O novo satélite de alta velocidade da Inmarsat marca o início de uma nova era em telecomunicação de banda larga via satélite
A Inmarsat<http://www.inmarsat.com/> (LSE:ISAT.L), provedora líder global de serviços de telecomunicação móvel por satélite, lançou o primeiro de seus inovadores satélites Global Xpress<http://www.inmarsat.com/gx-launch/> (GX) – Inmarsat-5 F1 (I-5 F1) ontem (8 de dezembro), às 12h12 (horário de Greenwich), do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, abordo de um foguete Proton Breeze M da International Launch Services (ILS).
Construído pela Boeing Satellite Systems International Inc. (Boeing) com base em um projeto já consagrado, o novo GX é o primeiro de três satélites programados para serem lançados pela ILS para a Inmarsat.
“O Global Xpress é o resultado de três anos de planejamento e, juntamente com um quarto satélite GX que encomendamos recentemente para a Boeing, representa um investimento de US$ 1,6 bilhões em nossa nova geração de satélites de telecomunicação móvel de banda larga e de alta capacidade. Ele irá garantir que nossos serviços por satélite suportem totalmente as necessidades atuais e futuras de nossos clientes em todo o mundo, seja em termos de telecomunicação terrestre, marítima ou aérea”, afirma Rupert Pearce, diretor-presidente da Inmarsat.
A frota de GXs está programada para alcançar cobertura global completa até o final de 2014. Ela oferecerá uma combinação singular de cobertura global a partir de uma única operadora, desempenho mais alto e consistente de até 50Mbps para terminais móveis ou fixos, e a confiabilidade de rede pela qual a Inmarsat é renomada.