Flex e MIT iniciam pesquisa dentro da Iniciativa para a Nova Manufatura no Brasil
A Flex está colaborando com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em sua Iniciativa para a Nova Manufatura (INM), um esforço arrojado de abrangência institucional para repensar a produção industrial, impulsionar a inovação por meio de tecnologias avançadas e fortalecer a competitividade na manufatura. Como membro fundador da INM, a Flex está comprometida em trabalhar em estreita colaboração com pesquisadores, educadores e líderes da indústria do MIT em projetos inovadores que aplicam inteligência artificial e novas abordagens de sistemas à manufatura.
O Programa de Design e Manufatura Avançada do MIT realiza pesquisa na unidade da Flex em Sorocaba, Brasil, como parte de uma colaboração entre academia e indústria
Para apoiar esses esforços, a unidade da Flex em Sorocaba (SP), recebeu recentemente Jose Pacheco, diretor do Programa de Manufatura Avançada e Design do MIT, e um estudante de doutorado. Pacheco e o estudante do MIT visitaram a unidade de Sorocaba de 7 a 18 de julho de 2025 para dar início à pesquisa conjunta com a Flex focada em aplicações de IA na nova manufatura.

Durante a visita, eles trabalharam em colaboração com o FIT – Instituto de Tecnologia, uma organização sem fins lucrativos de pesquisa e desenvolvimento fundada pela Flex no Brasil para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras em diversos setores. Engenheiros do FIT e funcionários da Flex continuarão a trabalhar com Pacheco e os estudantes do MIT no desenvolvimento de soluções industriais baseadas em inteligência artificial, unindo pesquisa acadêmica com aplicações práticas.
A pesquisa para a nova manufatura em conjunto visa aplicações de IA para aumentar produtividade, eficiência e padrões de qualidade das fábricas.
“Esta colaboração com o MIT representa um marco significativo para a Flex. Nossa talentosa equipe no Brasil tem a honra de trabalhar com o MIT para inovar, desenvolvendo ferramentas e técnicas da próxima geração para a manufatura avançada,” disse Rodrigo DallOglio, presidente de Excelência Operacional e Transformação na Flex. “Juntos, estamos promovendo avanços que transformarão nossa indústria, elevando a experiência humana e aumentando a eficiência geral.”
José Pacheco, diretor do Programa de Manufatura Avançada e Design do MIT, afirmou: “Essa colaboração demonstra nossa visão compartilhada de futuro. Estamos entusiasmados em construir ecossistemas industriais mais resilientes, impulsionados pela tecnologia e centrados nas pessoas.”
Sobre a Flex
Flex (Reg. No. 199002645H) é a parceira de fabricação escolhida por clientes diversos para ajudar a projetar e construir produtos que melhoram o mundo. Por meio da força coletiva de trabalho global presente em 30 países e de operações responsáveis e sustentáveis, a Flex oferece inovação tecnológica, soluções de cadeia de suprimentos e de fabricação para diversos setores e mercados finais.