A Cards Payment & Identification 2016, promovida pela Informa Exhibitions – uma das maiores organizadoras de eventos, conferências e treinamentos do mundo – apresenta o que há de mais avançado em tecnologia e processos para o setor de cartões, meios eletrônicos de pagamento, identificação, certificação digital e e-commerce. Em seu segundo dia, o evento contou com a participação de especialistas para discutir a transformação no mercado financeiro proporcionado pelas Fintechs, além de debates sobre E-commerce, mercado de cartões e serviços pré-pagos.
Para abrir as discussões sobre as startups financeiras, José Prado, Head de novos negócios e especialista em Fintechs do FintechLab, apresentou os principais dados do setor. Segundo ele, a expectativa em 2016 é que essas startups recebam investimentos de R$ 450 milhões. O especialista também citou as cinco principais tendências do setor: organização institucional, internacionalização, movimento mais agressivo dos bancos, movimento de grandes empresas de tecnologia e um grande case de blockchain.
Felipe Matos, Fundador e Head de Ecossistemas da aceleradora Startup Farm, explicou o cenário que facilita o surgimento e sucesso das Fintechs. “Hoje temos um poder de processar e armazenar com um custo mais baixo, além de cada vez mais termos capacidade de distribuição e alcance de públicos. Esses cenários permitem que as startups tenham um crescimento exponencial”.
O CEO da YouSe, Eldes Mattiuzzu, apresentou o case de sucesso da sua Fintech, que está transformando o mercado de seguros. “Queremos levar uma experiência para quem não conhece ou não tem o seguro, que não seja burocrática, mas sim simples e com bastante tecnologia”, explicou o CEO.
O GuiaBolso também marcou presença no Congresso da Cards. Thiago Alvarez, Co-fundador do aplicativo financeiro, contou a história e a importância que o GuiaBolso tem no mercado atual. “A gente quer transformar a vida financeira dos brasileiros porque somos muito ligados à causas sociais e entendemos que problemas financeiros interfere de muitas formas ruins nas pessoas”, explicou Alvarez.
Participaram também do evento outras startups como FoxBit, Vérios, Conciliadora, EasyCrédito, Cinnecta, Aceita Fácil e Quero Quitar.
Fórum e-commerce
Durante o Fórum e-commerce, Celso Furtado, Head de Serviços Financeiros da COOP Supermercados, comentou sobre a importância do planejamento estratégico para potencializar as operações no ponto de venda. Com a implantação de tecnologias e plataformas de serviços, as empresas passam a ter ferramentas para entender o comportamento do consumidor de maneira geral e também individual, e impactá-lo de forma mais assertiva com o atendimento personalizado, por exemplo. Afinal, “hoje o varejo oferece serviço ao consumidor, e não somente produtos. Este é o ponto que passa a ser o grande diferencial do negócio”, concluiu Furtado.
Pedro Guasti, Co-fundador do E-Bit, falou no seminário Cards sobre e-commerce no varejo e inovação. Segundo ele, os segmentos que mais registram vendas pelo e-commerce são viagens/turismo, eletrônicos e eletrodomésticos. A preferência pela loja física é maior nos setores de Alimentos/Bebidas, Pet Shop, Joalheria e Construção. Segundo Guasti, o número de pedidos realizados em dispositivos móveis subiu 100%, representando 20% das vendas do e-commerce.
Moeda virtual
Outro tema de destaque no evento são os bitcoins, mais conhecidos como moedas virtuais e uma forma alternativa de pagamento. Segundo João Paulo Oliveira, da FoxBit, o setor de bitcoins está em ampla expansão no Brasil. Em 2014 foram comercializados 13 milhões de bitcoins; um ano depois esse número saltou para 113 milhões e a previsão, em 2016, é movimentar 300 milhões de bitcoins no País.
ANOTE EM SUA AGENDA
Cards, Payment & Indentification 2016
Dia: 17 de junho (último dia)
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP
Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.