Com modelo de gestão disciplinado, Grupo Comunique-se acumulou conquistas em 2015
O ano de 2015 ficou marcado pelos assuntos que a crise econômica gerou no país. Neste período, muito se ouviu falar sobre demissões em massa, empresas fechando as portas, corte de custos, etc.
Essa realidade também chegou a bater nas portas do Grupo Comunique-se. Porém, devido ao modelo de gestão da empresa, que investe em planejamentos estratégicos, indicadores de desempenho, e muitos outros fatores, a intensidade foi bem menor.
Antes que crise gerasse consequências inesperadas, o Grupo tomou algumas atitudes.
No primeiro momento, o foco foi cortar tudo o que não fosse essencial para empresa ou que estava sendo mal utilizado. Assim, alguns contratos de serviços foram renegociados, outros processos ficaram mais rígidos, como o de táxi e impressão, por exemplo, para criar uma regularidade e evitar gastos desnecessários. No fim, essa redução resultou em R$ 300 mil de economia.
Com a instauração da crise, a empresa percebeu que o número de cancelamentos e inadimplentes aumentou. Enquanto isso, o ciclo de vendas se tornava mais longo.
Com isso, a estratégia inicial foi investir em marketing, o que gerou um número maior de leads, resultando em mais oportunidades de vendas. Depois, algumas pessoas foram encarregadas de reter o cliente, tentando reverter intenções de cancelamento e melhorando a comunicação quanto à prazos de pagamento. Com essas estratégias os índices voltaram à normalidade.
Todas as estratégias instituídas pelo Comunique-se partiram da decisão de inspirar-se no Ayrton Senna. O atleta em dias de chuva, enquanto todos diminuíam as velocidades, aproveitava para pisar fundo no acelerador, o que dava a ele uma grande vantagem na competição.
É isso que a empresa vem fazendo hoje. Enquanto muitos negócios fecham as portas, reduzem o quadro de funcionários e esperam a crise passar, o Grupo Comunique-se continua investindo em inovações para as plataformas, comunicação, atendimento ao cliente, e muitos outros.
“Nós sabemos que a crise é passageira, então quando ela passar nós estaremos numa vantagem muito grande”, afirma Rodrigo Azevedo, CEO do Grupo Comunique-se.
Por falar em vantagem, a empresa está contratando nas áreas em que sentiu que a crise mais afetou. Como as novas vendas se tornaram mais difíceis, o Grupo busca dobrar as forças de vendas. Estão apostando nas áreas comerciais, de produtos, principalmente, marketing, além da implantação uma área de pré-venda.
“Nós temos uma grande visibilidade de todos os núcleos de negócios e demitir não resolveria o problema. Nós reduzimos custos, mas a maior fonte de resultados não está no custo, mas sim na receita. Então, no nosso caso de modelo por assinatura, estamos investindo em vendas, porque preferimos evitar as demissões e contratar nas áreas que são fundamentais”, atesta o CEO.
Falando de conquistas, este foi o melhor ano da plataforma Workr, carro chefe do Grupo, em que houve mais desenvolvimento em relação aos outros anos. Em consequência disso, a empresa teve um grau de recomendação dos clientes muito grande.
Por conta do atendimento aos clientes, no segmento de Relação com Investidores, o NPS (Net Promoter Score) da empresa conseguiu superar os índices de empresas como a Apple.
A TV Corporativa do Grupo Comunique-se, SuaTV, também teve uma grande evolução, conseguindo dobrar o número de pontos de TV, passando a ter mais 500 instalados.
Internamente vieram outras conquistas. “O ‘turnover’, nossa rotatividade de funcionários, está em uma taxa muito baixa, 1%. Isso mostra que as pessoas gostam de trabalhar aqui. Outra coisa que mostra isso, também, é que neste ano fomos premiados pela 5° vez consecutiva como uma das melhores empresas para se trabalhar”, declara Rodrigo Azevedo.
Para 2016, a empresa espera crescer muito área de marketing, desenvolver a nova área de ‘pré-venda’ e dobrar o tamanho da TV Corporativa do Grupo, a SuaTV.
Além disso, o Grupo Comunique-se quer consolidar a plataforma Workr nos segmentos de relações com investidores, relação com jornalistas, com os funcionários e o marketing. Investir em atualizações, novas funcionalidades e lançar versões ainda melhores na plataforma.