Home Lançamentos Maia 200: Chip de aceleração de IA de próxima geração da Microsoft

Maia 200: Chip de aceleração de IA de próxima geração da Microsoft

por Paulo Fernandes Maciel

Microsoft anuncia o Maia 200: chip de aceleração de IA de próxima geração



Hoje, 26 de janeiro, a Microsoft anunciou o lançamento do Maia 200, o seu acelerador de IA de próxima geração construído para a era da IA de raciocínio.

O Chip faz parte da nossa infraestrutura heterogênea de IA e atenderá a múltiplos modelos, incluindo os mais recentes modelos GPT-5.2 da OpenAI, proporcionando uma vantagem de desempenho por dólar investido para o Microsoft Foundry e o Microsoft 365 Copilot.

A equipe de Superinteligência da Microsoft usará o Maia 200 para geração de dados sintéticos e aprendizado por reforço, a fim de aprimorar os modelos internos de última geração. Para casos de uso de pipelines de dados sintéticos, o design exclusivo do Maia 200 ajuda a acelerar a geração e a filtragem de dados de alta qualidade e específicos do domínio, alimentando o treinamento subsequente com sinais mais recentes e direcionados.

Maia 200


• O Maia 200 oferece desempenho líder na indústria e vantagens significativas de custo.
O chip Maia entrega mais de 10 PFLOPS em precisão de 4 bits (FP4) e cerca de 5 PFLOPS de desempenho em 8 bits (FP8). Na prática, um nó Maia 200 pode rodar facilmente os maiores modelos atuais, com ampla margem para modelos ainda maiores no futuro.

Confira o vídeo:


Isso significa que o chip tem desempenho FP4 três vezes maior que o Amazon Trainium de terceira geração e desempenho FP8 superior ao TPU de sétima geração do Google.
• O Maia já está em operação na região de datacenter US Central, nos EUA, da Microsoft.
o Os primeiros sistemas já estão impulsionando novos modelos da equipe da Microsoft Superintelligence, acelerando projetos da Microsoft Foundry e dando suporte ao Microsoft Copilot.
• O modelo integrado da Microsoft — silício + modelos + aplicativos — cria uma vantagem competitiva única.
Como a Microsoft opera algumas das cargas de trabalho de IA mais exigentes do mundo, ela pode alinhar de forma precisa o design do silício, o desenvolvimento dos modelos e a otimização dos aplicativos.

Para mais informações sobre o Maia 200 e a estratégia mais ampla de silício para IA da Microsoft, confira esta publicação do Microsoft Source Brasil.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações