Em março de 2011, a Mozilla lançou o Firefox 4.0, que permitia ativar o WebGL como padrão. Um mês depois, a PlayCanvas foi criada e os seus mentores começaram a desenvolver uma plataforma de jogos diferente de tudo o que havia antes.
Will Eastcott, co-criador do PlayCanvas, foi convidado a postar seu texto no Blog Mozilla Hacks, que publica informações essenciais para desenvolvedores de código aberto, trazendo notícias e descrições detalhadas de tecnologias e recursos.
Em seu post, o autor – que trabalha na indústria gamer há 17 anos – afirma que este é o melhor momento para a novidade: “Recentemente, a Apple anunciou o suporte para WebGL no seus sistemas OS X e iOS 8. Então não há melhor hora para uma boa notícia: a plataforma PlayCanvas agora é aberta!”, afirma.
A engine PlayCanvas é uma biblioteca JavaScript, projetada especificamente para a criação de jogos para videogames. A plataforma possui os principais componentes necessários para criar jogos de alta qualidade.
“Sendo um desenvolvedor, você quer APIs bem documentadas e arquitetadas. Mas também quer ser capaz de entender o que está acontecendo ‘por debaixo dos panos’ e fazer o debug quando as coisas dão errado. (…) Além disso, você precisa de gráficos realmente bons, engines de física e de áudio. Mas a engine PlayCanvas avança mais neste sentido. Ela expõe um framework do jogo, implementando um sistema de entidade de componente, o que permite construir os objetos em seus jogos como se fossem blocos de Lego”, completa Eastcott.
No texto, Eastcoot demostra visualmente como isso acontece por meio de um exemplo simples em Codepen: uma bala de canhão quebrando uma parede.
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