Pagamento eletrônico: segurança é o maior desafio das empresas que querem entrar neste mercado
Com a popularização do uso da internet e dispositivos eletrônicos na área financeira, sistemas personalizados garantem maior confiabilidade nas transações
No último ano, o mercado brasileiro de e-commerce ultrapassou os R$ 30 bilhões de faturamento, apresentando um crescimento de mais de 25% em vendas, e as transações eletrônicas financeiras tendem a aumentar ainda mais nos próximos anos. Além da popularização das compras via web, o uso de cartões pré-pagos e telefones celulares está mais próximo do cotidiano do brasileiro.
“O foco da tecnologia é sempre facilitar a vida do consumidor. Ao mesmo tempo em que a inovação garante uma abertura de mercado a empresas de pagamento móvel e eletrônico, crescem as tentativas de ações fraudulentas e roubo de dados. É fundamental a conscientização de que quaisquer problemas de vazamento de informações financeiras podem causar um dano muito alto na imagem corporativa, que muitas vezes demorou anos para ser construída”, comenta Bruno Kilian, consultor da eWave do Brasil, empresa provedora de soluções de TI.
Atualmente já existem empresas que estão no mercado de pagamento on-line há alguns anos e estão trazendo sua experiência para a área móvel, com soluções inovadoras e objetivas, mas a tendência é que haja crescimento de opções no setor. “A expectativa é que tenhamos cada vez mais fornecedores deste segmento, a fim de que as soluções sejam cada vez mais inovadoras e facilitem a vida dos usuários. E, na corrida contra o tempo e a concorrência, a segurança é item obrigatório na agenda das empresas em 2014”, afirma Kilian.
Segundo o consultor, as aplicações personalizadas oferecem mais segurança para as transações eletrônicas e são um caminho para o crescimento das empresas que querem garantir mais transparência, confiança e proximidade na relação com o cliente final. “O aumento das aplicações corporativas – sistemas personalizados – é inevitável para o crescimento dos negócios no setor. É preciso buscar fornecedores de TI que ofereçam soluções inovadoras, sem perder o foco na objetividade e segurança.”
Kilian destaca que quando o assunto é segurança, o foco não é apenas os dados que correm fora dos “muros” das empresas, mas também sobre os que trafegam internamente. “Parte das fraudes são executadas dentro das próprias corporações, por brechas de segurança nos aplicativos. Em relação às tecnologias antifraudes, há soluções de TI próprias para cada necessidade, que diminuem os riscos e perdas para as empresas e seus clientes.”
O especialista ressalta que é senso comum dizer que “o Brasil tem uma criatividade acima da média quando se diz respeito a fraudes” e, por isso, a personalização de tecnologias de segurança se faz tão importante. “Um dos destaques são soluções que permitem que a identificação e o combate a ações fraudulentas aconteçam praticamente ao mesmo tempo, de acordo com a necessidade específica da empresa. Com essa ferramenta, o especialista da área pode criar políticas e parâmetros de fraude, executar sobre sua base histórica, identificar padrões e disponibilizar os cenários já conhecidos sobre transações que estão acontecendo em tempo real, prevenindo fraudes, protegendo dados e evitando grandes prejuízos. Com a melhoria contínua das tecnologias de segurança, o objetivo é que, em um futuro não muito distante, as transações de pagamento eletrônico sejam mais frequentes e que possamos nos livrar de mais um item da carteira: as cédulas em papel.”
Sobre a eWave do Brasil
A eWave do Brasil é uma empresa provedora de soluções de Tecnologia da Informação, especialista em desenvolvimento, implantação e integração de sistemas. Do grupo da multinacional israelense The eWave Group, atua desde 2006 e possui escritórios em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O rol de clientes da eWave já soma mais de 100 das principais empresas do Brasil, com nomes de peso em diversos segmentos de mercado.