Programa de cidadania corporativa da Samsung está com as inscrições abertas para a sua 11ª edição; relembre os cases de destaque em 2023 e inscreva-se!
O Solve For Tomorrow Brasil, programa de cidadania corporativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec, está com as inscrições abertas para a sua 11ª edição no País. Conhecido por estimular o desenvolvimento de projetos inovadores com base na metodologia STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a iniciativa é voltada a alunos e professores do ensino médio de escolas públicas em todo o Brasil. Confira abaixo informações sobre como participar e relembre os cases de destaque da edição de 2023.
Projetos de sustentabilidade no Solve For Tomorrow
Nos últimos anos, o Solve For Tomorrow tem registrado um aumento significativo no número de projetos voltados à sustentabilidade. Entre os ganhadores da 10ª edição, estão projetos com diferentes iniciativas que geram um impacto positivo no meio ambiente. Entre eles foram reconhecidas soluções para a produção de biogás, de combustível sólido e uma biofábrica sustentável para o desenvolvimento de bioinsumos agrícolas. Além de um projeto sobre reciclagem e outro para a criação de um revestimento sustentável para evitar o desperdício de frutos.
Um protótipo criado por alunos do Centro de Ensino Antero Câmara Penha, na comunidade Jacaré, em Penalva, Maranhão, ficou em 2º lugar entre os vencedores nacionais do Solve For Tomorrow Brasil 2023 com um protótipo de produção de biogás e biofertilizante como alternativa sustentável para a comunidade, utilizando uma vegetação típica da região. O objetivo principal do projeto foi beneficiar a comunidade com baixo poder aquisitivo, bem como reduzir a poluição causada pelo gás de cozinha comum e pela queima da madeira e outros componentes. Clique aqui para saber mais.
Também desenvolvido no Maranhão, no município de Tutóia, o projeto que ocupou o 3º lugar entre os vencedores nacionais do Solve For Tomorrow Brasil 2023 foi desenvolvido por alunos do Centro de Ensino Casemiro de Abreu. O grupo desenvolveu um protótipo de combustível sólido de alto rendimento utilizando cascas de coco e serragem, que pode ser utilizado para acender churrasqueiras, fogueiras em acampamentos e até em contextos de sobrevivência. O principal benefício do projeto para a sociedade é a remoção de resíduos sólidos do meio ambiente, além de ser um protótipo produzido com um material barato e acessível do ponto de vista comercial. Saiba mais clicando aqui.
Os três projetos mais votados pelo Júri Popular também tiveram a sustentabilidade como foco. Foram eles, o projeto Biofábrica sustentável: produção de bioinsumos agrícolas, desenvolvido pela equipe do Instituto Federal do Espírito Santo do Campus Vila Velha; o projeto PectiVitalis: Revestimento Sustentável Anti-Desperdício para Frutos, criado pelos alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, em Cascavel (CE), e o projeto SPP Sustentável: reciclando no Potengi, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte no Campus de São Paulo do Potengi (RN).
Protótipos voltados à saúde no Solve For Tomorrow 2023
Também foram destaque na 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil dois projetos voltados à saúde. Em primeiro lugar entre os vencedores nacionais ficou o protótipo multifuncional de baixo custo com ação antioxidante, fotoprotetora e repelente. A ideia foi desenvolvida por quatro alunas do Instituto Federal de Rondônia, no campus de Porto Velho, e tem como objetivo converter a baixa utilização em produtos de fotoproteção na região, reduzindo o impacto da alta incidência solar, como o envelhecimento precoce da pele, e a ação de insetos vetores responsáveis pela transmissão de doenças como Chikungunya, febre amarela, leishmaniose, malária e o vírus Zika. Clique aqui para mais detalhes.
Por fim, em sua 10ª edição no Brasil, o Solve For Tomorrow atribuiu uma menção honrosa ao projeto Silêncio consciente: alunos autistas e os ruídos em sala de aula, criado por alunos da Escola Estadual Angelo Scarabucci, em Franca (SP), para contribuir com o desenvolvido acadêmico de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA). A ideia foi baseada na construção de um dispositivo visual que é acionado quando o volume do barulho alcança 85 decibéis nas salas de aula, alertando a turma para que diminua o ruído. Conheça mais sobre o projeto clicando aqui.
Como participar do Solve For Tomorrow Brasil
Para fazer parte da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, as equipes devem conter de 3 a 5 alunos, todos do ensino médio, sob a orientação de um professor orientador responsável por lecionar alguma disciplina relacionada às áreas de Ciências da Natureza e/ou Matemática para, ao menos, dois integrantes da equipe inscrita. A equipe também pode inscrever um segundo educador como Professor(a) Parceiro(a) que, obrigatoriamente, lecione para ao menos dois integrantes da equipe participante.
Desde a sua 10ª edição, o Solve For Tomorrow Brasil passou a permitir a inscrição de grupos compostos por alunos de diferentes turmas, sendo obrigatório apenas que estejam todos cursando o mesmo ano na mesma instituição de ensino.
Veja o cronograma da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil
- 8 de abril a 10 de julho: Inscrição da ideia do projeto
- 8 de abril a 10 de julho: Mentoria para os inscritos
- 19 de agosto: Resultado das 20 equipes semifinalistas
- 20 de agosto a 4 de outubro: Mentoria para as 20 equipes semifinalistas
- 16 de outubro: Resultado das 10 equipes finalistas
- 17 de outubro a 29 de novembro: Mentoria para as 10 equipes finalistas
- 21 de novembro a 29 de novembro: Votação pelo Júri Popular
- 29 de novembro: Apresentação dos projetos para a Banca Julgadora
- 3 de dezembro: Resultado dos vencedores da 11ª edição
Sobre o Solve For Tomorrow Brasil
O Solve for Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição de 2023, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
A edição brasileira do Solve for Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), ONG Todos pela Educação e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o Solve For Tomorrow Brasil e se inscrever na 11ª edição do programa no Brasil, acesse a página oficial do programa. Você também pode acompanhar essas e outras novidades da Samsung na Samsung Newsroom Brasil.