A Google deu início neste sábado aos testes do Project Loon, que pretende prover acesso global à internet por meio de equipamentos instalados em balões estratosféricos. Foram lançados 30 balões na Nova Zelândia, que vão oferecer acesso à rede em velocidade 3G para 50 pessoas no país que testarão a tecnologia. É o que informa matéria de O Globo, citando agência britânica BBC.
”É difícil levar a internet a muitas partes do mundo — disse Richard DeVaul, diretor técnico do laboratório GoogleX em entrevista à BBC. — A ideia por trás do Loon é que deve ser mais fácil conectar o mundo usando o que existe em comum: o céu.
Os balões utilizados no projeto foram desenvolvidos pela Força Aérea americana nos anos 1950 e usam um filme de poliéster chamado Mylar. Eles são hermeticamente selados para comportar gases mais leves que o ar em alta pressão.
Cada balão tem 15 metros de diâmetro e carrega antenas de rádio, computadores de voo, sistema de controle de altitude e painéis solares para prover energia ao sistema. Eles voarão na estratosfera, a uma altitude de 20 quilômetros, o dobro da utilizada pela aviação comercial.