Serviço da Zuum permite uso de serviços em conta bancária pré-paga
Uma novidade inédita lançada pela Zuum, joint-venture entre MasterCard® Inc. e Telefonica Vivo, dá acesso ao consumidor em conta bancária pré-paga em qualquer operadora de celular do País. A partir de agora, os usuários de todas as operadoras de telefonia móvel do Brasil que possuem smartphone terão acesso ao Zuum, que funciona como uma conta no celular pré-paga e possibilita a realização de pagamentos de contas e transferências de dinheiro por meio de um smartphone e o uso de um cartão pré-pago com bandeira MasterCard para compras e saques. Basta fazer o download do aplicativo no celular.
Atualmente 40% da população brasileira, cerca de 55 milhões de pessoas, não possui conta em banco. Segundo dados do Banco Central, 51% dos trabalhadores ainda recebem o pagamento em dinheiro vivo. Para abrir a conta Zuum gratuitamente no celular, basta ligar para *789# do celular Vivo, ler e aceitar os termos de uso do serviço, conferir os dados pessoais (CPF e nome), criar uma senha de seis números e confirmar a operação.
Para começar a utilizá-lo, basta fazer um depósito na conta Zuum. Caso o usuário tenha uma conta corrente em algum dos bancos conveniados, pode fazer o depósito online, a partir de sua conta corrente bancária para a conta Zuum. Também é possível fazer depósitos nos pontos conveniados.
A conta Zuum facilita o dia a dia, permitindo transferências de dinheiro, recargas de crédito de celular, pagamentos de contas e saques na rede Cirrus, tudo sem comprovação de renda, sem mensalidade, sem necessidade de se ter conta em banco. Com a conta Zuum no celular, o usuário pode controlar melhor todos os seus gastos e movimentações, além de contar com total segurança do seu dinheiro.
Um dos principais objetivos da empresa é interligar a população que não possui conta em bancos aos já bancarizados, permitindo a realização de transações financeiras, como o recebimento de salário diretamente no cartão, e transferências: “Dentro desta estratégia, decidimos abrir nossa operação também para os clientes de todas as operadoras móveis através dos smartphones, que hoje já ultrapassam a marca de 70 milhões”, afirma Marcos Etchegoyen, presidente da Zuum.
Segundo o executivo, esta ação faz parte de uma estratégia de crescimento que será feita em etapas: “Hoje nós já atendemos 320 mil clientes. Para o final de 2015, a expectativa é elevar este atendimento para 1,2 milhão de pessoas”, diz o executivo. Atualmente, a empresa atua fisicamente em quatro estados (Sergipe, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Segundo Etchegoyen, a expansão para outros estados deve ser intensificada a partir de janeiro 2015.
Em operação desde junho 2012, a empresa se dedica ao desenvolvimento de um produto que permite a realização de pagamentos e transferências a partir de uma conta pré-paga por meio de telefone celular Vivo e cartão MasterCard® pré-pago.