As redes sociais são ótimas ferramentas para monitorar o que é notícia, os assuntos mais comentados do momento e o que gera ou não o boca a boca. O tema do momento sem dúvida é a Copa do Mundo e o monitoramento dessas redes permite analisar o que está sendo mais discutido, as marcas mais citadas, os jogadores mais influentes, entre outras diversas informações, que também podem ser usadas como oportunidades em alguns negócios.
Como saber o que falam da Copa nas Redes Sociais?
Canais como Facebook, Twitter e Google se prepararam para a Copa do Mundo lançando ferramentas e páginas exclusivas para a cobertura do evento feita com base no que os usuários estão comentando.
No Facebook, com o Trending World Cup, é possível acompanhar não só os jogos como também os principais comentários sobre a Copa.
O Twitter também lançou diversas ferramentas específicas para o evento.
Ao buscar pelas hashtags #WorldCup ou #WorldCup2014, é possível visualizar os principais tweets em relação a Copa, tanto de pessoas que estão na sua rede, quanto também perfis relevantes de jogadores, técnicos, imprensa, entre outros.
O Google não ficou de fora da Copa do Mundo! A empresa lançou uma versão especial do Google Trends com as principais tendências em relação ao evento, qual o sentimento dos países em cada partida (otimista, ansioso, chateado), os jogadores em ascensão, as principais perguntas, entre outros diversos dados.
O Instagram não possui nenhuma ferramenta específica, mas basta uma busca por hashtags como #CopadoMundo, #WorldCup2014, entre outras, que já é possível ter uma ideia de algumas das fotos compartilhadas em relação ao torneio.
A plataforma Apita Brasil também foi criada para monitorar os principais assuntos comentados por brasileiros no Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e Google+. Os dados são categorizados a cada 1 hora, o assunto mais comentado agora, por exemplo, é referente a “Polêmica e Organização”. Outros assuntos como Neymar, Dilma Roussef, Arena São Paulo também foram mencionados.
E onde entra meu negócio nessa história?
O monitoramento é a chave para qualquer planejamento eficiente e por isso, ele é essencial também para identificar oportunidades. No caso do monitoramento da Copa do Mundo, esse é o assunto do momento, então independente do negócio ter ou não alguma relação com o evento, é importante saber o que está sendo falado sobre ele.
No Google Trends, por exemplo, na análise do Brasil, percebeu-se que a busca por unhas decorativas com temas da seleção cresceu muito. Se você possui um negócio de unhas decorativas, um salão de beleza, um blog de Moda, é um tema que pode ser aproveitado.
Também foi analisado que na Espanha, a cidade de Curitiba está sendo mais pesquisada do que Ibiza, algo que pode ser aproveitado por companhias aéreas, agências de turismo, entre outros. Uma busca em ascensão que foi feita durante a partida Brasil X Croácia foi “como fazer pipoca doce?”, oportunidade que poderia ser aproveitada por blogs de gastronomia, restaurantes, bares e até mesmo buffets infantis.
Para trabalhar com marketing digital, é necessário sempre saber aproveitar o momento, então independente do ramo de negócio, saber o que está acontecendo é essencial.
Laís Maciel, diretora de Planejamento e Novos Negócios da Big Bang Online, é jornalista, especialista em Comunicação Digital e Marketing.
Sobre a Big Bang
Com mais de 10 anos de atuação em comunicação empresarial, a Big Bang Online é uma agência especializada em mídias sociais, PR Digital e Comunicação Online. Com uma equipe experiente em comunicação empresarial voltada para mídias digitais, oferece serviços de comunicação em mídias sociais, gerenciamento de reputação online, relações públicas em sites de busca, blog corporativo, comunicação interna 2.0, monitoramento da marca e SEO Webwriting. Entre seus clientes estão Assist Card, Fast Frame, Onduline, Gomaq, entre outras empresas.