Na quinta-feira, cofundador do Instagram Kevin Systrom anunciou uma atualização que irá permitir aos utilizadores gravar e compartilhar vídeos de 15 segundos, composto de um ou mais clips.
Quando o Facebook adquiriu o popular aplicativo de compartilhamento de fotos por incríveis USD$ 1 bilhão no ano passado, a atenção do Vale do Silício se deslocou para startups de vídeo nascentes e especulações sobre o que viria a ser a “o próximo Instagram.” Apesar do surgimento de vários candidatos – incluindo o Vine, um aplicativo lançado pelo Twitter, em janeiro, que permite o compartilhamento de vídeos muito curtos, parece que se o Instagram pretende levar esse título ele mesmo.
O movimento já era esperado, e faz sentido. Conforme smartphones e tablets se tornam mais poderosos e, conforme as redes sem fio se tornam cada vez mais rápidas, as pessoas estão compartilhando fotos e vídeos mais do que nunca.
De acordo com Systrom, que criou o Instagram com o cofundador Mike Krieger, em setembro de 2010, vídeo era realmente uma parte do Burbn, o aplicativo de compartilhamento de localização do qual o Instagram cresceu. Mas foi excluído do Instagram inicialmente porque a equipe sentiu que não seria possível incluí-lo de uma maneira simples e visualmente atraente.
Smartphones e tablets têm percorrido um longo caminho desde então, no entanto. Além de ganhar câmeras melhores e processadores e mais armazenamento interno de mídia ao longo dos últimos anos, o que torna mais fácil de tirar e armazenar vídeos, smartphones atuais podem acessar redes sem fio mais rápida, tornando mais fácil de compartilhar e exibir vídeos também. Tudo isso ajudou aplicativos como o Vine criar raízes, mas ainda não há um grande sucesso claro. (Deve-se notar, entretanto, que o Vine é atualmente o terceiro aplicativo mais popular na App Store da Apple, o Instagram está em 17 º lugar).
No entanto, com 130 milhões de usuários a cada mês antes do lançamento do recurso de vídeo, que está disponível como uma atualização para os aplicativos Android e iOS do Instagram, o Instagram está com uma vantagem em relação aos concorrentes, inclusive o Vine, que exigem que as pessoas baixem e instalem um aplicativo totalmente novo, a fim de começar a criar conteúdo.
Instagram espera que essa vantagem – maior velocidade, simplicidade e beleza que Systrom enfatizou ao mesmo tempo demonstrando a nova funcionalidade a jornalistas na sede do Facebook em Menlo Park na quinta de manhã, vai deixá-lo fazer para compartilhamento de vídeo que ela fez para fotos.
Gravar um vídeo com o Instagram é muito semelhante a tirar uma foto. Os usuários com a atualização mais recente verão que um ícone de vídeo foi adicionado à tela de captura de foto. Tal como acontece com o Vine, você captura um vídeo pressionando o botão da câmera, tirando o dedo permite parar e iniciar a gravação dentro de um único clipe, que você pode mudar os ângulos de câmera. Um vídeo pode variar de três a 15 segundos e pode conter vários mini-clipes dentro dele.
Vine é semelhante, mas com um limite de seis segundos de vídeo; Systrom diplomaticamente disse que não vê um como melhor que o outro, mas ele acrescentou que após brigar com comprimentos diferentes, 15 segundo parecia “aquele momento especial que parecia encaixar.”
Criadores de vídeos do Instagram também podem ajustar a aparência de seus vídeos com 13 novos filtros de cor, e um recurso anti-ruido chamado Cinema pode ser aplicado também. Uma característica adicional, chamada Systrom, foi apresentada com orgulho especial: a capacidade de escolher sua própria imagem de capa no lugar de uma imagem padrão (que tende a ser o primeiro quadro de um vídeo) de.
Instagram provavelmente não irá simplesmente varrer os concorrentes para os bastidores, no entanto: os fundadores do Vine começou a lutar de volta, mesmo antes do anúncio de quinta-feira, mostrando recursos futuros em alguns vídeos do Vine.
Veiculação colaborativa por POR RACHEL METZ e TRADUÇÃO POR ELISA MATTÉ (OPINNO)