Resumo: A HP tem transformado sua abordagem de desenvolvimento de software incluindo a cadeia de ferramentas para programadores, plataformas de gestão e aplicações que suportam a comunidade de desenvolvedores da HP à medida em que cria soluções para satisfazer as necessidades dos consumidores modernos. Para se manter competitiva, a empresa queria adotar a IA e dar aos seus desenvolvedores ferramentas e recursos para criar e colaborarem entre si de forma cada vez mais eficiente. Para isso, a HP incorporou o GitHub Copilot em seu fluxo de trabalho, e os desenvolvedores rapidamente descobriram que programam mais rápido e resolvem problemas com mais agilidade sem ficarem atolados em estruturas de código tediosas. Desde que a HP adotou o GitHub Copilot, seus desenvolvedores dizem que estão se sentindo mais apoiados e colaborativos, além de estarem registrando aumentos substanciais na produtividade.
A HP é uma empresa multinacional que desempenhou um papel central na indústria de tecnologia – na verdade, sua sede em Palo Alto, Estados Unidos, é frequentemente referida como o “berço do Vale do Silício”. Mais conhecida por sua gama de tecnologias de impressão e pioneirismo na fabricação de computadores pessoais e laptops, a HP é comprometida em produzir produtos projetados para melhorar a vida das pessoas.
Entre seu portfólio de soluções, a empresa vem progredindo também no desenvolvimento de software, incluindo em sua cadeia de ferramentas para desenvolvedores plataformas de gerenciamento e aplicativos, tudo para dar suporte às necessidades dos consumidores modernos. “Temos dispositivos e serviços fantásticos para uso cotidiano, comerciais, empresariais e industriais — um cardápio abrangente e integrado de soluções de hardware e software”, diz Evan Scheessele, gerente sênior de Serviços Digitais Corporativos da HP. “No momento, estamos focados em evoluir nossas ferramentas e práticas para ter uma empresa integrada à forma como desenvolvemos software e serviços. Juntos, estamos criando experiências e soluções poderosas, ampliando nosso portfólio líder de hardware e criando valor para nossos clientes e parceiros”, explica o executivo.
Para modernizar e padronizar seu processo de desenvolvimento de software, a HP precisava encontrar uma maneira de aumentar a eficiência e a produtividade dos desenvolvedores, dando-lhes mais tempo para criatividade e inovação. Isso também significou proporcionar aos muitos milhares de desenvolvedores da empresa condições para que ficassem ainda mais conectados e colaborativos.
“Sabemos que, para permanecermos ágeis e competitivos como uma empresa de tecnologia moderna, global, temos que construir experiências digitais mais profundas em hardware, software e serviços capazes de atender demandas dos clientes em constante mudança. Para fazer isso, foi preciso nos concentrar em apoiar nossa comunidade de desenvolvedores”, diz Evan Scheessele.
Apoiando desenvolvedores com IA
Com um relacionamento de longa data com a Microsoft, a HP queria aproveitar a experiência da empresa em IA generativa. “Para nos mantermos competitivos, sabíamos que tínhamos que abraçar a IA e, da perspectiva de um desenvolvedor, queríamos tornar isso mais fácil, dando aos nossos devs as ferramentas e os recursos de que precisam para criar e colaborar de forma eficiente, desbloqueando novo valor e velocidade. O GitHub Copilot foi a resposta”, avalia.
A HP testou o GitHub Copilot for Business e, após resultados positivos e feedback empolgado de um grupo inicial de desenvolvedores, a empresa decidiu se apoiar ainda mais no GitHub Copilot em conjunto com o GitHub Enterprise, dando à HP acesso a recursos de assistência de IA otimizados para desenvolvedores. Isso inclui a capacidade de receber sugestões de código de acordo com o código-fonte inicial e uma interface de bate-papo que ajuda os desenvolvedores a obter respostas para perguntas relacionadas à codificação em ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs, em inglês) e interfaces de linha de comando (CLIs, em inglês) com suporte.
Depois de incorporar o GitHub Copilot em seus fluxos de trabalho, os desenvolvedores da HP descobriram que podiam escrever e revisar código mais rapidamente, recebendo sugestões de programação aprimorado ao longo do caminho. Eles usaram o Copilot em conjunto com outros elementos familiares de uma cadeia de ferramentas de software corporativo — como GitHub Enterprise, Azure DevOps e Visual Studio — para criar um ecossistema poderoso para o desenvolvimento mais eficiente de software. Usando o GitHub Copilot, eles poderiam facilmente avaliar e atualizar códigos antigos e resolver problemas mais rapidamente para novos projetos. Além disso, as equipes de desenvolvedores da HP descobriram que o uso das tecnologias GitHub os ajudou a alcançar um nível mais alto de governança de práticas de desenvolvimento corporativo e envolvimento com a comunidade de desenvolvedores como um todo.
“Com o GitHub Copilot, nossos desenvolvedores podem se concentrar em criar novas soluções e resolver desafios maiores, sem ficar atolados nas minúcias de estruturas de código tediosas e sintaxe de linguagem de programação”, diz Evan Scheessele. “Isso significa que nossos grandes desenvolvedores estão mais focados nos recursos de seus projetos e nos objetivos de experiência do cliente, criando melhores softwares, introduzindo mais valor para o mercado com bastante agilidade e, juntos, a comunidade como um todo entende melhor nossa base de código em toda a empresa, em um nível que anteriormente não víamos”, afirma.
Maior produtividade e colaboração
Evan Scheessele diz que a HP atualmente tem vários milhares de desenvolvedores usando ativamente o GitHub Copilot todos os dias, e a produtividade desses profissionais aumentou consideravelmente. Talvez um valor igualmente importante, de acordo com o gerente sênior, é que a adoção do GitHub Copilot e a coordenação de sua integração nos fluxos de trabalho dos desenvolvedores ajudou os líderes da HP a se conectarem e coordenarem melhor equipes de devs anteriormente díspares, resultando em mais compartilhamento de informações e mais colaboração entre diferentes áreas da empresa.
“O GitHub Copilot possibilitou uma nova e fascinante oportunidade de colaboração, uma jornada de transformação que está engajando a comunidade como um todo – não como equipes scrum isoladas ou bolsões distribuídos de desenvolvedores individuais”, diz Evan Scheessele. “Tem sido uma oportunidade de falar sobre a mudança da tecnologia, o cenário da IA e o que queremos criar junto com ela, agora que temos esses novos superpoderes para trazer soluções de alto nível e qualidade para o mercado.”
Mesmo com novos superpoderes, as equipes da HP estão ansiosas para aprender e fazer mais com IA. “É interessante porque estamos evoluindo nossas expectativas, enquanto o GitHub está aprimorando os recursos do Copilot e os recursos alimentados por IA”, conta o executivo. “Muitos dos feedbacks de nossas equipes mostram que já estamos construindo uma história de sucesso, trazendo IA generativa diretamente para a prática de escrever código. Isso nos dá confiança em nossa capacidade de responder a oportunidades futuras, com velocidade, o que nos ajudará a criar e entregar ainda mais valor para nossos clientes”, conclui.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) cria plataformas e ferramentas alimentadas por IA para fornecer soluções inovadoras que atendam às crescentes necessidades de nossos clientes. A empresa de tecnologia está empenhada em disponibilizar amplamente a IA e fazê-la de forma responsável, com a missão de capacitar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. No Brasil há 35 anos, a empresa lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil com o objetivo de apoiar o desenvolvimento econômico sustentável do País, contribuindo com ações capazes de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão digital.