*Flavia Pollo Nassif
Não é da noite para o dia que uma empresa se torna digital. É necessário uma ruptura do conceito tradicional de negócio para que as corporações consigam alcançar sucesso na transformação digital.
Um dos principais problemas é que o mercado ainda executa projetos de transformação digital com iniciativas isoladas, sem qualquer alinhamento com um roteiro mais amplo ou com uma estratégia de negócio definida. E a falta de estratégia é um grande obstáculo para a transformação digital, que pode desacelerar um projeto ou comprometê-lo por completo.
Negócios digitais também requerem uma nova visão do modelo tradicional de desenvolvimento de software e a adoção de tecnologias que sustentem um mundo onde a regra é o time-to-market. Os processos, métodos e práticas de TI devem ser ajustados à velocidade das mudanças do cenário empresarial onde, cada vez mais, as inovações de negócios são baseadas em software.
Pesquisa realizada pelo Gartner mostra que os executivos entrevistados esperam que 41% da receita das companhias venha de negócios digitais até 2020. Porém, em 2016, muitas empresas ainda não começaram a transformação do negócio digital. Outra pesquisa realizada pela IDC aponta que ambientes com sistemas de diversos fornecedores, muitos processos manuais e o legado são os principais obstáculos que podem retardar ou inviabilizar a transformação das companhias.
É nesse momento que uma companhia com visão estratégica de negócio e com o respaldo da tecnologia, entrega resultados benéficos no alcance do negócio digital. Não falo aqui em investimentos em tecnologia, mas sim numa nova visão para utilizar as ferramentas tecnológicas já adquiridas que, com o apoio de analistas e cientistas de dados, passam a gerar resultados financeiros dentro da empresa. É um novo olhar que vai do negócio para a tecnologia que faz os investimentos valerem à pena. Essa visão digital business é fundamental para a monetização das ferramentas de TI e para o melhor aproveitamento dos investimentos já feitos em BI e Big Data.
*Flavia Pollo Nassif é diretora comercial da Triad Systems. Formada em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Flavia Nassif tem MBA de Gestão Empresarial em Telecomunicações pela Fundação Getúlio Vargas.
Sobre a Triad Systems
Fundada em 1992, a Triad Systems é uma empresa brasileira de Tecnologia da Informação, provedora de soluções high-end que conectam negócios à tecnologia.
Com foco na transformação do business tradicional para o digital, a Triad Systems tem expertise em entregas ágeis que suportam ambientes de negócios evolutivos e flexíveis.
A companhia contribui com ferramentas disruptivas com base na TI Bimodal, oferecendo consultoria, integração de sistemas, desenvolvimento de aplicações e manutenção, gestão de infraestrutura, bem como serviços e soluções de Big Data geoespacial e TEM (Telecom Expense Management).
Há mais de dez anos na liderança absoluta das áreas de co-billing e VAS, no mercado de telecomunicações, a Triad Systems mantém sistemas de missão crítica de quatro das cinco maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil.
Também possui larga experiência nas indústrias financeira, manufatura e serviços, bem como reconhecimento internacional através da certificação ISO 9001:2008.
Fundadora e mantenedora do iTriad – Instituto Triad de Pesquisa e Desenvolvimento, sediado em Manaus, a Triad Systems também é a patrocinadora oficial do GUGST – Grupo de Usuários de Gestão de Serviços de Terceiros.