicar a mídia. Após aprovar essa funcionalidade nas configurações da publicação, o vídeo poderá ser utilizado por qualquer usuário da plataforma para ser compartilhado e criar um novo conteúdo com ele.

Quais são os passos para fazer um dueto?

Para criar seu próprio dueto, é muito simples – basta seguir os seguintes passos:

  • Ter uma conta ativa no TikTok e logar nela;
  • Abrir o aplicativo e procurar pelo vídeo que deseja utilizar no dueto;
  • Clicar na opção Compartilhar;
  • Clicar na opção Dueto;
  • Depois desses passos, o app vai dividir a tela entre o vídeo escolhido e a câmera do usuário;
  • Clicar no ícone de gravar para capturar a sua própria versão do vídeo;
  • Após a captura, é possível incluir filtros, textos e stickers na nova gravação;
  • Clicar em Avançar;
  • Definir uma legenda para o vídeo, incluindo hashtags;
  • Definir as configurações da publicação, como quem pode vê-la e marcar pessoas;
  • Clicar em Publicar.
dueto
(Crédito Divulgação)

Vale lembrar que o vídeo do dueto terá a mesma duração que o vídeo original. Caso o usuário deseje encerrar a gravação antes, ele deve clicar na opção de parar a gravação no momento escolhido.

Esse recurso é bastante conhecido para realizar dublagens de outros vídeos. No entanto, é possível também inserir um áudio original ao recurso. Para isso, basta habilitar o microfone no momento em que iniciar a gravação do vídeo. Nesses casos, é mais interessante utilizar um fone de ouvido com microfone para fazer a gravação, pois o microfone nativo do celular costuma ser mais sensível, fazendo com que capte mais sons e ruídos, o que pode deixar a mídia gravada com uma qualidade inferior à desejada.

Outra possibilidade é a de incluir uma música ao vídeo após o término da gravação. Para usufruir desse recurso, basta editar o vídeo antes de publicá-lo, inserindo a canção que deseja.

Não aparece a opção de fazer dueto no vídeo que escolhi. O que aconteceu?

Como mencionado, para que o dueto seja realizado, o usuário que criou o conteúdo original deve habilitar a opção de dueto antes de publicá-lo. Quando ela não é permitida, outros usuários não conseguirão utilizar esse recurso, pois ele está bloqueado pelo produtor da mídia original.

Como fazer sucesso no TikTok?

Um perfil completo sempre vai atrair mais seguidores. É de suma importância ter uma foto de perfil legal, um username fácil de lembrar e informações pessoais como nome e links de outras redes sociais, como YouTube, Instagram, Facebook e Twitter. Dessa forma, seus seguidores vão te conhecer melhor com as outras plataformas, e poderão se tornar fãs fiéis do seu conteúdo. Para que o seu dueto atinja mais pessoas, é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Uma dica importante é se atentar à luz do ambiente antes de gravar e utilizar um tripé, para que a imagem fique nítida, de boa qualidade e sem tremer. Quando o vídeo tem uma boa iluminação e é visualmente bonito, aumentam as chances de outros usuários gostarem do conteúdo e compartilharem com seus seguidores

(Crédito: iStock)

Outro ponto interessante é acompanhar as tendências da rede social. Se tiver interesse em se tornar um viral, é importante produzir conteúdos com frequência, interagir com seus seguidores, responder a comentários e realizar os challenges (ou desafios), que já se tornaram virais. Com essas medidas, é possível aumentar o número de seguidores de forma espontânea e conquistar o engajamento desejado.

Outra forma de obter mais público é colocar as músicas mais famosas da plataforma em seus vídeos. O TikTok é conhecido por viralizar algumas canções em desafios e transformá-las em hits. É importante acompanhar esses fenômenos para não ficar de fora e usufruir dessa oportunidade para criar um vídeo viral.

Legendas e hashtags

Uma legenda engraçada e com as hashtags adequadas também pode ajudar no engajamento e alcance da publicação. As hashtags facilitam a pesquisa de conteúdos; portanto, colocar algumas palavras-chave na legenda do post vai aumentar as chances do seu vídeo aparecer para mais usuários. Entretanto, é importante colocar apenas as hashtags adequadas, pois muitos usuários não gostam quando as pessoas fazem spam – colocam hashtags famosas que não possuem relação direta com o conteúdo postado –, e denunciam a conta.

O TikTok foi responsável por lançar várias tendências, como o uso de alguns calçados como coturnos e tênis esportivos como o Air Max 95 nos looks, dicas de cabelo como cuidados e penteados, dicas de maquiagens e tutoriais, cuidados com a pele e rotinas de skincare, conselhos de como combinar roupas e acessórios, compartilhar músicas novas e criar coreografias divertidas para elas, indicação de livros, divulgar restaurantes e seus pratos e também criar monólogos e esquetes de humor.

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