Home Atualidades Asteroide passa hoje perto da Terra, mas sem risco de colisão

Asteroide passa hoje perto da Terra, mas sem risco de colisão

por Plantão da Redação

Um asteróide, já conhecido pelos astrônomos, deverá passar esta quarta-feira perto da Terra, a uma distância inferior da que separa o «planeta azul» da Lua, mas sem perigo de colisão, informou a agência espacial norte-americana NASA.

O corpo rochoso, batizado como 2014 DX110, mede cerca de 30 metros de diâmetro e aproximar-se-á o mais perto da Terra a 348 mil quilômetros, cerca das 21:00 GMT (mesma hora em Lisboa). A distância média entre a Terra e a Lua ronda os 385 mil quilômetros.

Segundo os cientistas, uma colisão de um asteroide com a Terra é muito rara e nenhum dos corpos rochosos já detetados apresenta risco futuro.

Contudo, em fevereiro do ano passado, um asteroide de 15 metros de diâmetro caiu na Rússia, causando feridos e estragos, pelo que, para os astrônomos, a identificação destes objetos celestes é urgente.

De acordo com a NASA, há provavelmente 25 mil asteroides com pelo menos 100 metros de diâmetro nas órbitas próximas da Terra, mas somente 25 por cento deles foram detetados.

O Congresso norte-americano pediu, em 2005, à agência espacial norte-americana para encontrar os asteroides com mais de 140 metros de diâmetro, potencialmente capazes de destruir grandes aglomerados populacionais.

550

O corpo rochoso, batizado como 2014 DX110, mede cerca de 30 metros de diâmetro e aproximar-se-á o mais perto da Terra a 348 mil quilómetros | DIVULGAÇÃO: Asteroide [NASA]

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações