As imagens reveladas pela terceira edição do concurso realizado pela Nikon, The Nikon Small World, apresentam um universo que se esconde à nossa volta. Os vídeos mostram que esse mundo microscópico pode ser muito mais belo do que imagina a nossa vã filosofia. A foto vencedora do concurso foi a de um embrião de uma codorna com menos de 23 milímetros de comprimento, de autoria do Dr. Gabriel G. Martins.
O pesquisador do Instituto Gulbenkian de Ciência utilizou a composição de mais de mil imagens distintas em 3D.
O segundo lugar foi para o trabalho de Michael Weber, do Instituto Max Planck de Biologia Molecular, e destaca o coração do embrião de um peixe zebra, aos dois dias de vida. O diminuto órgão de 250 micrômetros (pouco maior que um fio de cabelo) foi desenvolvido e revelado em 3D, depois de ser capturado por microscopia de florescência.
As imagens do terceiro lugar revelam o trabalho do Dr. Lin Shao, do Instituto Médico Howard Hughes, representando o interior das mitocôndrias de uma célula viva.
O porta-voz da Nikon, Eric Flem, declarou que “os vídeos selecionados refletem o verdadeiro espírito do concurso, cujo objetivo é nos fazer lembrar que o avanço diário da ciência e tecnologia de vanguarda podem revelar aspectos inesperados e, surpreendentemente, singelos.”
Primeiro colocado
Segundo colocado
Terceiro colocado