Home Atualidades Alunos da FATEC criam aplicativo para salvar vidas e acelerar transplantes

Alunos da FATEC criam aplicativo para salvar vidas e acelerar transplantes

por Agência Canal Veiculação

Apenas um toque na tela do celular poderá salvar pessoas que aguardam na fila para receber um transplante de órgão. Isso será possível graças a um projeto desenvolvido por um grupo de alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste, na Capital paulista.

O projeto é um dos 50 trabalhos de todo o Brasil selecionados para a mostra do 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, na cidade de Recife, entre amanhã e sexta-feira (26 e 29 de maio).

Criado pelos estudantes Camila Belo, Caroline Roda, Ingrid Mazoni, Jaqueline Izumi, Lucas Oliveira, Rodrigo Ramos e Rogério Yokomizo, o eTransplante é um software desenvolvido pela Fatec Zona Leste em parceria com o Hospital das Clínicas da cidade de São Paulo.

O aplicativo recebe dados detalhados sobre os doadores e envia em tempo real para os smartphones das equipes médicas dos receptores, por ordem de prioridade, aguardando a resposta de aceite ou recusa do órgão no prazo de uma hora.

A ideia surgiu a partir da necessidade de otimizar o tempo de resposta sobre a compatibilidade entre receptor e doador, tendo em vista que a transmissão de dados precisa ser rápida para garantir a qualidade do órgão transplantado.

“Atualmente, esse processo é feito por telefone e pode demorar muito tempo na localização de um paciente compatível. Com o aplicativo, é possível realizar o envio de dados com todo o detalhamento necessário para várias equipes médicas ao mesmo tempo”, explica a professora orientadora do projeto, Cristina Oliveira.

Prêmios

O eTransplante foi um dos destaques na edição de 2014 da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), na qual conquistou o primeiro lugar na categoria Informática e Ciências da Computação.

O projeto também foi premiado no Congresso Nacional de Iniciação Científica e chamou a atenção internacionalmente. O sistema foi aprovado para ser apresentado em julho na 6th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Saiba mais sobre o eTransplante no site www.etransplante.com

ViewImage

Alunos Camila Belo e Lucas Oliveira com a professora orientadora Cristina na Feteps 2014 | Crédito: Gastão Guedes

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em mais 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 73 mil.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações