Home Noticias Trade do Mato Grosso apoia a FIT Pantanal

Trade do Mato Grosso apoia a FIT Pantanal

por Agência Canal Veiculação

Para alavancar a região como destino turístico

“A FIT Pantanal pode ser um diferencial para o turismo do Mato Grosso e de toda região, porque esta é a atividade que os governos devem apoiar em momentos de crise, pelo retorno mais rápido que dá em termos de geração de emprego e renda”, enfatiza Joari Proença, presidente da ABAV-MT (Associação Brasileira de Agências de Viagens no Mato Grosso).

Prevista para acontecer entre 20 e 24 de abril em Cuiabá-MT, ela acontecerá em duas etapas – sendo que entre 20 e 22 será no Centro de Eventos, com rodada de negócios, seminários e outros eventos paralelos e, nos dias 23 e 24, estará na Arena Pantanal – com o mote “Vem pra Arena turismo”, contemplando feira, exposição e apresentação de destinos.

O tema central “Turismo, um grande negócio” já serve para mostrar qual a proposta dos organizadores: mostrar que este segmento envolve uma cadeia muito ampla. Estudos indicam que o “turista” padrão acaba contemplando mais de 50 setores da economia.

“É um equívoco dos nossos governantes pensar que investir em turismo é algo de longo prazo. Com as belezas que temos, com o potencial turístico do nosso estado e da nossa região, com o fascínio que o Pantanal exerce sobre o imaginário das pessoas, o retorno é imediato”, discorre Joari – que tem, ao longo dos anos, levado a bandeira do turismo matogrossense de forma muitas vezes solitária. Mosaico A expectativa é de que até 200 expositores estejam presentes na FIT Pantanal, sendo que são esperadas participações de 50 municípios, 27 estados e 44 estados subnacionais de seis países da América do Sul: Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai.

“As pessoas precisam entender a diversidade e a pluralidade de opções de destinos que temos em nosso estado, em nossa região e mesmo no Brasil todo. Se está difícil viajar para outros países, é hora do governo e do trade criarem mecanismos para incentivar as viagens internas – inclusive quebrando aquele discurso de que é mais barato viajar para fora do que conhecer o Brasil”, discorre Joari.

Na verdade, segundo Joari, falta criatividade e ousadia para fazer com que o Brasil passe a seduzir os brasileiros que acabam comprando o discurso de que “em nosso país, só existe praia como opção”.

Indignado, ele enfatiza: “Aqui mesmo, no Mato Grosso, temos uma diversidade fantástica de destinos em municípios com imenso potencial, de aspectos históricos, da presença do índio e da cultura que acabam sendo desconhecidas por não serem divulgadas”.

Joari 1.jpg

Oportunidade, dentro deste quadro, a FIT Pantanal pode ajudar a fazer com que os brasileiros se sintam atraídos a colocar o Mato Grosso como destino de sua próxima viagem, até porque “dada a nossa diversidade, aqui não existe período de baixa temporada. Para cada época do ano, temos razões para fazer com que o nosso Estado seja uma opção para seduzir, surpreender e apaixonar” finalizou Joari.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações