A primeira participação da WAGO, empresa alemã inventora da conexão a mola e líder mundial nesta tecnologia, na Feicon Batimat – Feira Internacional da Indústria da Construção, encerrada em 22 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, rendeu excelentes oportunidades de negócios. Com 85 mil m2 e 130 mil visitantes, a vigésima edição do evento marcou a história da empresa no Brasil ao fortalecer ainda mais o relacionamento com clientes e especificadores dos produtos da marca.
“O volume de visitantes e consultas que recebemos demonstra que o mercado respondeu positivamente ao nosso trabalho. Foi uma vitrine e tanto para nossa linha de Conexão Automática 222 e para nosso sistema de Conectores Plugáveis WINSTA. Certamente, depois dessa participação, teremos um melhor posicionamento”, comemora Marcos Salmi, diretor geral da WAGO.
Praticidade, rapidez e durabilidade
Com 90% de market share em emendas elétricas na Alemanha, a Linha de Conexão Automática 222 – a vedete no estande da WAGO na Feicon – representa a simplicidade e, ao mesmo tempo, a alta tecnologia. Os benefícios contidos no produto atestam a afirmação: há um gabarito que auxilia os instaladores a efetuarem a decapagem dos fios e cabos na medida certa, evitando, assim, o desperdício; por meio do fácil manuseio de alavancas, o conector 222 faz simultaneamente a isolação e a conexão dos condutores, independentemente da experiência do usuário, resultando em uma emenda elétrica perfeita.
Composta por três modelos, a Linha 222 pode conectar dois, três ou cinco fios de cabos de 0,08 a 4mm² em um mesmo potencial, além de permitir derivações. O efeito é uma conexão de excelente qualidade, com pressão constante sobre o condutor, eliminando o mau contato, a perda de energia elétrica e a necessidade de reapertos. Todas essas vantagens se traduzem em economia não apenas de tempo, mas também de dinheiro.
Por serem compactos, os conectores 222 ocupam menos espaço e permitem uma instalação segura e de qualidade. São feitos de material autoextinguível, que evitam a propagação de chamas. Todos os modelos possuem pontos de verificação da tensão elétrica sem a necessidade de se desfazer a emenda, e são passíveis de reutilização. São indicados para diversas aplicações, como caixas de distribuição, de passagem ou de derivação, rede aérea, luminárias, tomadas, extensões e instalações elétricas em geral.
“Os visitantes da feira, principalmente os profissionais da área elétrica, se impressionaram ao perceber o quanto podem ganhar em tempo para fazer as conexões elétricas de uma instalação e em qualidade do serviço final, pois o produto reúne tudo o que é necessário para uma emenda perfeita e ainda facilita muito os diversos tipos de aplicações porque permite o uso de diferentes tipos e dimensões de fios”, destaca o diretor da WAGO.
Sem parafusos
Ideais para o uso em instalações elétricas industriais e residenciais, os Conectores Plugáveis do sistema WINSTA® contam com um moderno sistema de encaixe, que dispensa o uso de parafusos. Com sistema de plug, conexão a mola, cabos e derivações, o uso desta tecnologia proporciona uma instalação de qualidade, trazendo significativas economias no tempo de montagem. Além dos modelos para luminárias, que foram destaque do estande na Feicon, a WAGO oferece, ainda, uma linha de caixas de derivação para instalação elétrica em pisos.
Dentre os inúmeros benefícios da tecnologia de conexão a mola, destacam-se diminuição de até 75% no tempo de instalação; conexão dos fios e cabos sem risco de danificá-los, independentemente da habilidade do instalador e sem o uso de ferramentas especiais; diversidade de modelos para fios e cabos de 0,14 a 95mm²; entre outros.
Perfil WAGO
A WAGO, inventora da conexão a mola e líder nesta tecnologia – com mais de 55 bilhões de molas comercializadas no mundo –, está presente nos cinco continentes, em mais de 80 países, empregando 6,7 mil pessoas. Fundada em 1951, a empresa alemã hoje atende ao mercado mundial a partir de suas oito unidades fabris, localizadas em Minden e Sondershausen, na Alemanha; Suíça; Polônia; Índia; França; Estados Unidos e Japão. Totalmente automatizado, o estoque central em Sondershausen processa e distribui mais de dois mil pedidos diariamente para todo o globo.
São 100 mil itens disponíveis entre conexões elétricas e automação, suas duas linhas de atuação. O extenso portfólio garante a presença dos produtos da marca nos mais variados segmentos e aplicações, como industrial, automotivo, de construção, automação predial, metroferroviário, iluminação, entre outros. Em seu país de origem, a WAGO é líder de mercado em emendas elétricas, com 90% de market share.
Presente no Brasil desde 2005, a WAGO emprega 60 funcionários e tem seu faturamento dividido em conexões elétricas (65%) e automação (35%). Instalada em Itupeva, São Paulo, a WAGO possui mais de 1.500 pontos de vendas cadastrados e tem como meta dobrar este número neste ano. De 2009 a 2013, a empresa triplicou seus negócios no País e estima, para os próximos cinco anos, dobrar esse volume. Para 2014, as perspectivas apontam crescimento de 20% nos negócios no Brasil.