Banimento do TikTok: especialista relata como pode ser prejudicial para os creators depender de apenas uma plataforma
O TikTok se tornou uma plataforma importante para milhões de criadores de conteúdo em todo o mundo, oferecendo um espaço dinâmico e acessível para compartilhar vídeos criativos e interativos. No entanto, o recente anúncio dos Estados Unidos sobre banimento do TikTok a rede social ressalta os riscos de depender exclusivamente de uma única plataforma.
Para Heloisa Castro, Head de Engajamento e Influência na EPICdigitais, este tipo de dependência pode expor os criadores de conteúdo a incertezas e vulnerabilidades significativas. “A extinção repentina de acesso a uma plataforma pode resultar na perda de anos de trabalho na construção de uma comunidade engajada e, principalmente, na questão de monetização do conteúdo — podendo impactar negativamente a receita gerada por meio de parcerias e promoções”, ressalta a Head.
Após recentes anúncios por parte de alguns países sobre o banimento do TikTok a Head de Engajamento e Influência, explica como os criadores de conteúdo devem adotar uma abordagem estratégica para garantir sua relevância e presença contínua online
Heloisa ainda cita que é importante que os creators reconheçam a relevância de se manterem atualizados sobre as mudanças no cenário digital e adaptarem suas estratégias de acordo. “A profissionalização não se limita apenas à criação de conteúdo de alta qualidade, mas também envolve o desenvolvimento de habilidades de negócios e a compreensão das nuances do mercado digital”.
A especialista afirma que a diversificação de plataformas é fundamental para garantir a resiliência e a longevidade da carreira de um criador de conteúdo. “Ao expandir sua presença para além do TikTok e explorar outros apps, como YouTube, Instagram, Twitch e, até mesmo, criar seu próprio site ou comunidades em plataformas como Whatsapp, Discord e Telegram, é possível aumentar suas opções de fonte de receita e alcançar um público mais amplo, além de aproximar mais as pessoas do seu conteúdo e fortalecer o sentimento de pertencimento a uma comunidade”, finaliza Heloisa Castro.
Sobre Heloisa Castro
Formada em Marketing pela UVA e pós-graduanda em Influência Digital pelo IBMR, Helô Castro é natural do Rio de Janeiro e atua no mercado de Marketing de Influência há 4 anos. Em setembro de 2019, participou da fundação da EPICdigitais, onde atua desde então como Head de Influenciadores.
Nos últimos 4 anos, já gerenciou mais de 200 creators em campanhas e ativações para marcas, online e offline, incluindo grandes nomes como Anderson Gaveta. Seu foco e, consequentemente, o foco de sua equipe é oferecer excelência no atendimento, com transparência, agilidade e criatividade de ponta a ponta.
Ao longo do tempo, a especialista desenvolveu diversas habilidades, como a gestão de equipes, influenciadores, campanhas e projetos criativos, além de participar na produção executiva, gerenciamento de crise, análise de resultados de campanhas de mídias sociais, encantamento do cliente, mentoria de influenciadores e produção de conteúdo. Helô considera como seus pontos fortes a sua habilidade analítica, a gestão humanizada, a escutatória e a criatividade.
Sobre a EPICdigitais
A EPICdigitais é uma empresa referência no mercado de economia criativa, sobretudo no engajamento das gerações Y, Z e Alpha. Nos últimos 10 anos, vem impactando mais de 50 milhões de pessoas com conteúdos e campanhas nas mais diversas mídias sociais.
A empresa é uma CreativeTech, combinando criatividade e tecnologia para criar soluções criativas inovadoras.
O principal foco da EPICdigitais é capturar a imaginação das novas gerações através de experiências digitais e lúdicas que não apenas entretêm, mas educam e inspiram. A empresa pode ser definida pela sua inovação, criatividade, qualidade, credibilidade no mercado, principalmente com seu time de creators.
Dentre as soluções que a EPICdigitais oferece, estão: soluções estratégicas de marketing de influência, eventos, consultorias, curadoria de creators e influencers, profissionalização e incentivo aos profissionais criativos, capacitação em economia criativa digital e desenvolvimento de espaços de metaverso para
empresas.