Há um mês, o Facebook anunciou novas mudanças no seu feed de notícia. A rede social passou a dar prioridade para postagens de familiares e amigos, o que dificultou a comunicação das empresas com seus usuários.
A mudança ocorreu após pesquisas feitas pela própria plataforma, o lado ruim é que as páginas passaram a ter o seu alcance reduzido, por conta da alteração do algoritmo. Após um mês de adaptação, marcas e empresas tentam reverter essa situação e se dedicam para manter seus seguidores conectados a elas.
Desafio maior ainda para as agências de marketing digital que desenvolvem estratégias eficazes para driblar e fazer com que as páginas voltem a “bombar” na rede. Para André Astroiani, diretor da agência ProNegócio a mudança criou alguns obstáculos, afinal a plataforma é a porta de entrada de marcas e empresas na internet. Isso acabou dificultando a interação e resultou na queda do engajamento e de novas curtidas nas páginas. Mas as mudanças não param por aí, na última semana as páginas entraram em fase de teste com um novo o layout para alguns usuários, podendo contribuir em algum momento para esse processo.
“Nem tudo está perdido, o que nós como agência de marketing digital estamos fazendo é nos dedicar ainda mais em oferecer conteúdo de qualidade aos usuários. O ideal é produzir publicações interessantes e criativas para o ganho de “likes” e criar a necessidade de compartilhamento. Sem esquecer do investimento de mídia, o alcance orgânico diminuiu consideravelmente, por isso é importante uma boa campanha na plataforma. Outra dica é acompanhar os melhores dias e horários para as postagens e ficar atentos aos formatos que o Fecebook tem mais valorizado como os vídeos e o Live” compartilha André Astroiani diretor da ProNegócio.