Home Noticias Como os projetos do Solve for Tomorrow Brasil têm beneficiado comunidades por meio da educação

Como os projetos do Solve for Tomorrow Brasil têm beneficiado comunidades por meio da educação

por admin

Edição de 2025 do programa de cidadania corporativa da Samsung contemplou projetos de São Luís (MA), Itumbiara (GO), Marabá (PA), Manacapuru (AM), Cuité (PB), São Paulo do Potengi (RN) e Mãe do Rio (PA)

O Solve for Tomorrow Brasil1, programa de cidadania corporativa da Samsung, realizou em 2025 a sua 12ª edição no País. Em uma cerimônia de premiação realizada em São Paulo no início de dezembro, a iniciativa reconheceu projetos científicos desenvolvidos por alunos de escolas públicas para atender a demandas específicas de cada comunidade. Abaixo você pode conhecer algumas dessas propostas e entender como elas geram impacto positivo no dia a dia da população.

 

Em São Luís, no Maranhão, as quebradeiras de coco babaçu são mães e provedoras de suas famílias. Elas trabalham quebrando o coco para remover a amêndoa a partir da qual são feitos produtos diversos, entre eles o óleo, que é comercializado para gerar renda a essas famílias. “São mulheres que, às vezes, extraem até 10kg de material por dia, e a partir disso conseguem criar seus filhos e famílias”, explica o professor Felipe Borges Pereira, que foi orientador do grupo responsável pelo projeto ‘BabaçuTech’.

 

Equipe responsável pelo projeto ‘BabaçuTech’, do Instituto Estadual do Maranhão

 

Em 1º lugar na categoria de Vencedores Nacionais do Solve for Tomorrow Brasil 2025, o projeto foi desenvolvido por alunos do 3º ano do ensino médio e técnico do Instituto Estadual do Maranhão, e visa auxiliar as quebradeiras de coco no processo de coletar, quebrar e processar o babaçu para criar produtos como farinha e azeite. O protótipo é composto por um forno solar de baixo custo, feito com materiais reciclados, para secar o mesocarpo – a parte fibrosa da casca do coco –, acelerando o processamento do material e, consequentemente, a comercialização dos produtos desenvolvidos a partir dele.

 

Já em Manacapuru, no Estado do Amazonas, existem famílias em áreas mais afastadas que não têm acesso à água tratada. Além disso, a região tem a problemática do descarte incorreto de ossadas do peixe pirarucu nos rios e aterros, aumentando o volume de material contaminante nesses espaços. Para endereçar essa questão, o Professor Galileu da Silva Pires e suas alunas da Escola Estadual José Mota, desenvolveram o projeto ‘ArapainaAtivos’. O protótipo de biofiltro recebeu uma menção honrosa no Solve for Tomorrow Brasil 2025 devido ao seu potencial transformador, além de beneficiar famílias sem acesso à água potável nos períodos de seca e contribuir com a redução da contaminação da água e do meio ambiente.

 

Pensando na sensibilidade sonora dos alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o projeto ‘Painéis Ecológicos’, criado em Mãe do Rio (PA), tem como objetivo reduzir a poluição sonora no ambiente escolar. “É um espaço quase sempre com bastante barulho e, além da questão dos alunos autistas, o nível de ruído pode gerar transtornos emocionais ao professor e complicações na aprendizagem devido à concentração”, explica o professor Antonio Denilson Leandro da Silva, orientador do grupo responsável pelo projeto. Desenvolvido a partir de compósito residual formado pelas cascas da mandioca e de ovos de galinha, o protótipo ficou entre os mais votados pelo Júri Popular na 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil.

 

Clique aqui para conhecer todos os projetos premiados na 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil.

 

Por dentro do Solve for Tomorrow

O Solve for Tomorrow é o programa de Cidadania Corporativa da Samsung que está no Brasil desde 2014. A iniciativa conta com uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para contribuir com o desenvolvimento dos participantes em termos de criatividade, senso de empatia, análise e argumentação científica, pensamento crítico, trabalho em equipe, entre outras habilidades.

 

Só em 2025, o programa ofereceu mais de 2.500 horas de capacitação para os alunos e professores envolvidos, com sessões online e presenciais em cinco Estados brasileiros. Também em 2025, a edição brasileira do programa registrou um aumento de 28%2 no número de projetos inscritos, além do aumento significativo de 72% na participação de professores2. A participação feminina também cresceu em 2025, contabilizando 111% mais professoras e 10% mais alunas envolvidas no programa2.

 

No total, a iniciativa já envolveu mais de 185 mil alunos, mais de 42 mil professores e mais de 8 mil escolas públicas em todo o país.

 

O programa está presente em mais de 60 países no mundo e, na América Latina, já alcançou mais de 354 mil alunos e professores de escolas públicas de 22 países desde 2014. As práticas pedagógicas de destaque de vários países da região estão disponíveis no site Solve for Tomorrow LATAM.

 

Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow Brasil, acesse o site oficial do programa e a Samsung Newsroom Brasil.

 

1 Certificado de Autorização SPA/MF N° 03.040791/2025.
2 Em relação ao ano anterior.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações