Home Mídia Corporativa Quatro motivos para incluir Big Data no seu e-commerce

Quatro motivos para incluir Big Data no seu e-commerce

por Agência Canal Veiculação

Dois séculos depois da Revolução Industrial, o mundo começa a viver um novo ciclo: a Revolução Informacional. Essa revolução nos promete uma grande mudança, da automação da produção e do consumo de bens de informação, e o Big Data é apenas o elemento mais aparente dessa enorme revolução.

Os benefícios potenciais que o Big Data pode trazer para as empresas engoblam diferentes áreas e processos, mas são indiscutíveis. Confira abaixo quatro grandes motivos para investir em tirar proveito do Big Data na sua loja virtual:

Automação – O volume de informações disponíveis hoje permite a automação de diferentes processos dentro de uma loja virtual, como o preenchimento de cadastro dos usuários, o enriquecimento de dados ou mesmo a configuração de preços. A automação reduz a fricção nos processos de cadastro e compra, aumentando as vendas.

Conhecimento do usuário: Todo e-commerce possui uma enorme riqueza de informações: termos e produtos que foram pesquisados ou visualizados, logs de navegação dos usuários, compras abandonadas ou efetivadas, e outras. Ao mesmo tempo, as interações sociais – posts, tweets, check-ins – representam mais de 80% dos dados que trafegam on-line. As ferramentas de manipulação de Big Data permitem a combinação dessas informações internas e externas permitindo as empresas entender melhor seus clientes (atuais e potenciais) e criar ações publicitárias e de relacionamento mais efetivas, que se traduzem em mais vendas e maiores lucros.
Conhecimento do mercado: Do outro lado da moeda, a riqueza de dados disponíveis permite que qualquer empresa conheça seus concorrentes nos mais mínimos detalhes, dos preços praticados às promoções sendo realizadas, facilitando o planejamento estratégico e a realização de ações focadas nos pontos fracos da competição, bem como entender as estratégias mais bem sucedidas no mercado.

Inovação: Uma pesquisa da Edgell Knowledge Network sobre a percepção do Big Data entre os executivos do varejo norte-americano apontou que apenas três em cada dez lojistas já executou ou está para executar algum projeto de Big Data. Isso significa que soluções dessa natureza ainda são inovadoras, e podem representar uma vantagem competitiva para o e-commerce.

*Thoran Rodrigues é CEO da BigData Corp., empresa especializada em soluções de Big Data.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações