Alcance da internet e mídias sociais torna monitoramento da imagem em tempo real uma necessidade no dia a dia dos profissionais de RI
A interatividade promovida pela internet torna muito fácil que haja um ataque especulativo contra uma determinada empresa. Tal risco tornou-se claro com as recentes manifestações contra o governo. Tudo começou no Facebook, o que levou milhares de pessoas em todo o Brasil às ruas e, como resultado, a uma forte queda de popularidade do governo Dilma. “O que impede que isso ocorra contra determinada empresa? Diante desse risco, é preciso monitorar sempre as redes sociais. Ao invés disso, muitos ignoram tais mídias e ficam expostos”, alerta o CEO da RIWeb, Rodrigo Azevedo. “Assim como a comunicação com acionistas e investidores gera valor, a falta de comunicação também leva à destruição de valor”, diz o executivo.
Azevedo lembra que uma das grandes preocupações das empresas deve ser a forma de se comunicar com seus acionistas e potenciais investidores. “O espaço virtual hoje em dia é tão importante quanto o espaço físico para a visibilidade de uma companhia. Muitas vezes, é o primeiro contato de um investidor em busca de informações e atualizações”, declara, destacando que esse é um dos fatores que geram valor ao negócio.
Para fazer frente às necessidades de seus clientes, a RIWeb, em parceria com a SPIX, acaba de lançar no mercado o RIWeb News, uma ferramenta voltada para a nova geração de profissionais que acredita que as notícias são matéria prima para um planejamento estratégico e competitivo. O produto dará o suporte necessário para a companhia aumentar o engajamento com seus stakeholders através de uma ferramenta de gestão de comunicação totalmente na nuvem, com monitoramento online e em tempo real.
Trabalhando com mais de 15 mil veículos de língua portuguesa, inglesa e espanhola monitorados diariamente, o RIWeb News já conta com milhões de notícias e artigos mapeados desde 2009. “As empresas de capital aberto, que buscam otimizar seu relacionamento com os investidores, precisam ter ferramentas eficientes de comunicação empresarial online para solucionar os desafios que venham a comprometer a credibilidade e o compromisso com seus acionistas e com o mercado financeiro”, diz Azevedo.
A ferramenta se adapta a qualquer dispositivo (desktop, mobile, tablets), permite a gestão colaborativa das informações mapeadas e auxilia na criação de newsletters personalizadas para públicos distintos: investidores, analistas, agências de ratings, colegas de equipe e muito mais.
As equipes de RI também ganham muita vantagem com o produto, uma vez que ficam frente a frente com a notícia. A ferramenta inovadora auxilia os usuários a identificarem oportunidades de negócios, acompanharem tendências de mercado e monitorarem a concorrência.