Empresa do Grupo WPM, Everywhere chega ao mercado para acabar com estimativas e revelar audiência real de consumidores expostos à publicidade OOH
Tecnologia simples e de alta precisão. Assim é o Everywhere Analytics, ferramenta criada para monitorar o fluxo de pessoas e informar, com base em números reais e não por média probabilística, o potencial de audiência que um painel de mídia exterior – também chamada de OOH (Out Of Home). A tecnologia é capaz de medir o fluxo de consumidores em áreas de grande movimento e também nos estabelecimentos comerciais, consolidando índices mais seguros de retorno de investimento (ROI).
Lançada recentemente no mercado pela Everywhere, a ferramenta tem condições de informar o número exato de pessoas que passam pelo ponto onde o painel está instalado. Isso proporciona às empresas de mídia e aos clientes que fazem a propaganda de seu produto saberem com margem numérica segura se o local é o melhor para a exposição de sua mercadoria ou serviço. O equipamento, que foi testado durante oito meses, também monitora todos os tipos de movimentação, desde pedestres e ciclistas, a pessoas em motos e automóveis.
“Este é um dos nossos principais diferenciais: captamos qualquer pessoa que esteja passando pela rua e não apenas quem está dentro do carro, como outras ferramentas convencionais oferecem. As pesquisas sobre o número de pessoas são, em sua maior parte, baseadas em probabilidades ou por universo de amostra. Com a solução da Everywhere é diferente, pois a informação é atualizada, confiável e real”, afirma Oto Moreira, gestor da Everywhere, mais nova empresa do Grupo WPM, que tem como presidente o empresário Halisson Pontarola (abaixo).
Como funciona
A precisão é garantida porque a tecnologia da Everywhere funciona por meio de um sensor instalado no painel de publicidade. Esse equipamento capta o sinal de WiFi emitido pelos smartphones das pessoas que circulam nas proximidades. “O equipamento é seguro e não invasivo aos dados particulares armazenados nos aparelhos”, ressalta Oto.
A ideia de monitorar o tráfego de público por meio de smartphones surgiu por causa do expressivo uso desde tipo de telefone celular no Brasil. De todos os aparelhos ativos no país, cerca de 80% são smartphones, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que regula as operações de telefonia fixa e móvel no Brasil.
Por meio da tecnologia Everywhere, o anunciante e o cliente têm condições de saber outros hábitos, além do número total de pessoas que se movimenta na região onde o painel de publicidade está instalado. A ferramenta pode gerar relatórios apresentando detalhes como períodos de pico de movimentação, se a pessoa passa pelo local mais de uma vez ao dia e até o tempo que ela permanece nas proximidades da placa de publicidade ou dentro de uma loja. A ferramenta pode informar ainda de onde essa pessoa vem e para onde vai. Com mais painéis de publicidade dotados com o sensor será possível saber detalhadamente a forma como as pessoas se movimentam e, consequentemente, seus hábitos de consumo.
Também no varejo
O equipamento desenvolvido com exclusividade pela Everywhere funciona tanto com mídia externa como no varejo. No interior de lojas de shoppings ou supermercados, os sensores também podem captar o período de maior assiduidade de consumidores, se o cliente é um frequentador habitual do estabelecimento e fazer o cruzamento desses dados com o número de vendas finais.
Pode ainda informar se o mesmo cliente que passou pela publicidade de rua equipada com a tecnologia é o mesmo que foi até a loja. “Isso pode resultar em um planejamento mais cuidadoso em relação à produtividade da equipe de funcionários e os períodos que a loja deverá ter mais ou menos funcionários para atendimento”, exemplifica.
Ele lembra ainda que não há margem de erro com o Everywhere. “É o dado real, inerente ao local onde ele está instalado. Com ele, começamos a entregar uma possibilidade técnica para o responsável pela mídia das agências, de como planejar a publicidade OOH. O profissional passa a planejar com base em informações técnicas precisas, podendo entregar para o cliente a informação real sobre o potencial de audiência”, finaliza Oto Moreira.