O código enviado por SMS ganha espaço como alternativa para driblar fraudes e garantir segurança em transações pela web
Estudo divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) constatou que 47% das transações bancárias realizadas em 2013 foram feitas pela internet e por mobile banking. O comércio eletrônico encerrou 2013 com um total de 51,3 milhões de consumidores, de acordo com dados do E-bit. A expectativa é que até o final do ano esse montante aumente em 11,6 milhões, chegando a 63 milhões de e-consumidores.
Os números evidenciam que a internet tem sido o canal preferido dos clientes. O crescimento da utilização da rede mundial de computadores, não apenas para transações financeiras, mas para uso de e-mails, aplicativos de serviços e das redes sociais amplia também a vulnerabilidade a que os consumidores e usuários estão expostos.
Neste cenário, o uso de senhas pessoais não é suficiente para evitar os ataques cada vez mais frequentes e sofisticados. O recurso mais moderno em uso para coibir essas ações e garantir a segurança dos clientes é o envio de um código PIN. A combinação numérica, recebida no celular dos usuários por SMS, deve ser digitada no momento do login, da finalização de uma compra ou da transação bancária.
O envio de códigos PIN por SMS não requer nenhum hardware especial – como seria o caso numa autenticação por impressão digital -, nem são fáceis de serem descobertos, pois a sequência numérica é gerada aleatoriamente no momento do envio do SMS. Atenta a esta necessidade do mercado de tecnologia, a Zenvia, empresa provedora de soluções de mobilidade, oferece a solução de autenticação por SMS para clientes de diversos setores, como aplicativos, e-commerce, bancos e financeiras, processadoras de cartão, governo e sites. Além de garantir maior segurança em movimentações bancárias e compras online, o envio de código PIN por SMS é muito usado na confirmação de cadastros em sites, redes sociais, contas de e-mail e aplicativos.
“Devido à preocupação em diminuir o risco de fraude das operações online, a demanda pelo uso de código PIN vem aumentando gradativamente. No Brasil, a tendência é que as pessoas não precisem criar ou decorar senhas diferentes para cada tipo de serviço, passando a ter uma única senha para todas as operações. Nesta questão o celular ajudará na autenticação, com um prévio cadastro e a validação de PIN”, analisa Daniel Bulach, gerente de negócios da Zenvia.
De acordo com Bulach, para 2015, a expectativa é ocorrer uma aceleração no envio de código PIN via SMS, podendo ser utilizado por qualquer setor que exija autenticação pessoal com segurança.
Sobre a Zenvia
É provedora de serviços baseados em tecnologias móveis e líder brasileira em serviços de mobilidade. Foi fundada em 2003 pelos sócios Cassio Bobsin Machado e Victor Knewitz com o nome Human Mobile. Em 2011 adquiriu a concorrente Comunika, tornando-se líder em SMS corporativo no Brasil e mudou seu nome para Zenvia. Em 2012 adquiriu a Purebros, líder em soluções de carrier billing no País e em 2013 incorporou a startup Zynk, focada em distribuição de conteúdos para smartphones. Atualmente oferece soluções de SMS para mais de 4.500 empresas no País e atinge mais de 3 milhões de consumidores com serviços de conteúdo em parceria com as operadoras.