A Secretaria Municipal de Cultura abre a partir da próxima segunda-feira (dia 26), as inscrições para duas novas oficinas culturais gratuitas com início em junho: Fotografia, por Marta Campos e Roteiro para Ficção: da criatividade à técnica, por Marcos Otero.
As adesões devem ser realizadas no Centro Cultural Wanderley Peres em Indaiatuba-SP, mesmo local das aulas, com o preenchimento de ficha de inscrição, apresentação de comprovante de residência em Indaiatuba e doação de um pacote de fralda geriátrica, que será revertido para as entidades atendidas pelo Funssol.
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.
Em ambas, podem participar todos os interessados acima de 16 anos. Informações: (19) 3825-2056.
Fotografia por Marta Campos
Tema proposto: Oras Bolas
Objetivo: propor aos participantes um aprendizado básico de fotografia teórico e prático. Aproveitando a Copa do Mundo, a ideia é explorar a bola para passar os conceitos básicos de fotografia.
Dia de semana: terça-feira
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
Início: 3 de junho
Vagas: 30
Marta Campos teve sua vocação para fotógrafa despertada após ver uma exposição de Richard Avedon em Nova Iorque. Morando na França durante 16 anos, se dedicou e estudou durante dois anos na faculdade de fotografia. Estagiou em uma das maiores agências de fotografia do mundo, a Magnum Fotos (Cartier Bresson fez parte dessa agência), estagiou em jornais e no exército francês, progredindo na carreira de fotojornalista.
De volta ao Brasil, morou em São Paulo, onde desenvolveu vários trabalhos para a Embaixada Francesa e em uma Agência de Imprensa (Argos Foto). Após três anos, escolheu Indaiatuba para morar, onde hoje se sente realizada plenamente sendo proprietária de um estúdio fotográfico e lecionando a fotografia, sua primeira paixão.
Roteiro para Ficção: da criatividade à técnica por Marcos Otero
Objetivo: preparar iniciantes em seu primeiro contato com a técnica de roteirizar para cinema e ampliar o conhecimento daqueles que estão em nível amador-avançado, priorizando a escrita para o cinema comercial em filmes de gênero, são o foco desta oficina.
Dia da semana: sábado
Horário: 14h às 17h
Público-alvo: jovens e adultos (a partir de 16 anos)
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
Início: 7 de junho
Vagas: 30
Atuando há 16 anos como roteirista (além de diretor e produtor cinematográfico), Marcos Otero (foto) já escreveu mais de 50 roteiros de curtas e longas-metragens e também documentários. Dentre esses, 25 foram filmados. Roteirista e diretor da longa Catarina – A Lenda da Loira do Banheiro (2013), o filme vem recebendo elogios de crítica e público pelo roteiro e direção.
Foi autor da minissérie Periferias – Histórias de Vida, roteiro que participou do Fica-TV 2009, da TV Brasil. É script-doutor, analisando roteiros de outros profissionais. Estudou técnicas de Doc Comparato, Syd Field e Robert Mckee.