Uma empresa espanhola está criando um novo sistema de autenticação para plataformas online. O FaceOn permite que o usuário, através de uma fotografia do rosto, faça o “login” em sites como Facebook ou outros online.
Para que seja possível uma fotografia funcionar como senha de acesso online, a Argos Global criou um sistema biométrico que reconhece os traços faciais do usuário.
A primeira vez que o usuário acessa à aplicação desenvolvida por esta empresa espanhola, com sede em Madrid, são tiradas 20 fotografias do rosto, em várias perspectivas e diversos locais, para ter em conta as diferenças de luz, mas nos restantes acessos, apenas são precisos dois segundos para se estar autenticado.
Esta aplicação surge numa altura em que a usurpação de identidade é cada vez mais frequente na internet. “Qualquer pessoa atualmente realiza mais visitas virtuais do que físicas e necessita de se identificar entre 10 a 12 vezes por dia. Esta situação conduz a problemas de segurança, já que se está constantemente a introduzir dados de identificação e senhas de acesso. No ambiente das redes sociais, há também um enorme problema com a falsificação de identidades”, salientou Adan Bastos, da Argos Global, em declarações ao “El Mundo“.
O FaceOn permite reconhecer e autenticar o dono do equipamento móvel e dos perfis digitais, sem recurso à introdução de dados.
Empresas como a Vodafone e o BBVA já demonstraram interesse nesta aplicação por motivos de segurança, embora a Argos Global também antecipe outras potencialidades.
Segundo Adan Bastos, “este tipo de tecnologia também pode ter desenvolvimentos na área de marketing, porque ao contrário das visitas registradas na Web, com um sistema como o FaceOn seria possível detetar que pessoa em concreto está visitando o site e em troca poderia oferecer-se algum retorno, como brindes”.