Assim como nos EUA, aqui no Brasil a Black Friday já virou tradição. Ocorrendo sempre na última sexta-feira de novembro, a data já é considerada a segunda mais relevante para o comércio, principalmente para os e-commerces, perdendo apenas para o Dia das Mães.
Em um ano considerado ruim para a economia brasileira, o consumidor está mais atento e seletivo em suas compras, por isso, a Black Friday se torna uma excelente oportunidade, tanto para os consumidores que poderão comprar aquilo que estavam desejando com um bom desconto, quanto para os lojistas que podem alavancar as vendas nesse período.
A edição desse ano deve movimentar R$ 2 bilhões no Brasil, um valor 34% maior em relação ao ano passado, de acordo com estimativa de dados gerados a partir do histórico das edições anteriores e com base no tráfego do portal BlackFriday.com.br. Além disso, a perspectiva é que o número de pedidos tenha um aumento de 28%, ficando acima de 4 milhões.
Para atender todas as expectativas, é muito importante estar preparado para a Black Friday e também para a temporada de compras atrelada às festas de final de ano onde o volume de acessos em sites e e-commerces é muito maior em comparação a outros períodos do ano. Os clientes, mais do que nunca, têm demandas cada vez mais crescentes de experiências online e menos paciência para erros e falhas de acesso que podem acontecer em momentos como esse. Eles não querem apenas preços baixos, querem também facilidade, segurança e boa performance dos canais online ao realizar uma compra.
Para se ter uma ideia da importância da Black Friday no Brasil, uma pesquisa do Google revela que hoje o país tem aproximadamente 40 milhões de consumidores que compram pela internet, sendo que três quartos deles já participaram de alguma edição da Black Friday.Neste ano, é esperado que o cenário seja muito positivo no mercado de e-commerce, sendo que 84% dos brasileiros pretendem aproveitar a última sexta-feira de novembro para fazer compras na internet, de acordo com dados do Ebit.
Devido à alta procura e o enorme número de acessos nos e-commerces durante essas datas, muitos sites, por não estarem preparados para esse aumento de demanda, ficam fora do ar ou demoram para carregar as páginas de ofertas,fazendo com que o processo de conclusão da compra em muitos casos seja interrompido.Para evitar contratempos como esses,o comércio eletrônico precisa se preparar com antecedência e estar atento a alguns pontos que são essenciais para garantir que os clientes tenham uma boa experiência em todas as plataformas disponíveis, como smartphone, tablet ou desktop.
“Os testes de performance são essenciais para prevenir erros já que possíveis interrupções no website no momento de uma compra podem ser catastróficas para qualquer varejista ou empresa, refletindo em uma potencial perda de vendas, como também uma forte possibilidade de danos à reputação da marca. ”,afirma Marcos Damasceno, diretor de Consultoria e Soluções da Micro Focus Brasil.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Micro Focus, o custo total de falhas como estas vai além das oportunidades de vendas perdidas e, globalmente, essas perdas chegam a £36.7 bilhões por ano.Mesmo diante de um número tão expressivo, uma porcentagem surpreendente de organizações (32%) não sabe se seu site é monitorado e testado periodicamente.
Para reverter esse cenário veja três passos essenciais para que os varejistas aproveitarem ao máximo a Black Friday ou mesmo outros momentos de grandes demandas:
1. Aproveite os dados de tráfego da Web para ajudar a priorizar perfis de usuário, dando ênfase aos clientes certos. Isso ajudará a minimizar os esforços de teste e obter informações corretas e verificadas, já que o seu público-alvo estará definido.
2. Forneça ferramentas de automação de teste que possibilitem testes funcionais e de desempenho em todos os diferentes perfis de usuário e condições de rede para minimizar o tempo decorrido desde a descoberta até a resolução de possíveis problemas.
3. Use a nuvem como uma maneira de reduzir os custos de execução de testes que podem representar com precisão o volume e a diversidade de perfis de usuário exigidos pelas prioridades de sua empresa.
Quando os passos acima forem colocados em prática, representará um começo valioso para a organização em datas especiais e este será o melhor presente que empresa poderá dar a seu cliente, garantir boas condições para uma compra segura e prática, sem empecilhos.
Fornecer uma experiência consistente e funcional atrairá mais clientes para o seu site e os conquistará mesmo depois que a temporada de datas comemorativas acabar.As equipes de desenvolvimento e testes precisam minimizar os riscos para garantir a fidelidade dos clientes à sua marca, testando a performance dos recursos que são necessários e garantindo que a empresa não tenha problemas com um grande número de acessos, afinal, quanto mais pessoas procurarem pelos seus produtos ou serviços, mais chances você terá de vende-los.
Sobre a Micro Focus
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