Home Apps Ciesp Sorocaba lançará aplicativo de energias renováveis

Ciesp Sorocaba lançará aplicativo de energias renováveis

por Paulo Fernandes Maciel
Desenho de sistema de energias renováveis

Primeiro APL de energias renováveis do País será lançado no Ciesp Sorocaba, na próxima segunda-feira (17)

Na próxima segunda-feira (17) será formalizado o primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) de energias eólica e solar do País.

Desenho de sistema de energias renováveis

O evento será realizado a partir das 14h, na sede da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que fica na Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, nº 3260, no Alto da Boa Vista.

 

Arranjo Produtivo contará com participação de universidades públicas, órgãos do governo e diversas multinacionais do setor

A ação é uma iniciativa da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) em parceria com o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), com a Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo, a Câmara dos Deputados e o Ciesp Sorocaba.

energia eolica
A primeira reunião multisetorial para incentivar as energias renováveis aconteceu em abril de 2016, na sede da Investe São Paulo, quando o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, e o deputado federal Vitor Lippi reuniram as principais empresas e instituições da região.

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, mais de 25 empresas farão parte do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região.

“A nossa região é um dos principais polos empresariais dos setores de energia eólica e solar, além de abrigar toda uma cadeia produtiva de componentes.

Várias empresas líderes do setor estão participando deste APL, como Canadian, uma das maiores do mundo na produção de painéis fotovoltaicos, a Wobben Windpower, que produz componentes e aerogeradores, e a Tecsis fabricante de pás eólicas, ambas do setor de energia eólica, assim como a Prysmian que produz cabos e a ABB, fabricante de componentes e sistemas”, explica Syllos.

Além das companhias privadas, o APL deve reunir também governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa para reforçar a articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre todos, visando à geração de empregos e o aproveitamento da crescente demanda por energias renováveis.

Casa com painéis de energias renováveis
Incentivo ao setor

O Governo do Estado de São Paulo publicou, em agosto de 2015, dois decretos que incentivam a produção de energia elétrica por micro e minigeradores e de peças para os setores de energia solar e eólica.

O decreto no. 61.439/2015 concede isenção de ICMS sobre a energia elétrica fornecida para microgeradores e minigeradores na quantidade correspondente à energia elétrica injetada na rede de distribuição.

Já o decreto no. 61.440/2015 concede isenção do ICMS para a produção de equipamentos destinados a geração de energia eólica e solar.

As inscrições para o lançamento do Arranjo Produtivo Local (APL) de energias eólica e solar podem ser feitas pelo site

http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=615.

Informações pelo telefone (15) 4009-2900 ou pelo email [email protected].

Serviço:

Lançamento do Arranjo Produtivo Local (APL) de energias eólica e solar
Data: 17/12/18 (segunda-feira)
Local: CIESP Sorocaba
Endereço: Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3260 – Alto da Boa Vista
Horário: das 14h às 17h30

Inscrições www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=615.
Evento Gratuito, vagas limitadas.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações