Sistema desenvolvido pela NTT DATA permite que as imagens de alta definição sejam acessadas de qualquer lugar do mundo
A NTT DATA Corporation, empresa global líder em serviços de TI, anuncia o lançamento de uma nova aplicação que permite acessar e explorar o arquivo digital da Biblioteca Apostólica do Vaticano, possibilitando que o público visualize reproduções de mais de 4 mil manuscritos antigos no website da biblioteca (www.vaticanlibrary.va).
As imagens de alta definição podem ser vistas graças a uma ferramenta de visualização inclusa na tecnologia da solução de arquivo digital AMLAD™. Essa ferramenta, que possui interfaces específicas para diversos tipos de dispositivos, incluindo tablets, traz fácil acesso às incríveis imagens desses manuscritos inestimáveis.
A NTT DATA foi selecionada pela Biblioteca Apostólica do Vaticano para participar de seus projetos de preservação digital. O projeto foi lançado no dia 20 de março de 2014, quando foi assinado o primeiro contrato de quatro anos entre as duas instituições para a digitalização de 3 mil documentos até 2018. A empresa também se aproveitou da tecnologia AMLAD™ para criar a infraestrutura necessária para armazenamento de longo prazo, conservação e visualização digital de espécimes. Agora, a companhia está aprimorando sua tecnologia de gerenciamento de metadados para desenvolver uma eficiente função de busca para o arquivo digital da Biblioteca Apostólica do Vaticano até o fim deste ano.
“Estamos realmente ansiosos para ver esses manuscritos antigos digitalizados em formatos de alta definição disponiveis para pessoas em todo o mundo,” afirma Toshio Iwamoto, presidente e CEO da NTT DATA. “Continuaremos a usar ao máximo nossas tecnologias e soluções de TI para auxiliar o progresso de pesquisas em diversas disciplinas acadêmicas e satisfazer a curiosidade das pessoas sobre esses manuscritos insubstituíveis”.
“Aceitamos satisfeitos a colaboração da NTT DATA ao dar suporte aos aprimoramentos de projeto de arquivamento digital de nossos manuscritos utilizando tecnologias inovadoras,” explicou Monsignor Cesare Pasini, prefeito da Biblioteca Apostólica do Vaticano. “Dessa forma, continuaremos a alimentar nossa missão de tornar esses tesouros da humanidade mais conhecidos, em um profundo espírito de universalidade – tanto em termos de conhecimento, quanto pela colaboração entre instituições e companhias por todo o mundo”.
O novo sistema de arquivamento digital da Biblioteca Apostólica do Vaticano também pode ser acessado pelo portal mantido pela Digita vaticana (www.digitavaticana.org), uma fundação afiliada que levanta fundos para financiar os projetos de preservação da Biblioteca.
Sobre a NTT DATA
A NTT DATA é uma fornecedora líder de serviços de TI e parceira global em inovação sediada em Tóquio, no Japão, com operações comerciais em mais de 40 países. O nosso foco é a ênfase no compromisso em longo prazo, combinando alcance global com proximidade local para oferecer serviços profissionais de primeira linha, que vão desde consultoria e desenvolvimento de sistemas até o outsourcing.