Home Educação Nativos do Futuro é o projeto do Inatel e institutos de fomento

Nativos do Futuro é o projeto do Inatel e institutos de fomento

por Paulo Fernandes Maciel

Inatel e parceiros lançam Projeto Nativos do Futuro de Educação Tecnológica para jovens do Fundamental e Médio

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, com o apoio da Finep e produção do Inatel, lançam o projeto de Educação Tecnológica, Nativos do Futuro. Com o objetivo de incentivar as novas gerações a se engajarem e interagirem com as profissões do futuro e, consequentemente, com o desenvolvimento do país. A iniciativa conta com a expertise do Instituto Nacional de Telecomunicações em educação tecnológica para levar aos jovens das cinco regiões brasileiras um conteúdo de qualidade e com a curadoria de uma Instituição com quase 60 anos de tradição em ensino de engenharia e tecnologia.

Iniciativa Nativos do Futuro visa preparar jovens brasileiros para as profissões do futuro através de conteúdo educacional de qualidade e competições nacionais


O projeto disponibilizará conteúdos informativos e didáticos desde cursos, videoaulas, podcasts, séries televisivas e competições para disseminar a educação tecnológica para alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Professores. O foco do Nativos do Futuro é incentivar os jovens a seguirem carreiras ligadas às áreas tecnológicas, que hoje sofrem com a falta de profissionais. O relatório apresentado pela pesquisa do Google Startups com a consultoria BOX1824 alerta para um déficit de pelo menos 530 mil profissionais, uma defasagem que compromete a competitividade do Brasil.

Nativos do Futuro
Prof. Guilherme Marcondes


Segundo o vice-diretor do Inatel, Prof. Guilherme Marcondes, todas as trilhas de conhecimento abordam temas de interesse dos jovens, como robótica, segurança cibernética, aprendizado de máquina, desenvolvimento de games, entre outros. “Nosso objetivo final é levar um conteúdo educativo, divertido e mão na massa para os alunos das redes públicas e privadas de ensino. E as competições realizadas nas regiões nacionais deixarão um legado de aprendizado e curiosidade sobre os temas tecnológicos. Os materiais também estão sendo pensados para serem utilizados em áreas onde a conexão com a internet é limitada” afirma o coordenador do Projeto.

Competições farão parte do projeto Nativos do Futuro


O projeto prevê quatro competições, todas com abrangência nacional, uma Olimpíada de Engenharia Biomédica e a Olimpíada Nacional de Segurança Cibernética, já em curso durante o ano de 2024, com etapas regionais. Ainda acontecerão a Olimpíada de Robótica e a Olimpíada de Programação. Nesses campeonatos, os estudantes podem se inscrever em grupos, receber materiais, aulas, tutorias e plantões de dúvida via plataforma Discord, ganharem brindes e troféus no final de cada regional.


Os professores também recebem atenção especial do Projeto Nativos do Futuro, pois podem realizar cursos, receber e-books e monitorias com especialistas do Inatel, sempre com o intuito de multiplicar o conhecimento, para que possam replicar o aprendizado em suas escolas.
Todo o conteúdo do Nativos do Futuro será disponibilizado em uma Plataforma Digital para Ensino a Distância e será veiculado em canais de TV e de Rádios Educativas, mas também contará com divulgação maciça nas redes sociais. O Projeto, todos os seus conteúdos, cursos e Olimpíadas são inteiramente gratuitos e acessíveis para todo o território brasileiro.

Sobre o Inatel


O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, fundado em 1965, é um centro de referência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete cursos de graduação, além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações.

Além de formar profissionais, o Instituto facilita a transferência de tecnologia para o mercado e mantém parcerias estratégicas com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais, além de órgãos como os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Desde 2016, é a unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil e, em 2023, foi anunciado como Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G.

Para mais informações, visite o site..

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações