Os pesquisadores do laboratório da ESET América Latina – fornecedora de soluções de segurança da informação –, divulgaram um relatório com os principais ataques à segurança identificados em território latino-americano durante o mês de junho. No período, as ameaças exploraram vulnerabilidades em plataformas de uso massivo, como Facebook, Windows, Flash e Google Chrome.
Durante o mês, pesquisadores da ESET identificaram falhas de segurança que afetaram diferentes plataformas de uso massivo
No caso do Facebook, uma falha de segurança permitiu a exposição de informações de seis milhões de usuários durante um ano.
A vulnerabilidade acontecia quando um usuário fazia o download das informações de contato (e-mails e telefones) e conseguia visualizar, de forma indevida, dados referentes a contatos de amigos de amigos, contatos sugeridos pela própria
rede social e até informações de pessoas que tinham solicitado ‘amizade’, mas que não tinham sido aceitas.
Outra vulnerabilidade destacada pela ESET entre as principais ameaças de junho na América Latina é o problema que afetou o Flash e Google Chrome.
Nesse caso, a falha permitia que o cibercriminoso controlasse o microfone e a webcam da vítima. Posteriormente foi a vez do Linux Mandriva, cujo módulo Apache possibilitava que o atacante executasse o mesmo código de forma remota em versões anteriores à 2.2.25.
Já em relação ao Windows, os especialistas detectaram uma falha que permitia aumentar os privilégios dos usuários de forma indevida. A mesma foi gerada por uma vulnerabilidade ‘0-day’ – tipo de problema de segurança que é descoberto e torna-se pública antes de o fabricante emitir uma atualização. Segundo as informações, o Windows 7 está vulnerável, assim como é possível que o problema ocorra no Windows 8.
Sobre a ESET
Fundada em 1992, a ESET é uma fornecedora global de soluções de segurança que provê proteção de última geração contra ameaças virtuais. A empresa está sediada na cidade de Bratislava (Eslováquia), com centros de distribuição regionais em San Diego (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina) e Singapura, e com escritórios em São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Praga (República Chega) e Jena (Alemanha). A ESET conta ainda com Centros de Pesquisa em nove países e uma ampla rede de parceiros em mais de 180 localidades.
Desde 2004, a ESET opera na América Latina, a partir de Buenos Aires, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de
Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.
Além de seu produto mais conhecido, o ESET NOD32 Antivírus, desde 2007, a ESET oferece o ESET Smart Security, uma solução unificada que utiliza a multipremiada proteção proativa. As soluções ESET oferecem aos clientes
corporativos o maior retorno sobre investimento (ROI) da indústria, ao garantir uma alta taxa de produtividade, velocidade de exploração e um uso mínimo de recursos.