Home Atualidades Perspectivas para o mercado de redes sem fio para 2014

Perspectivas para o mercado de redes sem fio para 2014

por Agência Canal Veiculação

A Ruckus Wireless, Inc. revela as principais tendências de Wi-Fi para 2014 nos setores corporativos e de operadoras. O ritmo acelerado de dispositivos móveis irá continuar. Empresas de diferentes setores necessitam proporcionar um desempenho sem fio confiável e consistente para os seus funcionários e clientes.

Operadoras e provedores de serviços precisam construir uma infraestrutura Wi-Fi forte não só para diminuir o congestionamento da rede, mas também para capacitá-los para proporcionar uma experiência Wi-Fi rápida, confiável e abrangente para os assinantes.

O Brasil chegou a seis mil hotspots Wi-Fi públicos em outubro, de acordo com dados publicados pela Teleco. Atualmente, 795 municípios brasileiros têm acesso Wi-Fi disponível para a população, inclusive em áreas rurais. O número total de hotspots no Brasil atingiu a marca de 67.953.

Estas são as perspectivas da Ruckus Wireless para 2014:

Principais tendências de Wi-Fi: previsões 2014 para o setor corporativo

1. A adoção dos pontos de acesso (APs) 802.11ac vai aumentar, impulsionada principalmente por mais dispositivos habilitados para 802.11ac, e também por conta da oferta de APs 802.11ac 2×2 de menor custo pelos fornecedores.

2. As soluções em nuvem para gestão e serviços Wi-Fi continuarão a fornecer tecnologia ‘fora de alcance’ para as PMEs.

3. Análise de localização com base em Wi-Fi vai desempenhar um papel maior para as organizações aumentando a inteligência de negócios, a definição de políticas de segurança e a melhoria da experiência Wi-Fi gratuita do cliente/usuário.

4. As estatísticas irão tornar-se mais importantes, especificamente para correlacionar muitos pontos de dados de clientes (locais, aplicativos, tipo de dispositivo, tendências, etc.)

5. Vamos ver uma continuação da adoção e integração de soluções BYOD e gerenciamento de dispositivos.

6. Hotspot 2.0 vai ter tração na empresa como mais um meio para fornecer acesso Wi-Fi.

7. As mídias sociais (Facebook , Google+), como credenciais de ingresso para acesso Wi-Fi, serão difundidas entre as organizações que fornecem o acesso a visitantes.

Principais tendências de Wi-Fi: previsões para provedores de serviço/ operadoras

1. Os consórcios de roaming Hotspot 2.0, em grande escala, se tornarão uma realidade. Eles irão permitir a conectividade automática e segura de redes Wi-Fi com dezenas de milhares de parceiros de roaming e milhões de APs. A maioria desses parceiros serão locais públicos que têm amplas implementações de Wi-Fi no interior.

2. As empresas continuam a olhar para serviços de Wi-Fi gerenciados e para resolução de problemas com a complexidade da rede, novos serviços e uma escassez de competências em muitas empresas de TI.

3. Os serviços baseados em localização irão tornar-se uma parte rentável de serviços gerenciados.

4. Handoff Wi-Fi simples vai se tornar uma realidade com tecnologias como 802.11r e 802.11k fazendo seu caminho para dispositivos móveis e APs.

5. MSOs de cabo em todo o mundo vão continuar a adotar, de forma agressiva, a tecnologia Wi -Fi, como forma de afastar o excesso de construtores, adicionar ao seu pacote de serviços e pegar as melhores localizações. Isso também irá definir o cenário para as relações com MNOs em roaming no futuro.

6. O trabalho continua na convergência de Wi-Fi e pequenas células LTE, mas as células pequenas são improváveis ​​de surgir em grande número antes de 2015.

7. Sistemas de gerenciamento de Wi-Fi de operadoras começarão a chegar à infraestrutura de rede Wi-Fi de classe de operadora.

8. O trabalho prosseguirá em soluções relacionadas a políticas, que ajudarão smartphones a selecionar entre Wi-Fi e conectividade celular. Esta é uma questão complexa e que não será resolvida por mais alguns anos.

9. A tecnologia 802.11ac continua a fazer incursões, com passo para frente realmente convincente vindo com multi-usuário MIMO em Wave 2. Isso permitirá que os pontos de acesso falem com até 4 smartphones de único fluxo ao mesmo tempo.

10. Não importa quanto a capacidade da rede é colocada no lugar por meio de uma combinação de celular e Wi-Fi, nunca será o suficiente. Mais espectro e ideias de compartilhamento do espectro são necessários, junto com cada vez maior densificação da rede.

Os usuários precisam se conectar em qualquer lugar, a qualquer hora e a tecnologia Wi-Fi pode ajudar a tornar isso possível de uma forma custo/efetiva.

Sobre a Ruckus Wireless

Sediada em Sunnyvale, CA, Ruckus Wireless, Inc. ( NYSE: RKUS ) é um fornecedor global de sistemas sem fio avançados para o mercado de infraestrutura de internet móvel em rápida expansão. Com mais de 30 mil clientes, a empresa oferece uma ampla gama de produtos “Smart Wi- Fi”, tanto para interiores quanto para exteriores, voltados para operadoras de telefonia móvel, provedores de serviços de banda larga e empresas. A tecnologia da Ruckus aborda a capacidade Wi-Fi e os desafios de cobertura causados ​​pela quantidade cada vez maior de tráfego de dados em redes sem fio, por conta da adoção acelerada de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A Ruckus inventou e patenteou inovações tecnológicas para o fluxo de dados em redes Wi-Fi, tais como matrizes de antenas adaptativas que ampliam o alcance do sinal, aumentam as taxas de dados de clientes e evitam interferências, proporcionando uma distribuição consistente e confiável de conteúdo e serviços multimídia sensíveis a atrasos sobre o padrão 802.11 Wi-Fi gratuito.

 
Ruckus e Ruckus Wireless são marcas comerciais da Ruckus Wireless, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros produtos ou nomes de empresas podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações