Home Atualidades `Tinder da moda` chega ao mercado brasileiro

`Tinder da moda` chega ao mercado brasileiro

por Agência Canal Veiculação

Imagem inline 2

Lançado este mês, aplicativo que possibilita encontrar roupas e acessórios femininos com melhor custo-benefício tem usabilidade similar ao app de paquera

São Paulo – Fevereiro de 2016. Idealizado por um empreendedor brasileiro, o aplicativo de moda Lilu foi lançado oficialmente no Brasil neste mês e tem por objetivo auxiliar o público feminino a encontrar o look perfeito nas melhores lojas e marcas do Brasil. A plataforma possibilita filtrar produtos utilizando as opções `likes` e `dislikes` em roupas, calçados e acessórios e armazená-los em uma lista similar ao Tinder, famoso aplicativo de paquera. Além disso, o Lilu também diz ao consumidor quais e-commerces ou lojas físicas próximas a ele possuem a roupa ou acessório escolhido.

O objetivo do aplicativo é ajudar mulheres a encontrar roupas, calçados e acessórios de forma prática, com melhor custo-benefício e ainda poder armazenar por meio de uma wishlist suas peças favoritas para uma compra futura. Já é possível encontrar mais de 70 mil produtos de 1,8 mil marcas diferentes entre vestidos, blusas, saias, shorts, casacos, calças, sapatos, botas, flats, sandálias, tênis, bolsas, óculos, relógios etc.

Em fase de testes desde setembro do ano passado, o Lilu terminou o ano de 2015 com mais de 900 usuários no Android, segundo Gabriel Fernandes, fundador e CEO da empresa. “A expectativa é que com o aperfeiçoamento contínuo do app, até o meio do ano esse número aumente 1000%. Em paralelo estamos trabalhando na versão para IOS, na qual pretendemos lançar ainda no primeiro semestre de 2016” afirma o executivo.

A plataforma também é um canal de vendas interessante que une em um só local varejistas do mercado físico e digital. As lojas físicas de pequeno e médio porte podem começar ou aumentar sua presença no meio digital e ganhar mais exposição da sua marca e dos seus produtos. Esse cenário permite que esse público alavanque a sua competitividade no mercado. O Lilu já conta com diversas parceiras integradas à plataforma, entre elas Dafiti, Kanui, Farfetch, Zattini, e Marisa.

“A conversão de vendas do Lilu é muito alta, pois o aplicativo sugere roupas, calçados e acessórios que se encaixam no perfil de cada usuário, e ao entrar ou acessar a loja, o usuário já tem um produto previamente escolhido. Além disso, o varejista ainda pode oferecer produtos complementares e fazer com que o ticket médio da compra aumente. Outra vantagem é trazer novos consumidores para dentro de sua loja, fazendo com que sua marca seja lembrada com mais frequência”, avalia Fernandes.

Aplicativos similares ao Lilu, com a opção de armazenar roupas e acessórios favoritos no padrão “like” e “dislike“, podem ser encontrados no exterior, como no Reino Unido e Índia. No Brasil, o Lilu é pioneiro e deve seguir os passos do sucesso que o modelo de negócios está apresentando na Europa e Ásia.

Como Funciona

Após baixar o aplicativo, ele solicita um e-mail para cadastro. Feito o cadastro, ele já abrirá a tela com a foto de um produto com as opções de “like” (coração à direita) e “dislike” (polegar para baixo à esquerda). Na legenda da foto do produto aparecerá a marca e a qual categoria de valores (4 opções em escala) ele pertence. Existe ainda um botão para levar o usuário até a loja onde poderá adquirir o produto, e botões para o usuário compartilhar pelo Whatsapp ou Facebook.

No canto superior esquerdo encontra-se a aba “Meus Desejos” que armazena todos os produtos que foram deslizados para o lado do coração. E do lado superior esquerdo uma aba de filtros, que pode ser utilizada para otimizar a busca por determinado produto.

O Lojista por sua vez, pode manifestar interesse em colocar seus produtos no aplicativo, por meio do site (www.lilu.com.br). Não existe custo para ter seus produtos expostos, após uma análise interna o lojista só será cobrado um percentual do valor das vendas que o aplicativo gerar.

Para aperfeiçoar a experiência e a usabilidade, o Lilu analisa diariamente como os usuários estão interagindo, e a partir desse entendimento, desenvolve melhorias. “Estamos evoluindo o aplicativo de acordo com o entendimento da utilização dos usuários e com isso poderemos oferecer diversos novos features dentro da plataforma, como por exemplo caso algum item da lista de desejos entre em promoção.” afirma o CEO.

A preocupação em entender o público-alvo levou a empresa a fazer uma pesquisa com estudantes de moda para obter um feedback conceituado sobre o Lilu. “Chegamos a conclusão que o mercado da moda, mesmo sendo muito grande e concorrido, ainda é carente de tecnologia aplicada, e recursos que ajudam a unir os consumidores ao lojista criam um ótimo diferencial competitivo”, finaliza Fernandes.

Veja abaixo algumas imagens do aplicativo em funcionamento:

Imagem inline 2

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações