Mais de 60% deles estão na capital; há clássicos tão raros
que é difícil falar em preço, como um fabricado em 1950
Ícone do alto luxo, mais famoso dos superesportivos ou o mais próximo de um carro de corrida que se pode guiar sem licença profissional, a marca Ferrari tem 455 veículos registrados no Estado de São Paulo.
A maioria dos modelos da fabricante italiana que consagrou ídolos da Fórmula 1 como Juan Manuel Fangio, Niki Lauda e Michael Schumacher está na capital. São 283 carros (62%), segundo os registros do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Os outros 172 estão espalhados por cidades do interior do Estado.
Alguns modelos são clássicos pertencentes a colecionadores. São tão raros que é difícil falar em preço. O cálculo teria de levar em conta fatores como exclusividade, condições de originalidade e raridade.
A mais antiga no sistema do Detran.SP é uma Ferrari 166 fabricada em 1950, mas há carros de todas as décadas seguintes. Entre eles estão os mais recentes, como o California T, o “mais em conta” entre os modelos zero km disponíveis para pronta entrega no Brasil, de acordo com a única revendedora da marca no país. Tem preço sugerido de R$ 1,92 milhão. Já o mais caro, também presente nos registros, sai por R$ 3,6 milhões: o F12 Berlinetta.
Uma curiosidade: muitos dos modelos clássicos registrados no Detran.SP — entre eles a Ferrari 166 (1950), a Ferrari 250 GTE Coupé (1961) e a Ferrari 330 GT Coupé (1966) — estão com o licenciamento em dia. Portanto, com um pouquinho de sorte, é possível topar com alguma dessas supermáquinas históricas rodando pelas ruas.
DETRAN.SP:
O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link: http://scup.it/aanx
INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal – www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”.