Home Palestras & Eventos Casa Dinamarca no Hacktown Santa Rita do Sapucaí MG

Casa Dinamarca no Hacktown Santa Rita do Sapucaí MG

por Paulo Fernandes Maciel

Casa Dinamarca divulga sua programação no Casa Dinamarca 2025


Inteligência Artificial será um dos temas mais abordados nos quatro dias do maior festival de criatividade e inovação do Brasil
De 31 de julho a 3 de agosto, a Casa Dinamarca participará da nona edição do Hacktown, o maior festival de criatividade e inovação do Brasil, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Neste ano, a Casa Dinamarca funcionará no Cine Teatro Santa Rita, na praça central da cidade, e terá novidades na sua programação, como oficina de grafismo em tecido, plantio de árvores e um hackathon para trazer soluções para os principais problemas e dores da cidade sede do festival.

Palestrantes

Entre os palestrantes e debatedores convidados pela Casa Dinamarca para o Hacktown 2025 estão:

Ciro Pirondi, arquiteto e fundador da Escola da Cidade, Benito Berretta, diretor geral da Hyper Island das Américas;

Layla Oliveira, cofundadora da Motyrõ e head de B2B da Aprender Design; Leonardo Cirino, CMO do Grupo Exame e da Saint Paul Escola de Negócios; Manoel Belem, físico e candidato a astronauta, Manoel Brasil, consultor e facilitador em projetos de transformação digital na Motyrõ, consultoria de Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional; Victor Stirnimann, filósofo, terapeuta, consultor e professor; A artista Akemi Kusuno; Lula Rodrigues, professor e consultor em educação, gestão e tecnologia; Marcelo Egéa CEO da SerTotal, membro da IAF (International Association of Facilitators) e certificado em MTa Learning, Practitioner em Estruturas Libertadoras; Márcio Chaer, executivo global com mais de 20 anos de experiência em marketing estratégico, inovação e transformação digital; Jenifer Souza, professora e diretora pedagógica na Fábrica Escola de Humanidades.

Leia também:

Grupo EP marca presença no HackTown 2025
9ª edição do HackTown traz inovação e criatividade

Mais nomes convidados

Além desses, participarão outros nomes já conhecidos dos hacktowners, como Adam Kurdahl, arquiteto e urbanista dinamarquês e sócio do SPOL Architects, a psicóloga Elza Tamas, Jesper Rhode, fundador da Casa Dinamarca, Lucas Lima, psicanalista, empresário e escalador profissional, e Robson Jesus, viajante, palestrante e colunista da Folha de São Paulo.

Para ampliar a sua participação no Hacktown 2025, a Casa Dinamarca firmou parcerias estratégicas com a Escola da Cidade, secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação de Santa Rita do Sapucaí, SPOL Architects, Hyper Island, Exame e GreenYellow.

Confira a programação completa da Casa Dinamarca no Hacktown 2025 e monte a sua agenda.

PROGRAMAÇÃO CASA DINAMARCA HACKTOWN 2025

31/7 (quinta-feira)

10h às 12h (primeira sessão) e 14h30 às 16h30 (segunda sessão)
OFICINAS DE PADRÕES GEOMÉTRICOS EM TECIDOS
com Akemi Kusuno e a Escola da Cidade

Nesta oficina, os participantes serão convidados a explorar grafismos e padrões geométricos aplicados ao tecido, orientados pela artista Akemi Kusono e por educadores da Escola da Cidade. Em um ambiente colaborativo e criativo, cada participante irá produzir duas bandeiras estampadas manualmente: uma de grande formato, que ficará em exposição na Casa Dinamarca e será colocada à venda no domingo (3/8) — com renda revertida para projetos da Escola da Cidade —, e outra, em formato menor, que será levada para casa como lembrança pessoal.

Todos os materiais estarão disponíveis no local. Não é necessário ter experiência prévia, basta chegar com curiosidade e vontade de criar.

De origem asiática e tropical-ocidental, Akemi Kusuno é de uma família de artistas. Utiliza técnicas de desenho, pintura, arte digital e filmagem como formas de expressão, criando um constante entrelaçamento de linguagens visuais, onde tradição e experimentação dialogam com fluidez. Seu trabalho busca traduzir afetos, memórias e paisagens internas em superfícies vivas.

Vagas limitadas a 20 participantes por sessão (mediante inscrição)

11h30
DIÁLOGO – REDUZINDO CUSTOS E OTIMIZANDO RESULTADOS: O PODER DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.
com Gustavo Tognetta, Allan Cavalcante e Fernando Silveira

Em um bate-papo dinâmico, a GreenYellow mostrará como soluções integradas de energia que combinam geração solar, eficiência energética e armazenamento em baterias estão transformando o setor empresarial. Gustavo Tognetta, Allan Cavalcante e Fernando Silveira apresentarão cases reais, como o retrofit no sistema de climatização do Taubaté Shopping, destacando como é possível reduzir custos operacionais, avançar na descarbonização e gerar impacto ambiental positivo e sem investimento inicial.

14h30
PALESTRA – ESTRUTURAS LIBERTADORAS: MODELO DE COCRIAÇÃO E DECISÃO COLETIVA
Uma perspectiva inovadora para engajar pessoas em contextos complexos
com Marcelo Egéa

Em 2013, Henri Lipmanowicz e Keith McCandless desenvolveram mma metodologia de cocriação e tomada de decisão coletiva. Nesse encontro, os participantes conhecerão essa ferramenta simples para superar barreiras da comunicação tradicional. Hoje, milhares de pessoas no mundo usam as 33 Estruturas Libertadoras para substituir o modelo anacrônico usado pelas empresas. Essas estruturas podem ser aplicadas isoladamente ou em sequência, dependendo do propósito, em diferentes públicos, áreas, culturas ou especialidades, adaptando-se ao tempo e ambiente disponíveis.

Casa Dinamarca

Marcelo Egéa é facilitador, mentor e consultor, especialista em simulações, jogos de negócio, aprendizagem experiencial e uso da IA Generativa para aprimoramento de comportamento e desempenho. Psicólogo com pós-graduação em administração pela Fundação Vanzolini– Poli USP (com ênfase em Gestão da Qualidade), é CEO da SerTotal.com, empresa que dirige desde 2000. É membro da IAF (International Association of Facilitators) e certificado em MTa Learning, Practitioner em Estruturas Libertadoras.

17h30
DIÁLOGO – IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM APRENDIZAGEM & DESENVOLVIMENTO
com Manoel Brasil e Layla Oliveira

Esse encontro propõe uma conversa aberta sobre o impacto da Inteligência Artificial na área de Learning & Development (L&D). Para guiar a discussão, abordaremos três zonas principais de impacto, que vai desde o impacto na produtividade dos profissionais de L&D até a mudança cultural que empresas terão que fazer.

Layla Oliveira é carioca de certidão e paulista de coração. Em 2018, mudou-se para a Inglaterra, onde se formou em Digital Experience Designer pela Hyper Island UK e Teesside University UK. Em 2024, expandiu sua formação em Experience Design pela escola dinamarquesa Kaospilot. Nos últimos 4 anos, desenhou e facilitou jornadas de aprendizagem para grandes empresas em parceria com a Hyper Island America. Hoje, é cofundadora da Motyrõ e Head de B2B da Aprender Design.

Manoel Brasil Orlandi é consultor e facilitador em projetos de transformação digital, formado em Digital Media Creative pela Hyper Island, na Suécia. Atualmente, trabalha na Motyrõ, uma consultoria de Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional. Já conduziu jornadas transformadoras em empresas como Nestlé, AMBEV, Natura & Co, Santander, Bayer, UNICEF, Coca-Cola e Nubank. Atualmente, pesquisa o impacto da inteligência artificial na produtividade.

01/8 (sexta-feira)

10h00
DIÁLOGO – TRANSCENDENDO A EDUCAÇÃO FANTASMAGÓRICA
com Lula Rodrigues e Jenifer Souza

Em tempos de IA, inovar na educação não é empurrar mais tecnologia goela abaixo. Desafiar o óbvio é produzir uma comunidade que aprende coletivamente de forma prática. Dois diretores pedagógicos de instituições de ensino disruptivas trazem neste encontro práticas e princípios para abandonarmos modelos educacionais que ainda assombram as salas de aula.

Jenifer Souza é professora e diretora pedagógica na Fábrica Escola de Humanidades, escola de ensino médio que articula o fazer e o pensar por meio de projetos nos eixos de filosofia, artes, literatura, ecologia e música. Sou mestra em Ciências Sociais pela UNIFESP e atuei durante quase uma década como professora na rede pública.

Lula Rodrigues é professor e consultor em educação, gestão e tecnologia. Fui CTO e diretor pedagógico da 42 São Paulo, escola gratuita de engenharia de software que aboliu aulas tradicionais e é considerada a sexta universidade mais inovadora do mundo.

11h30
PALESTRA – OS INFERNOS SÃO TRANSPORTÁVEIS: BAGAGENS EMOCIONAIS E TERRITÓRIOS INTERNOS
com Elza Tamas

Dos pensamentos negativos persistentes à experiência da fúria, da ansiedade contemporânea por performance e das desilusões amorosas, nossas bagagens emocionais nos acompanham aonde formos. E não há um único canto, nesta terra redonda, onde possamos descartá-las. Nossa única saída é transformá-las.

Elza Tamas é psicóloga com mais de 40 anos de experiência clínica, atua também como palestrante e consultora em processos de autoconhecimento, criatividade e desenvolvimento interpessoal no ambiente corporativo. É curadora de conteúdo da Casa de Dinamarca, onde propõe encontros que articulam psicologia, cultura, arte, inovação e tecnologia.

13h00
PALESTRA – UMA LUXURIA CONTEMPORÂNEA: PENSAR
com Manoel Belem

Pensar virou um ato quase exótico. Num mundo que terceiriza decisões ao algoritmo e espiritualiza a ignorância, parar para pensar virou luxo e resistência

Manoel Belem é físico, foi candidato a astronauta e entusiasta das fronteiras do conhecimento. Atua no desenvolvimento de metodologias de aprendizagem ativa e é mentor de equipes em projetos STEM-PBL. Também trabalha com tecnologias emergentes, como blockchain e inteligência artificial, sendo um dos primeiros B.O.T. adopters — integrando bots como agentes criativos na educação e inovação

14h30
PALESTRA – COMO UTILIZAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SEM VIRAR UM IMBECIL
com Jesper Rhode

Você está usando a inteligência artificial ou ela já está usando você? Quem controla o contexto: você ou o algoritmo? Será que estamos ficando mais inteligentes ou apenas mais preguiçosos com a IA? Quando foi a última vez que você criou algo sem a ajuda do ChatGPT? E aí: Você domina as ferramentas ou virou apenas um assistente delas?

Jesper Rhode é fundador da Casa Dinamarca, pensador de cultura digital e conselheiro em inovação e futuro, mentor no Hyper Island.

16h00
PALESTRA – EMPREENDER COM IA: DA IDEIA DE UM NEGÓCIO À COMERCIALIZAÇÃO EM 40 MINUTOS
com Leonardo Cirino

Vamos mostrar ao vivo como a IA generativa tornou mais democrático o ato de empreender. Construir uma nova marca do zero com a audiência, em tempo real, passando por leitura de mercado, plano de negócio, identidade visual, branding, criação de peças estáticas e em vídeo e, por fim, plano de mídia.
Uma imersão prática que mostra como a IA está nivelando o jogo — colocando poder de execução nas mãos de quem tem uma ideia e coragem de começar.

Leonardo Cirino é CMO do Grupo Exame e da Saint Paul Escola de Negócios. Especialista em marketing digital, branding e expansão internacional. É também líder homologado do Método MESA, com mais de 40 sprints realizados para marcas como Google, YouTube, Itaú e Boticário. Hoje, une estratégias de comunidade com o uso de IA generativa — como o ChatGPT — para impulsionar resultados em negócios de alto impacto.

17h30
PALESTRA – O MUNDO INTEIRO POR DENTRO
com Robson Jesus

Como atravessar 196 países e entrar no GUINESS me ensinou sobre presença, escolhas e caminhos que importam.

Robson Jesus é viajante, palestrante e colunista da Folha de São Paulo, visitou todos os 196 países do mundo e entrou no GUINESS. Com sua história de superação e muito sucesso, Robson consegue motivar pessoas que se inspiram em sua força de vencer.

02/8 (sábado)

10h00
DIÁLOGO – E SE A CIDADE FOSSE PARA TODOS?
com Adam Kurdahl e Ciro Pirondi

Um diálogo entre dois olhares. Como criar cidades que acolhem humanos, natureza e futuros possíveis? A emergência climática já chegou. A inteligência artificial está transformando, em ritmo acelerado, nossos espaços de convivência. Diante disso, o que pode e o que deve ser uma cidade hoje? Ciro Pirondi e Adam Kurdahl refletem essas questões sobre dois eixos fundamentais: a cidade-natureza, onde a infraestrutura aprende com os ecossistemas; e a cidade para todos os seres, não apenas humanos. Mais do que nunca, precisamos de cidades que promovam o encontro, o cuidado e o pertencimento.

Ciro Pirondi é arquiteto, educador e fundador da Escola da Cidade. Recebeu, em 2024, o Global Award for Sustainable Architecture, concedido pela UNESCO. Há mais de 30 anos atua na reinvenção do centro de São Paulo, com uma arquitetura que nasce da cultura, da justiça social e do respeito ao território. Sua visão transforma a cidade em um espaço de aprendizado, convivência e cidadania — e o urbanismo, em uma forma de resistência.

Adam Kurdahl é arquiteto e urbanista dinamarquês, sócio do SPOL Architects e idealizador do projeto São Paulo 2035. Codiretor da requalificação do histórico Complexo Matarazzo, em São Paulo, e cocriador, ainda jovem, de uma cidade futurista na Coreia do Sul. Defende uma nova urbanidade: a “cidade-esponja”, capaz de dialogar com o clima, a natureza e os desejos humanos. Atua entre o Brasil e a Europa, projetando cidades mais vivas, adaptáveis e sustentáveis.

11h30
PALESTRA – A MENTE A BEIRA DO ABISMO
com Lucas Lima

Uma conversa sobre o enfrentamento do medo, da culpa e da vergonha em

Lucas Lima é psicanalista, empresário e escalador profissional. Dedica-se à alta performance nas montanhas há mais de 20 anos e atua no preparo psicológico de equipes, líderes e atletas de alto rendimento que desejam se preparar emocionalmente para atingir novos patamares de resultados, pessoal e profissionalmente.

13h00
PALESTRA – ADAPTABILIDADE RADICAL: COMO FALHAR MELHOR, COLABORAR DE VERDADE E VENCER PELO VOLUME
com Benito Berretta

Em um mundo que muda mais rápido que nossos instintos, vencer não é sobre ter todas as respostas; é sobre fazer boas perguntas, errar com consciência e aprender em rede. Venha descobrir como as 3 Leis da Adaptabilidade podem transformar sua equipe, sua estratégia e sua mentalidade.

Benito Berretta é diretor geral da Hyper Island Américas. Ao longo de sua carreira, ocupou vários cargos executivos em multinacionais, onde desenvolveu e implementou modelos de inovação para acelerar negócios e mercados. É formado em Economia e Tecnologia de Informação na Universidade da República Oriental do Uruguai, com pós-graduação em Marketing pela Universidade Católica do Uruguai.

14h30
PALESTRA – O LADO INVISÍVEL DA INOVAÇÃO: SUOR, MÉTODO E FÉ
com Marcio Chaer

Uma conversa real sobre como a inovação acontece de verdade: com método, consistência e muito mais transpiração do que inspiração. Márcio Chaer é um executivo global com mais de 20 anos de experiência em marketing estratégico, inovação e transformação digital. Ex-diretor da Telefónica Innovation, ex-VP de Marketing da Elevation Energy (EUA) e cofundador da Otima Concept. Atua ajudando empresas a alcançarem crescimento exponencial por meio de estratégias disruptivas e visão prática.

16h00
DIÁLOGO – CONVERSAS ELEFANTINAS: SOBRE MÁQUINAS E DELÍRIOS
com Jesper Rhode e Victor Stirnimann

Nesta conversa instigante, Jesper Rhode e Victor Stirnimann exploram como a inteligência artificial não apenas interage com a humanidade, mas nos transforma de maneiras profundas e, muitas vezes, imperceptíveis. Estamos no comando da evolução ou já fomos absorvidos por ela? A inteligência artificial redefine o que significa ser humano ou já nos tornamos mutantes sem perceber?
Esta conversa propõe uma travessia crítica pelos limites e colapsos entre o natural, o artificial e o inimaginável.

Victor Stirnimann é filósofo pela USP e doutor em psicologia junguiana pelo Jung Institut de Zurich, na Suiça, Victor é terapeuta, consultor e professor.

Jesper Rhode é fundador da Casa Dinamarca, pensador de cultura digital e conselheiro em inovação e futuro, mentor no Hyper Island.

17h30
DIÁLOGO – DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO

Manifesto do Inadiável
Cinco vozes em diálogo sobre o que não pode mais esperar

Para encerrar a programação da Casa Dinamarca no HackTown, reuniremos cinco vozes que atravessaram o festival com ideias que provocam, desestabilizam e apontam caminhos. Uma roda com pensadores de diversas áreas sobre os temas mais urgentes do nosso tempo. Arquitetura, inteligência artificial, psicologia, cultura e espiritualidade se encontram numa conversa franca que mergulha nos desafios contemporâneos e nas possibilidades de transformação. O público é convidado a escutar e participar de um diálogo vivo entre perspectivas diversas que buscam pensar o agora.

Com Ciro Pirondi (arquiteto, diretor da Escola da Cidade), Adam Kurdahl (arquiteto e urbanista, cofundador do SPOL Architects), Jesper Rhode (pensador de cultura digital e conselheiro em inovação e futuro), Vitor Stirnimann (filósofo e analista junguiano, interessado nos impactos humanos da IA) e Elza Tamas (psicóloga e curadora de conteúdo da Casa Dinamarca).

03/8 (domingo)

09h30 às 11h30
CINE TEATRO SANTA RITA
WORKSHOP – HACK SANTA RITA: PROTOTIPANDO O FUTURO AGORA
Cidade para Todos: Uma experiência Hyper Island com Casa Dinamarca para cocriar soluções reais para Santa Rita do Sapucaí.

Topa sair da conversa e entrar na ação? Participe de um hackathon intenso no estilo Hyper Island, com técnicas criativas e colaborativas testadas no mundo inteiro. Vamos transformar visões e dores reais de Santa Rita do Sapucaí em protótipos ousados de soluções concretas. É nossa forma de retribuir à cidade que nos recebe: uma chance única de cocriar com outras mentes inquietas, imaginar futuros possíveis e plantar sementes de mudança juntos. Chamamos mentes locais e Hacktowners para construir, na prática, o que Santa Rita do Sapucaí pode ser.

Com Benito Berretta, (Americas Managing Director, Hyper Island), Adam Kurdahl, (arquiteto e urbanista, fundador SPOL Architects) e Jesper Rhode, (pensador de cultura digital e conselheiro em inovação e futuro, mentor no Hyper Island e fundador da Casa Dinamarca).

12h00 às 14h00
Ao lado de Rua João Pereira Pinto, 203 – Jardim Santo Antonio
AÇÃO – SEMENTES PARA UM FUTURO VERDE: PLANTANDO ÁRVORES EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Como segunda etapa da nossa retribuição a Santa Rita do Sapucaí, a Casa Dinamarca e a SPOL convidam você para uma action-shop dedicada a rewilding das nossas cidades. Vamos plantar árvores nativas na cidade. Queremos devolver a fauna e flora brasileiras aos espaços urbanos — um passo para introduzir o conceito de Cidade Esponja na realidade brasileira. Precisamos transformar nossas cidades para que a natureza volte a ser uma infraestrutura essencial no tecido urbano. Essa ação reunirá a Secretaria de Meio Ambiente, Casa Dinamarca, SPOL Architects, hacktowners e alunos das escolas municipais de Santa Rita de Sapucaí.

Acesse o link e confira possíveis alterações na agenda Casa Dinamarca no Hacktown 2025: https://www.casadinamarca.com.br/programa25.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações