Home Mídia Corporativa Energy of life: artistas retratam em obra a sociedade do futuro

Energy of life: artistas retratam em obra a sociedade do futuro

por Agência Canal Veiculação

A Fotolia disponibilizará para download gratuito trabalho, realizado por designer e fotógrafo internacionais, questionando o futuro da humanidade.

 

A Fotolia, banco de imagens líder no mercado europeu, reafirma seu comprometimento em democratizar o acesso à arte digital em sua mais recente temporada do Projeto TEN – evento criativo e educacional que a cada dois meses desafia um fotógrafo e um designer mundialmente famosos a colaborarem em uma obra, além de disponibilizar gratuitamente para download o passo a passo do processo criativo. No próximo dia 10 de setembro, os amantes de design e fotografia terão acesso ao trabalho “Energy of Life” – do renomado artista francês Christophe Huet (famoso por sua campanha para a Perrier, em que o calor faz os objetos “derreterem”) e do fotógrafo espanhol Mikel Muruzabal.

Esta nova criação em equipe instiga a mente do observador com uma ideia de como o ser humano será no futuro: cansado, estigmatizado pela sociedade, com a sua própria humanidade sob ameaça. Para Christophe, dinheiro, poder e individualismo estão gradualmente devorando os valores de base e os da sociedade. “Aos poucos, a corrida em direção ao consumo em massa está se tornando um meio de vida, onde nós queremos TER, e não SER”, explica o designer. “E isso nos aliena de nós mesmos”.

Já o espanhol Mikel questiona como pode a humanidade evoluir em tal ambiente? “Nós quisemos criar uma metáfora sobre a forma como existimos agora como uma sociedade: encaixotados, engaiolados, tanto fisicamente quanto mentalmente”, acrescenta o fotógrafo, explicando que, em Energy of Life, as caixas gradualmente crescem até que elas substituem o coração, que se tornou artificial e fabricado.

Entretanto, para Christophe, a esperança ainda vive na árvore da vida, que simboliza os pulmões. “As árvores estão de cabeça pra baixo porque é assim que os bebês nascem. A cabeça para baixo, pernas para o ar, e o coração acima de suas cabeças”, diz o francês, acrescentando que a árvore mostra que algum tipo de humanidade ainda existe, agindo como um raio de luz que conecta o coração e o espírito. “Nenhum pode existir sem o outro; eles sustentam um ao outro da mesma forma que as pessoas sustentam umas às outras. Nossa cabeça precisa do coração e vice-versa; pessoas precisam de pessoas, e sempre precisarão”.

Unindo talentos para criar um trabalho compartilhado

A nova temporada do Projeto TEN enfatiza o trabalho em equipe. “Eu aprendi muito trabalhando com um parceiro e amei a experiência”, diz Mikel, explicando que, ainda assim, sua colaboração poderia ter se tornado algo problemático. “Nossos mundos são muito diferentes. Mas em vez de minar o projeto, foram exatamente as diferenças que o fizeram crescer”, adiciona.

Christophe diz que não tem nenhum truque. “Eu simplesmente foco no equilíbrio necessário à imagem. Não uso nada mais complicado do que Photoshop e quando quero sobrepor camadas de fotografias, a coisa mais importante, é sempre prestar muita atenção na iluminação. Se a luz vem da mesma direção, você não vai ter trabalho ao conectar as imagens umas às outras.”

Já para Mikel, o truque é usar uma Canon. “Se eu tivesse que escolher só uma das minhas lentes, seria a minha Canon 85mm 1.2. Eu a uso em quase todo o meu trabalho”, explica o fotógrafo, que revelou um de seus truques para criar cenas onde ele deseja incluir uma pessoa: primeiro, ele faz um set em miniatura de poliestireno e o fotografa com a mesma iluminação usada para o modelo. Para torná-lo o mais realista possível, ele aplica camadas de texturas (madeira, cimento, etc) para dar uma impressão de construções reais; é um truque simples que requer pouco tempo e dinheiro.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações