O aplicativo 99 está anunciando o lançamento de novas inteligências artificiais para proteger motoristas da plataforma. As tecnologias analisam padrões de comportamento de usuários para identificar riscos, e, com isso, reduziram o número de ocorrências graves em até 63%. Chamadas Hércules e Cubo, elas têm caráter preventivo e atuam em conjunto para aumentar a segurança dos condutores parceiros.
Hércules verifica padrões de comportamento em chamadas suspeitas, analisando fatores como horário e duração da viagem, bem como histórico dos usuários. Por exemplo, passageiros novos solicitando veículos de madrugada, em áreas isoladas e que estão repetidamente chamando, cancelando e alterando a rota podem ser indício de que se trata de um criminoso escolhendo a vítima.
Em menos de um segundo, a inteligência artificial atribui uma pontuação à corrida. Em casos de alto risco, são solicitados documentos e validações adicionais antes da conexão — o usuário pode ser convidado a inserir o cartão de crédito no sistema ou tirar uma foto de seu próprio rosto. Se a identidade for validada, o motorista é despachado ao ponto de embarque normalmente. Caso contrário, a pessoa não poderá se conectar a um condutor da plataforma.
Durante os testes, o recurso reduziu em 40% o índice de ocorrências, por milhão de corridas, em relação ao grupo-controle. O resultado também mostrou a precisão da inteligência artificial: apenas 0,8% das corridas são afetadas, mostrando que o sistema só bloqueia quem está de fato mal intencionado.
Já Cubo é uma inteligência artificial que age para evitar que motoristas sejam direcionados para áreas que estão com indícios de violência. Para isso, a ferramenta analisa, em tempo real, locais que possam apresentar qualquer perigo, como, por exemplo, a atuação organizada de um grupo de assaltantes.
Ele faz isso reunindo dados de ocorrências na plataforma e verificando qual é o espaçamento entre elas. Se várias estiverem sendo reportadas em um mesmo lugar num curto período, o risco é identificado e o sistema bloqueia temporariamente a região — o que pode ser inicialmente apenas uma rua. Ao mesmo tempo, a IA analisa incidentes nas ruas vizinhas ao local silenciado. Se outros acontecerem ali, a área silenciada é expandida. Após a normalização da situação, o bloqueio é retirado.
Em cinco semanas após a implementação do recurso, a zona-piloto onde Cubo foi testado teve redução de 63% no número de casos graves por milhão de corridas.
“As inteligências artificiais estão interconectadas, se complementam e conferem segurança em todos os momentos da corrida. Quanto mais essas ferramentas são usadas, mais assertivas elas ficam”, diz Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99.
Algoritmos também durante as corridas
Outra inteligência artificial lançada pela 99 para oferecer segurança durante as viagens para motoristas e passageiros é o Monitoramento de Corridas, que detecta comportamentos anormais como paradas longas e trajetos com tempo acima do previsto. A ferramenta funciona através da combinação de IA e rastreamento por GPS para detectar esses casos. Em situações de risco, alertas são enviados à Central de Segurança do app, que pode acionar diretamente a polícia.
Mais medidas são o envio de alertas de que aquela corrida está sendo monitorada e o direcionamento automático para o kit de segurança do app –onde é possível compartilhar a rota, acionar a gravação de áudio ou entrar em contato com o atendimento emergencial da empresa.
A inteligência artificial é capaz inclusive de descartar as situações com a maior probabilidade de serem falsos positivos — ou seja, paradas ou demoras normais que não estão relacionadas à insegurança. Atualmente, essa assertividade está em 70%.
Segurança para condutores
As inteligências artificiais da 99 fazem parte de de um amplo plano de segurança a motoristas desenvolvido pela empresa, que possui outras ações como a verificação de todos os passageiros por CPF ou cartão de crédito; o alerta de áreas de risco feito com base em dados da segurança pública; câmeras embarcadas contando lentes olho de peixe, visão noturna e botão de emergência escondido no veículo; e um uma central telefônica 0800 que oferece assistência imediata em caso de emergência.
No último ano, a empresa investiu R$ 35 milhões em segurança, o que resultou na redução em 29% das ocorrências graves na plataforma, por milhão de corridas, de janeiro a dezembro de 2020.
SOBRE A 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta mais de 20 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.