Home Mídia Corporativa Novas regras em vigor para o setor mineral sem o Novo Marco da Mineração

Novas regras em vigor para o setor mineral sem o Novo Marco da Mineração

por Agência Canal Veiculação

“No dia 11 de dezembro último foi publicada a Portaria nº 519 de 28/11/2013 do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM que instituiu a Declaração de Investimento em Pesquisa Mineral – DIPEM. A citada portaria obriga o titular de alvarás de pesquisa a entregar a DIPEM até o dia 30 de abril de cada ano. Da aludida declaração deverão constar diversas informações, como, entre outras, o valor detalhado do investimento aplicado pelo titular por substância mineral. Como é comum no País, normas infralegais, como referida portaria, criam obrigações e punições ao particular, quando, como determina a Constituição Federal, apenas a lei deveria fazê-lo. Nessa linha, causam especial estranheza as penalidades impostas pela falta de entrega da DIPEM que podem acarretar até a caducidade do título. Combater os especuladores é salutar, mas não se deve fazê-lo rasgando a Constituição e retirando do Congresso a prerrogativa de discutir o Novo Marco Regulatório da Mineração”, a afirmação é do advogado Alexandre Sion, titular da Sion Advogados e especialista em Direito Minerário*.

* Alexandre Oheb Sion – Advogado com formação em Direito e Administração de Empresas, Mestre em Direito Internacional Comercial (L.LM) pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Especialista em Direito Constitucional. Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil (FGV). Possui sólida experiência no apoio à implantação e operação de grandes empreendimentos de infraestrutura no Brasil e com mais de 20 anos de experiência na elaboração de contratos complexos. Atuante do Direito Empresarial, com destaque para as áreas: Contratual, Minerária, Ambiental, Fusões e Aquisições, Imobiliário, Societário e Contencioso Estratégico

Trabalhou como advogado interno (2001 a 2011) da Vale, MMX e Anglo American, tendo ocupado nestas duas últimas empresas funções executivas na área jurídica. Nos últimos anos foi o Head do Jurídico Regulatório do grupo Anglo American no Brasil, respondendo por Mineração, Meio Ambiente, Ferrovia, Porto e Energia.

É Presidente da Comissão de Direito de Infraestrutura da OAB/MG, coordenador do Grupo de Trabalho Jurídico do Sindiextra – Sindicato da Indústria Mineral do Estado de MG, Membro das Comissões de Direito Minerário e Direito de Energia da OAB/MG, Membro da Comissão de Advocacia Corporativa da OAB/MG (2010-2012), Membro da Comissão Jurídica do Ibram – Instituto Brasileiro de Mineração, Membro da Comissão de Empresários para o Meio Ambiente da FIEMG (2010-2012), Professor universitário de Direito Ambiental em cursos de Graduação e Pós-Graduação desde 2004. É, também, palestrante atuante em diversas capitais e autor de uma variedade de artigos jurídicos.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações