Em parceria com o artista visual Gustavo von Ha, a série conta com 9 vídeos, onde o espectador é convidado a ter uma coleção de imagens icônicas dos maiores museus do mundo dentro de casa por meio da TV The Frame

A Samsung, em parceria com o artista visual Gustavo von Ha, anuncia a segunda temporada da série de conteúdos chamada Museu Imaginário, um projeto que convida o público a repensar sua relação com a arte dentro de casa. Inspirado no conceito original do artista francês André Malraux, a série parte da ideia de que cada pessoa pode montar seu próprio museu ideal a partir de reproduções em livros, fotografias e, hoje, também nas telas digitais. Ou seja: não é o museu físico, mas o museu que cada um constrói a partir das imagens que circulam. Com isso, o Museu Imaginário ganha vida através da lente contemporânea de von Ha e da tecnologia da TV The Frame, da Samsung.
A série conta com 9 episódios veiculados no perfil oficial da Samsung Brasil no Instagram e no YouTube. Em cada um deles, Von Ha explora obras de arte icônicas e estabelece conexões criativas com os recursos da The Frame – como Art Store, a curadoria de obras digitais e a integração estética com o ambiente – mostrando como qualquer pessoa pode montar sua própria coleção artística em casa.
O projeto coloca a arte no centro da conversa. Von Ha propõe reflexões sobre estética, acessibilidade e o papel da tecnologia como ponte entre o público e o universo artístico. A série se destaca por seu tom autoral e curadoria sensível, transformando a experiência de assistir TV em um ato de contemplação e a TV em si como um objeto de decoração que se integra ao ambiente e ao estilo do espectador.
Reconhecendo sua contribuição para a democratização da arte, Gustavo von Ha foi nomeado embaixador de arte da Samsung para 2025. Von Ha também é porta-voz da marca em iniciativas culturais, reforçando o compromisso da Samsung com inovação e expressão artística.
Conheça a The Frame
A The Frame, da Samsung, se destaca por ser um produto que combina tecnologia com estilo, ao se integrar a decoração do ambiente por meio de um design que remete a obras de arte.
A TV traz Tela Matte livre de reflexos, para que o usuário aprecie o que está na tela com clareza, além de molduras magnéticas1 de diferentes cores e estilos, permitindo diferentes personalizações. Ainda falando de exibição de arte na tela da The Frame, com o Papel de Parede Gerado por AI, é possível criar uma arte personalizada e exclusiva para a TV. Aqui, o conceito Vision AI funciona como ferramenta para criação2 de imagens estáticas, baseadas no humor e interesses dos usuários.
Personificando um quadro dentro de casa, a The Frame conta com a exibição de obras de arte quando está desligada graças ao Modo Arte. Com ele, a TV exibe uma seleção com curadoria de obras de arte modernas ou clássicas, como se fosse um quadro. Com a assinatura da Art Store3, é possível explorar uma vasta coleção de mais de 3 mil obras de arte e fotografias de renomados artistas e museus internacionais. Além disso, os usuários têm acesso a um acervo de obras gratuitas.
A Tecnologia de Pontos Quânticos reais garante que os conteúdos tenham 100% do volume de cor, ressaltados com naturalidade através de uma camada de cristais associada ao Color Booster com AI. Tudo isso na primeira TV certificada pela PANTONE Artful Color4, referência mundial em especificação de cores. Além disso, é um produto livre cádmio em sua composição, um metal pesado danoso à saúde e ao meio ambiente.
Para saber mais sobre a parceria, fique ligado na Samsung Newsroom Brasil.