Home Atualidades Cultura Gamer transforma fachada do FIESP em SP em ‘tela gamer gigante’

Cultura Gamer transforma fachada do FIESP em SP em ‘tela gamer gigante’

por Plantão da Redação

A fachada externa do edifício Fiesp/Sesi virou ponto de referência em 2013 com a 1ª edição da mostra de arte digital Play!. Todo mundo que passava por ele na Av. Paulista, ou parava alguns intantes para entender suas projeções, ou continuava caminhando com o perigo de trombar em alguma outra pessoa pelo caminho. Pois bem, chegou a hora da Play! estrear sua 2ª temporada a partir do dia 7 de abril na Galeria de Arte Digital do prédio. São três obras interativas, três obras visuais e um show audiovisual de artistas nacionais e internacionais.

Tudo embalado pela influência dos videogames na formação da cultura contemporânea. Os sete participantes tentam abordar desta vez, temas sociais e de políticas públicas. Além disso, são convidados a imaginar novas formas de jogos que possam ser colocados nas mãos dos participantes. Com o uso de smartphones e tecnologia móvel cada vez mais incorporado, a Play! 2014 levanta a questão de como seria o desenvolvimento dos jogos se o usuário estivesse mais domínio na execução dos mesmos.

Na programação deste ano estão obras como a Car Crush SP, do brasileiro Paulo Muggler. Ele criou um aplicativo inspirado no jogo Candy Crush Saga, no qual carros coloridos e outros veículos tomam o lugar das famigeradas barrinhas de doce. Já Play Goal do artista alemão Pfadfinderei baseia-se nos jogos de cobrança de pênaltis incorporando a estética dos jogos de pinball (arcade), em um momento no qual o país está vivendo os últimos preparativos para receber a Copa do Mundo.

A dupla espanhola Dollsquimia é outra atração deste ano, com a obra “Push the Button”, uma performance generativa nos dias 12 e 13 de abril, às 20h. Ela combina música 8 bits, estética de competição dos games, estética do erro, remix, instrumentos adaptados, vozes sintéticas e o uso de código-arte como audiovisual. Formada por Iona Pergo (vocalista / compositora / artista visual) e Ravel Creixach (produtor musical), a dupla faz uso de sintetizadores, gadgets, peripherals típicos de jogos (Guitar Rig, controles de Playstation, Game Boys, Videogames, etc.), de modo a produzir áudio e vídeo em tempo real.

 

Confira abaixo a grade de programação do dia 07 de abril à 04 de maio:

20h às 22h – Obras interativas, alterando em 10 minutos cada.
– “Car Crush SP”, por Paulo Muggler
– “Play Goal”, por Pfadfinderei
– “Street Crosser”, por Noobware & Nutune

22h às 6h – Todas as obras em vídeo (em loop)
– “SP-O-Matic”, por vapor 324
– “Indie Pixel Life”, por Duo2
– “Pixels Deslocados”, por Alberto Zanella
*As obras são intercaladas por vinhetas Play!

12 e 13 de abril – 20h às 20h30
– “Push The Button”, por Dollsquimia

O-prédio-da-Fiesp-vai-virar-um-gigantesco-videogame

2ª edição da mostra Play! toma conta da fachada do edifício a partir do dia 7 de abril

 

Serviço:
2ª edição da Play!, na Galeria de Arte Digital (fachada externa do edifício Fiesp/Sesi)- Av. Paulista, 1313 – Bela Vista, São Paulo/SP. Em cartaz: 7 de abril à 4 de maio, das 20h às 6h. Gratuito.

Informações: https://www.facebook.com/VerveCultural

Fotos: Divulgação

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações