O principal assunto no mundo da tecnologia na última semana foi o lançamento do novo iPhone e do Apple Watch e como eles podem revolucionar o mercado de pagamentos móveis em todo o mundo. Neste momento, em que iPhones estão por toda parte, essa nova funcionalidade pode ser disruptiva na forma como os celulares são utilizados para compras eletrônicas e pagamentos.
Nos últimos anos, a Apple liderou grandes mudanças no comportamento dos usuários ao redor do mundo – do consumo das mídias sociais até as conversas por videoconferência. Com o alto investimento da companhia em pagamento móvel deveremos ver, nos próximos anos, uma rápida aceleração da adoção desse modelo no mercado de massa. E essa explosão não deverá ser conduzida apenas pela Apple, mas por todos os principais players do setor.
Com isso, o tema, certamente, estará nos principais tópicos de discussão dos profissionais de tecnologia e as empresas de data center terão um papel fundamental para facilitar, de forma significativa, a vida das organizações que oferecem pagamentos móveis – mesmo que muitas delas nem estejam cientes.
Na prática, esses aparelhos estarão equipados com tecnologia sem fio de curto alcance, que transmite um sinal de rádio entre o dispositivo e um receptor próximo – chamado tap-to-pay (toque para pagar), que permitirá aos usuários pagarem suas compras com cartões de crédito registrados no iTunes.
Segundo previsão do Gartner, deveremos ter um crescimento anual composto de 35% no volume global e no valor das transações móveis até 2017. A empresa Visa afirma que, até 2020, metade das transações será realizada por meio de dispositivos móveis. A comodidade que a propagação desta forma de pagamento promete é fantástica para os consumidores, mas é também um empreendimento extremamente complexo para as companhias do setor. E é aí que as empresas de data center podem simplificar a equação por meio de um conceito básico chamado de conexões diretas.
Imagine, por um segundo, a segurança necessária para uma única compra em um dispositivo móvel. As empresas precisam ter certeza de que quem está usando o aparelho é realmente você, o que ocorre por meio de uma autenticação de múltiplos fatores. Isso envolve a confirmação simultânea de diversas informações independentes do comprador, talvez uma senha, proximidade física ao endereço da loja e impressão digital. E não podemos esquecer as diferentes conexões entre os bancos, processadores de pagamento, operadores móveis, entre outros, necessários para concluir a compra.
É uma tonelada de dados por usuário, envolvendo cálculos cada vez mais complexos e uma colcha de retalhos de software e serviços por compra. Grande parte do processamento necessário do computador é feito na nuvem e enviado para todo o mundo pela internet. Mas esse processo não precisa, necessariamente, ser complexo. As empresas de data center, com sites espalhados por todo o mundo, já possuem a tecnologia e confiabilidade necessárias para realizar essa operação em tempo real e com segurança. Além disso, os principais players de pagamentos móveis, muitas vezes, já estão dentro dos data centers.
Por meio de uma simples interconexão em um data center, essas companhias podem estabelecer uma ligação direta e segura com todos os parceiros envolvidos no processo. E esta é a diferença entre estar a poucos metros de distância dos demais players ou estar separado por quilômetros de cabos da Internet pública, com as suas preocupações de segurança e desempenho.
Sobre o Grupo Alog:
A Alog Data Centers do Brasil é uma das principais operadoras de serviços de data center do País. Atende mais de 1.500 clientes corporativos em seus quatro data centers – todos com certificação SAP Infrastructure Operations Services – nas cidades do RJ, SP e Tamboré. Combinados, eles somam 33 mil m² de área construída com capacidade para mais de 100 mil servidores.
A Alog é o único data center no Brasil com espaço disponível para grandes projetos de Colocation, Data Center Container e instalação de grandes antenas. Além disso, os projetos corporativos de alta complexidade de Hosting Gerenciado e cloud computing continuam como foco da Alog. A empresa é a única em seu segmento com dois sites certificados Tier III em diferentes estados e a primeira brasileira a obter o reconhecimento Cool Vendors pelo Gartner.
A Alog conta hoje com mais de 650 profissionais qualificados para prestação de serviços especializados, segue as orientações do ITIL, tem a certificação TIER III em dois de seus sites, os selos SSAE16 tipo II e ISAE3402 tipo II e qualidade assegurada por um sistema de gestão certificado pela ISO 9001:2008.
Em fevereiro de 2011, a Alog vendeu 90% de seu capital para a empresa norte-americana Equinix, Inc, fornecedora global de serviços de data centers, passando a ser uma Plataform EquinixSM Company. A fusão contou com a participação da Riverwood Capital, uma empresa de privaty equity global que investe em empresas de tecnologia. Em Julho de 2014, a Equinix concluiu a aquisição total da Alog ao comprar as partes da Riverwood Capital e dos outros acionistas minoritários em transação comercial de US$ 225 milhões.
A Equinix conecta os negócios de parceiros e clientes ao redor do mundo através de uma plataforma global de data centers de alto desempenho. Mais de 4 mil clientes, entre companhias, instituições financeiras e empresas de serviços de cloud e de conteúdo digital se conectam cerca de 700 prestadores de serviços de rede e contam com a plataforma Equinix para expandir seus negócios, melhorar o desempenho de seus aplicativos e proteger seus ativos digitais. A Equinix possui cerca de 100 datacenters espalhados em 31 mercados estratégicos nas Américas, EMEA (Europe, the Middle East and Africa) e Ásia-Pacífico e investe continuamente na expansão de sua plataforma.
Esse press release contém declarações que envolvem riscos e incertezas. Resultados atuais podem variar das expectativas discutidas nestas declarações. Os fatores que podem causar essas diferenças incluem, mas não se limitam a: desafios de aquisição, operação e construção de centros IBX e desenvolvendo, homologando e entregando os serviços Equinix, custos inesperados ou dificuldades relacionadas à integração das companhias que nós adquirimos ou vamos adquirir; falha na obtenção de lucro significativo de clientes em data centers que foram construídos ou adquiridos recentemente; falha ao completar qualquer acordo financeiro contemplado de tempos em tempos; competição entre concorrentes existentes e novos; a habilidade de gerar fluxo de caixa suficiente ou então, obter fundos para cobrir novas ou grandes dívidas; a perda ou desistência de acordos de negócios com nossos principais clientes; e outros riscos descritos eventualmente pela Equinix na Securities and Exchange Commission. Para mais detalhes, consultar os relatórios trimestrais e anuais da Equinix na Securities and Exchange Commission, as cópias estão à disposição após a solicitação para a Equinix. A Equinix não assume qualquer responsabilidade de atualizar as declarações contidas nesse press release.
Equinix e IBX são marcas registradas da Equinix, Inc.
International Business Exchange é uma marca registrada da Equinix, Inc.
*Por Eduardo Carvalho, presidente da Alog Data Centers do Brasil